SkyscraperCity banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Registered
Joined
·
686 Posts
Discussion Starter · #1 ·
TV Tribuna vem para o Centro de Santos, em novo prédio comercial
Da Redação



TV Tribuna ganhará uma nova sede na área do Centro de Santos, parte de um novo empreendimento imobiliário que contará com um centro empresarial com 252 salas, lojas, restaurantes, praças, espaços públicos e ainda um heliponto. O complexo, batizado de Tribuna Square, se destaca por sua localização. Ele ficará na Rua João Pessoa, a principal via de acesso à entrada da Cidade, e estará a poucas quadras do Porto de Santos, das torres da Petrobras e das sedes de órgãos públicos como a Prefeitura, o Fórum, a Alfândega, a Delegacia da Receita Federal e a Justiça Federal.


Em fase de pré-lançamento, o complexo será erguido em um terreno de 5.200 metros quadrados, que ocupa grande parte da quadra da Rua João Pessoa, entre a Rua da Constituição e a Avenida Conselheiro Nébias, até a Rua Amador Bueno. A escolha do local foi estratégica para o projeto, explicou o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, durante apresentação do empreendimento, na última semana.

Como as edificações estarão na Rua João Pessoa, que vai da região portuária no Paquetá até o Valongo, será possível ao seu público chegar, em questão de minutos, ao Sistema Anchieta-Imigrantes. O deslocamento por Santos também será facilitado, pois o empreendimento estará próximo à Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto, que está 65% concluída e ligará a Alemoa à Ponta da Praia. E ficará quase na esquina da Avenida Conselheiro Nébias, via que se estende da praia até os terminais marítimos do Centro.

"É a rua certa para este projeto. Ela ainda é a mais larga da Cidade, facilitando o tráfego de quem se dirigir aos prédios", acrescentou o sócio-diretor da AMC Holding, André Marques Canoilas, parceiro no empreendimento. Para Roberto Santini, a João Pessoa "é ideal para o Tribuna Square, onde teremos os novos estúdios da TV Tribuna e espaços adequados para escritórios de empresas e prestadores de serviço dos setores de petróleo e gás e portuário e do Polo Industrial de Cubatão".



O Tribuna Square é uma realização da sociedade de propósito específico Taves, formada pelo Sistema A Tribuna de Comunicação, a AMC Holding e a Vértice Construções Civis Ltda.


Projeto

O complexo terá 51.500 metros quadrados de área construída. Na frente do terreno, estará a nova sede da TV Tribuna, onde funcionarão seus estúdios, a redação e suas áreas operacionais. Atualmente, a afiliada da Rede Globo ocupa um prédio na Avenida Antonio Emmerich, em São Vicente. O centro empresarial ficará logo atrás das instalações da emissora de TV. Será um prédio independente com 21 pavimentos. Suas garagens terão mais de 600 vagas, ocupando os dois andares no subsolo e os três primeiros pavimentos.

"Será o primeiro empreendimento do Centro de Santos com dois níveis de subsolo. Essa é uma de suas novidades", destacou Canoilas. "Todos sabemos como é difícil achar um lugar para estacionar. Isso não será um problema para quem trabalhar ou for até o prédio".


No térreo, que terá um pé direito (a altura do teto) de sete metros, estarão os espaços café e gourmet e postos bancários. Os escritórios, todos com varanda, ocuparão do quinto até o 20º pavimento. No 21º, na cobertura, funcionará o heliponto, onde helicópteros poderão pousar para o embarque ou o desembarque de passageiros.


Todos os andares serão ligados por um conjunto de 12 elevadores, com sistema inteligente de alta velocidade. A grande quantidade de elevadores é necessária para o rápido atendimento do público do prédio, que deve chegar a 5 mil pessoas por dia, explicou a engenheira Iná Loureiro Quintas Castaldi, diretora técnica da Vértice.


Escritórios

Uma das principais características do Tribuna Square é a flexibilidade do layout (desenho) de seus escritórios. Em cada andar, haverá 16 unidades com 60, 95 ou 150 metros quadrados, que podem ser aglutinadas para atender as demandas específicas das firmas.


O centro empresarial estará preparado até para as companhias que precisam de grandes áreas. Para elas, foi criada a opção corporate, com a unificação de todo o andar, que passa a ter 1.450 metros quadrados de área livre. Também haverá escritórios duplex, que vão ocupar o 19º e o 20º pavimento.


Serão oferecidas unidades com 208 ou 385,85 metros quadrados. Para facilitar a instalação das empresas, todos os escritórios estarão adequados para receber piso elevado e forro acústico e terão infraestrutura para equipamentos de ar condicionado split system. O prédio contará com medidores individuais de água e luz e cabeamentos até cada unidade para aparelhos de telefonia, interfones e internet. O edifício ainda terá um andar o 4º destinado exclusivamente a salas de reunião, paraa utilização dos condôminos. Assim como os escritórios, elas podem ter a área adaptada às necessidades das empresas e até originar espaços para convenções.

Segundo André Canoilas, o projeto do Tribuna Square antecipa várias demandas das firmas em atuação no mercado. Esse foi o objetivo da implantação de um andar só para encontros de negócios. "Se a companhia precisa de uma área para reuniões ou para receber um cliente, ela terá isso no próprio prédio. Não precisará se preocupar em arranjar um local fora. Este é um projeto desenvolvido para atender as empresas da região e aquelas que estão chegando, com o início da exploração (das reservas de petróleo e gás) da Bacia de Santos e os planos de expansão do Porto de Santos", enfatizou.

Espaços públicos


Com o Tribuna Square, a região do Centro de Santos ganhará uma nova área pública, uma passarela que irá da Rua João Pessoa até a Rua Amador Bueno. Será um local de descanso, com jardins, fontes e bancos em uma das laterais do complexo. "Será um presente para a Cidade", explicou o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini. A área de descanso começará ao lado da nova sede da TV Tribuna e seguirá pela lateral do centro empresarial, onde terá uma parte coberta.


Para as empresas responsáveis pelo complexo, a criação do espaço público, além do próprio empreendimento, é um incentivo ao processo de revitalização do Centro Histórico de Santos, coordenado pela Prefeiturade Santos."Apostamos no Centro de Santos e nosso prédio faz parte do processo de revitalização", comentou o sócio-diretor da AMC Holding, André Marques Canoilas.


Conceito saudável

Tecnologia de ponta e cuidados na escolha do material a ser utilizado na construção e norevestimento farão do Tribuna Square um green building (construção ou prédio verde, em inglês). Suas instalações foram projetadas para economizar no consumo de energia e água. "Mais do que nos anteciparmos a uma demanda do mercado, hoje esses cuidados são uma necessidade, uma exigência da sociedade. É uma opção pela sustentabilidade", afirmou a diretora técnica da Vértice Construções Civis Ltda., Iná Loureiro Quintas Castaldi.

Para diminuir o consumo de energia, os prédios terão revestimento de cor clara, a fim de não armazenar o calor do sol e, assim, não exigir maior uso dos equipamentos de ar condicionado. Eles também vão contar com sistemas inteligentes nos elevadores (a chamada será atendida somente pela cabine que estiver mais perto do andar) e a iluminação nas áreas comuns dos andares será acionada por sensores de presença. O empreendimento ainda utilizará um sistema de captação e reutilização de águas pluviais. E está prevista a coleta seletiva de resíduos.

Segurança

O Tribuna Square também utilizará tecnologia de última geração em sua segurança. Estão previstos sistemas de detecção, controle de acesso, circuito fechado de TV e alarmes de incêndio, ligados a uma central digital. Na falta de energia, haverá geradores. No centro empresarial, os acessos aos escritórios serão independentes e feitos pelo hall de entrada, no térreo.





http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=66662&idDepartamento=5&idCategoria=0
 

·
Registered
Joined
·
8,835 Posts
Hmmm... não consegui tirar uma conclusão exata. Parece ser razoável.
 

·
Moderator
Joined
·
33,710 Posts
O centro de Santos está atraindo novos empreendimentos corporativos, esse é o segundo lançamento em menos de uma semana. :cheers:
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,649 Posts
Interessante, ainda mais considerando que muitas TVs isolam-se em ruas tranquilas em bairros fora da região central das cidades e muitas têm a própria antena transmissora junto das demais instalações...
 

·
Santista Tricampeão
Joined
·
2,975 Posts
Imagens melhores do empreendimento, publicadas no Jornal A Tribuna de hoje.






Pra quem não sabe, a TV Tribuna é a afiliada da Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e faz parte do grupo A Tribuna de comunicação.

Bom, sobre o projeto em si, não é nada ousado arquitetonicamente, mas trará um grande impulso à revitalização do Centro de Santos.
Se tudo der certo, em alguns anos Santos voltará a ter um centro vivo e dinâmico, à altura de sua importância histórica. :cheers:
 

·
Santista Tricampeão
Joined
·
2,975 Posts
Qual foi o outro?? Não é o "The Blue", né???
O The Blue, ficará na Senador Feijó, porém no trecho da Encruzilhada, perto do canal 3, e não no Centro.

O outro empreendimento lançado é no Valongo, Wave Offices da Cyrela. Estou esperando sair imagens melhores pra abrir um thread dele. Vai ficar no terreno onde havia um galpão, próximo do viaduto.


Considerando as torres da Petrobras, ver abaixo, já são agora 3 empreendimentos na região do Centro Histórico.
 

·
Registered
Joined
·
686 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Considerando que absolutamente NADA acontecia no Centro, pelo menos agora a coisa tá andando. E olhando novamente o projeto da Petrobras, dá pra perceber o quanto o "Tribuna Square" foi inspirado nele.
 
1 - 20 of 40 Posts
Top