Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 67 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 ·
publicado em 05/11/2010 às 12h42:
Museu Pelé, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficará pronto em 2012


Dois dos maiores nomes brasileiros se encontraram na última quinta-feira (4)

A cidade de Santos inaugurará em 2012 um museu em homenagem à pessoa que mais divulgou seu nome pelo mundo. O Museu Pelé, que foi projetado por outro ilustre brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer, já está sendo construído no centro histórico da cidade e deve ficar pronto em 2012.

Na última quinta-feira (4), Niemeyer e Pelé se reuniram no escritório do arquiteto, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para apresentar o projeto oficial do local.

Pelo planejado, o museu ficará dentro de uma esfera de sete metros de diâmetro por intermédio de uma rampa que circundará todo o objeto. Ao lado, em uma placa de 20 metros de altura, estará desenhada a comemoração típica de Pelé, dando socos no ar. Para o Rei, a idéia do maior arquiteto brasileiro, que completará em breve 103 anos, foi aprovada.

- Ele [Niemeyer] teve a ideia de mostrar o soco no ar e o pé do Pelé controlando a bola. Só o seu Oscar mesmo.

Niemeyer retribuiu os elogios.

- É um prazer. Pelé é um ídolo. O pessoal do meu tempo nunca vai se esquecer do Pelé jogando futebol. Foi uma figura fantástica.

Para realizar o museu, Pelé doou cerca de 3.000 peças (como filmes, fotos e troféus) de seu acervo pessoal para o local, que ficará num antigo casarão do século 19 que foi cedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O custo total estimado do projeto é de R$ 20 milhões, sendo que parte deste montante virá da iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet.


Niemeyer e Pelé mostram o projeto da construção do museu do Rei

Fonte
 

·
Alis volat propriis
Joined
·
4,678 Posts
Se a fachada não fosse feita de concreto seria bem legal...
Mas essa bola vai ficar horrível no concretão armado.
 

·
Santista Tricampeão
Joined
·
2,975 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Sensação que já foi postado '-'
Antes de postar aqui, dei uma pesquisada lá no Search e não encontrei nenhum thread específico para esse projeto.

Isso não é o museu, é uma escultura que ficará em frente ao casarão que abrigará o museu.
Lindos os renders, mas então a matéria está errada ao dizer que o museu ficará na esfera com sete metros de diâmetro?
 

·
Santista Tricampeão
Joined
·
2,975 Posts
Lindos os renders, mas então a matéria está errada ao dizer que o museu ficará na esfera com sete metros de diâmetro?
Acho que a matéria está equivocada sim, mas pode até ser que uma parte do acervo fique dentro da esfera.

Segue a matéria e uma foto publicadas no Diário Oficial de Santos:


Niemeyer entrega projeto do monumento a Pelé

O soco no ar, tradicional comemoração de Pelé a cada gol, não ficará marcado apenas na memória dos amantes do esporte. A imagem, que eternizou o Rei do Futebol, também estará exposta no alto de uma escultura em frente ao Museu Pelé, em fase de construção pela Prefeitura de Santos, no Centro Histórico. A autoria da obra é de outro craque do país, o arquiteto Oscar Niemeyer, que apresentou no último dia 4 o esboço ao Atleta do Século e ao prefeito João Paulo Tavares Papa, em seu escritório, no Rio, recebendo a aprovação do homenageado.

A escultura de Pelé mantém as linhas curvas, característica marcante do arquiteto que projetou Brasília e é reconhecido internacionalmente. A obra tem início com uma rampa, que contorna um globo, com acesso por pequena esplanada. No alto, o pulo no ar do maior jogador de todos os tempos aparece de forma vazada no concreto. O monumento ficará na área do entorno do museu.

"É muito bom ser homenageado em vida. E essa homenagem poderá ser vista pelas novas gerações por muito tempo", disse Pelé, que destacou a "tabelona" dele com Niemeyer e o trabalho da prefeitura para que o museu saísse do papel. Já Niemeyer, que tem 102 anos, lembrou: "Pelé é um ídolo da juventude e do pessoal do meu tempo. Todo o mundo não irá esquecê-lo". E disse que a escultura de Pelé não poderia estar desacompanhada da bola, que é "ligada a ele".

Já o prefeito destacou que "Niemeyer está pondo sua genialidade a serviço desse projeto, que é uma homenagem que o Brasil deve ao Pelé". Ele salientou ainda que a escultura terá visibilidade plena do canal do porto e irá compor futuramente um dos principais pontos turísticos do país, juntamente com o Museu Pelé, revitalização das vias do entorno e a criação do complexo náutico e turístico Porto Valongo Santos. "Quando o Brasil receber a Copa do Mundo em 2014, Santos terá muito a oferecer aos milhares de turistas que estarão no país".

O prefeito também entregou a Niemeyer um exemplar do livro feito pela prefeitura sobre o Museu Pelé, com dedicatória do ex-jogador, e da obra 'Santos 462 anos - Um olhar sobre a cidade'.

Museu
Disputado por cidades de todo planeta, o Museu Pelé está sendo instalado em um antigo casarão do Valongo, no Centro Histórico de Santos, cidade onde o talento do atleta foi revelado para o mundo. A obra vai preservar as fachadas do prédio, enquanto o interior terá uma arquitetura arrojada, com modernos recursos de Museologia. Projetado pela prefeitura, o empreendimento tem parceria do governo estadual, que cedeu o imóvel, e federal, que aprovou sua inclusão na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, possibilitando a captação de recursos junto a iniciativa privada.

Com conclusão prevista para 2012, o espaço atrairá visitantes do mundo inteiro, qualificando o turismo regional e consolidando o programa municipal de incentivo à revitalização econômica e social do Centro Histórico, o Alegra Centro. O acervo foi cedido à cidade por Pelé, e inclui objetos pessoais, fotos, filmes, troféus e material impresso, entre outras relíquias.

A edificação, de 1865, foi sede da Câmara e prefeitura, e é tombada como patrimônio histórico. A obra está orçada em R$ 20 milhões. Entre os parceiros que já oficializaram sua participação estão o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), MRS Logística, Fosfertil, Ambev, Mitsubishi Eletric, Gerdau, Votorantim e Vivo.
http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/niemeyer-entrega-projeto-do-monumento-a-pele
 

·
CGr / MS / C-O / BR
Joined
·
19,913 Posts
Meio estranha essa escultura, essa haste e essa bola do lado... acho que tá faltando a outra bola.
A outra bola tá meio longe, tem que levar ela pelos trilhos da antiga Noroeste.

Complexo do Pantanal (a bola é o Observatório Astronômico, terá 30 metros de diâmetro)

 

·
Not Registered User
Joined
·
3,978 Posts
publicado em 05/11/2010 às 12h42:
Museu Pelé, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficará pronto em 2012


Dois dos maiores nomes brasileiros se encontraram na última quinta-feira (4)


Niemeyer retribuiu os elogios.

- É um prazer. Pelé é um ídolo. O pessoal do meu tempo nunca vai se esquecer do Pelé jogando futebol. Foi uma figura fantástica.


Fonte
 
1 - 20 of 67 Posts
Top