SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Transporte da zona Leste da capital recebe verba de quase R$ 6 bi
Investimento vai para sistema de metrô, trens e ônibus que atendem a região

Qui, 25/06/09 - 16h30

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, investirá 5,8 bilhões de reais na implementação do sistema de transporte da Zona Leste da capital. O investimento contempla a compra de trens, a construção de novas estações e passarelas e a modernização das linhas e do sistema de sinalização - o que permitirá a redução nos intervalos entre os trens.

A ampliação já começou com a extensão da Linha 2-Verde do Metrô. No início de 2010, será entregue à população a estação Sacomã. Tamanduateí e Vila Prudente estarão prontas em seguida. O próximo passo é o prolongamento da linha até Cidade Tiradentes. Serão 22,3 km de Metrô, operados por metrô leve. O traçado da via elevada acompanhará a Avenida Professor Ignácio de Anhaia Mello até a Estrada do Iguatemi. A linha completa ficará pronta em 2012.

Outra novidade é a implantação da Linha 15-Branca, que fará a ligação metroviária entre as linhas 2-Verde do Metrô, 3-Vermelha do Metrô e 12-Safira da CPTM. Ela começará na Vila Prudente, passará pela Vila Formosa e terminará na região da Penha. A concorrência pública para a execução das obras de extensão entre Vila Prudente e Tiquatira está prevista para o final de 2010. Serão 10 km de extensão e 10 estações. A previsão é que a linha receba 600 mil passageiros por dia.

Além disso, as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, da CPTM, receberão novos trens, plataformas, estações, terão modernizados os sistemas de sinalização, da via permanente e da rede aérea. Já os ônibus da EMTU que percorrem os 33 km do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) serão todos elétricos. As obras para viabilizar a eletrificação do trecho Piraporinha-Jabaquara devem começar no segundo semestre deste ano e o prazo de execução previsto é de 10 meses.

Todo esse investimento é parte dos R$ 20 bilhões do Plano de Expansão. Até 2010 o Governo do Estado de São Paulo vai quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km em forma de metrô da superfície na CPTM. Com o plano consolidado o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metro-ferroviário aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.

Fonte: São Paulo - Notícias
Link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202344
 

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Postei essa notícia aqui por englobar Metrô-SP, CPTM e EMTU. De qualquer forma é daquelas notícias panfletárias (último parágrafo inútil :bash:), mas ao menos não fica falando 2010, 2010, 2010, o que já é um avanço. Bom, de qualquer forma, vamos verificar se algo do que está prometido vai sair do papel.
 

·
Registered
Joined
·
2,321 Posts
E ainda confirma o termino da L2 em Vila Prudente mesmo. E a criação de duas novas linhas a partir dali. E continua a dúvida do que seria o metrô leve (Bonde Chique, monotrilho, VLT, VLPTZAES).
 

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Metrô leve é a forma de chamarem transporte de média capacidade, e sua implementação deverá ser via VLP, VLT e Monotrilho, pois esses três modos são de média capacidade. Tenho certeza de que tanto monotrilho, VLT e VLP serão chamados de metrô leve. Mas algo indica que provavelmente monotrilho será a forma mais popular de metrô leve.
 

·
Registered
Joined
·
484 Posts
sacomã vai ser inaugurada só em 2010 mesmo? não era no final desse ano?

e vila prudente - tiquatira vai ser uma nova linha mesmo? já não entendo mais o plano de expansões de sp...
 

·
Viuvo da Mediga
Joined
·
983 Posts
Não entendo o porque de uma "Nova linha" faz muito mais sentido a expansão da atual, vem vez de ficar criando 'baldeações'.
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Postei essa notícia aqui por englobar Metrô-SP, CPTM e EMTU. De qualquer forma é daquelas notícias panfletárias (último parágrafo inútil :bash:), mas ao menos não fica falando 2010, 2010, 2010, o que já é um avanço. Bom, de qualquer forma, vamos verificar se algo do que está prometido vai sair do papel.
Alias, a ultima noticia que eu postei que o ultimo paragrafo é essa da propaganda falando do plano de expansão (que todo mundo aqui já está careca de saber), eu apaguei e substitui por [...]
dizendo no final: bom essa parte todo mundo já sabe né? :lol:

todas as noticias que eu postar e tiver essa parte chata, irei retirar, afinal pra que ficar repetindo a mesma coisa né, só sobrecarrega os servidores do SSC a toa, :D
 

·
Banned
Joined
·
9,643 Posts
Metrô Leve até Cidade Tiradentes vai ficar saturado até as tripas, esses caras são "sem noção". 2012? Duvido.
 
1 - 8 of 8 Posts
Top