SkyscraperCity Forum banner

(SP) Ubatuba | Castelo que era igreja pode virar resort

10571 Views 11 Replies 8 Participants Last post by  Andre Macc
Castelo, que era 'igreja', pode virar resort em Ubatuba

Integrantes do grupo católico Arautos do Evangelho venderam imóvel a americanos

Um castelo em estilo medieval construído em uma das praias mais isoladas de Ubatuba, no litoral norte paulista, tem aguçado a imaginação de pescadores e despertado a ira de ambientalistas. Com quase 9 mil m² de área construída, a propriedade fica ao lado da paradisíaca Praia do Pulso, cercada por Mata Atlântica e mar azul.

Mas, para erguer o empreendimento, o grupo católico Arautos do Evangelho não precisou de licença ambiental: o palácio foi classificado como “igreja”, o que livrou os responsáveis pela obra de pedir qualquer autorização à Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

Indignados, moradores da região moveram uma ação civil pública que pedia ao Ministério Público Estadual a demolição do imóvel. Mas o castelo, que estava misteriosamente fechado havia quase um ano, acabou vendido para um grupo do mercado imobiliário americano.

Com mais de cem cômodos e torres com guaritas, o lugar está em obras. Ninguém sabe dizer ao certo o que será feito ali.

O que agora pode até virar um resort ecológico com 20 bangalôs, segundo uma das versões apresentadas por funcionários da obra, nasceu das brechas que existem atualmente na legislação ambiental. Para a construção de igrejas e escolas públicas, não existe a necessidade de autorização prévia de órgãos ambientais do Estado.

Reconhecidos como ordem religiosa pelo Vaticano, os Arautos do Evangelho só tiveram de pedir uma autorização para construção de um templo ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 2004. O grupo assinou um termo de responsabilidade com o órgão, assumindo o compromisso de manter intacta a área verde nativa. A Secretaria de Meio Ambiente e a Cetesb não precisaram ser consultadas.

E assim nasceu o castelo, como igreja, apesar de seus enormes portões com 8 metros de altura nunca terem sido abertos a ninguém que não fosse integrante dos Arautos do Evangelho, uma dissidência ultraconservadora da ala Tradição, Família e Propriedade (TFP) da Igreja Católica. Os padres venderam há dois anos o imóvel para os americanos da Sunrise Homes International, um grupo que constrói casas para estudantes em Santa Bárbara, na Califórnia, cuja proposta é fazer um hotel na área já construída.

http://www.estadao.com.br/noticias/...eja-pode-virar-resort-em-ubatuba,872230,0.htm

No link tem um vídeo com mais imagens, o ínicio e o fim mostra melhor o lugar.

--------------------

Fu lá enquanto estavam construindo, o piso é de mármore, a sala enorme, com uma vista incrível para o mar. O homem que me atendeu falou que somente no andar superior haviam 20 suítes para padres.

Uma localização melhor pelo Google street View:

Mas agora vem perguntas:

Para que são usados essas construções do mais alto luxo para a religião católica?
Há algo por baixo do pano desde o começo para conseguir burlar a lei ambiental?
Existem mais construções como estas espalhadas por outras cidades? - Não houve divulgação nenhuma quando este estava sendo construído, a maioria só ficou sabendo agora com esse escândalo.
See less See more
4
1 - 12 of 12 Posts
Já começou errado quando se autoriza que uma Igreja se instale sem licença ambiental? Que diabos de lei é essa?

E se era para ser uma Igreja ou mosteiro, como pode ser vendida assim tão fácil?
  • Like
Reactions: 1
espero que esse resort saia do papel e lote de turistas qualificados as praias de UBatuba!
Briga antiga, do tempo que ambos queriam ser donos do pedaço, fechando acessos inclusive e todos perderam. Conheço essa novela de perto. O castelo sempre foi conhecido, inclusive por ter um aplaca de mais de 4 metros por 5 na frente da obra, anunciando do que se tratava, um retiro espiritual, ou seja um hotel religioso. Já o condomínio, nasceu como invasão, maluquice, e posteriormente associação depois condomínio, inclusive, bem lembrado pelo O Estado, o condomínio tem vários processos em andamento.
Quanto a Sunrise, realmente é isto mesmo, só esqueceram de datar perfeitamente, parecendo novidade e isto tem quase dois anos já.
Acredito que foi tudo uma manobra para se ter o o que lá está. Um petit hotel de charme, exclusivo que nem seu cep. Só isso, que venham outros, Ubatuba merece e não houve nenhuma degradação muito menos ambiental.
See less See more
Acabei de ver q tem alo parecido em
Mairipora, igreja dos arautos
Tem muitos imóveis dos Arautos do Evangelho na zona norte de SP, incluindo o chamado "Castelo do Jardim São Bento" (já mostrado nesse post do Bent), uma casa lindíssima com um gramado enorme na R. Manoel Morais Pontes, no Tremembé (só se veem as árvores plantadas para esconder a casa), e um edifício onde parece funcionar uma gráfica no bairro de Santana, na Rua Francisca Júlia (pertinho da minha casa).

Esse castelinho de Ubatuba tem acesso a alguma praia? Frequentei durante muitos anos o Lázaro e a Sununga, mas não me lembro dele.
See less See more
e.e Desenterrando um tópico meu do início do ano... Esse castelo mostrado é bem mais "castelo" que o de Ubatuba, hehe. Esse fica perto da praia do Pulso, Maranduba e Caçandoca, um pouco longe do Lázaro e Sununga.

Coordenadas no Google maps: -23.554389,-45.222216 (agora a modernidade chegou em Ubatuba e tem como ver no Street View a portaria).
See less See more
WalPaulista said:
Uma vez eu tentei ver aquele prédio dos Arautos do Evangelho de perto, quando fui no Veião lá na Serra da Cantareira.

Cheguei meio tarde e o negócio era bem fechado mesmo.

Se você perdeu algum familiar, ou sabe quem perdeu, pode cogitar um desses inúmeros templos de "enorme religiosidade e espiritualidade", mas sempre tão "escondidos", um típico lugar usado por satanistas (maçons, seja lá o que for) para suas práticas de dar inveja a qualquer vudu africano.

Esses tipos de lugares são aqueles onde nunca se procuraria uma dessas pequenas crianças divulgadas pelas "Mães da Sé" e outras que não são nunca achadas, mas de onde saem aqueles "malucões" que abrem fogo dentro de um cinema e nem sabem o que estão fazendo.

É, eu sei, é duro de engolir.
Eu vi pelo aviao e fiquei curioso por ser no meio do nada...
See less See more
Fiz o cadastro no fórum só para tirar a dúvida de vocês hahaha
Eu fui membro dos Arautos do Evangelho por alguns anos e já fui algumas vezes nesse "castelo".
Além dos ótimos quartos e uma sala com uma vista extraordinária do mar, o empreendimento tem uma capela onde eles fazem suas cristanices hahaha
Existe uma escada enorme que leva até os rochedos lá embaixo e outro caminho de terra que leva a uma pequena praia que fica ao lado.
Esse castelo era uma casa de descanso para os padres e um lugar onde os membros dos Arautos podiam passar um dia na praia. É claro, eles tinham uma capela e faziam o uso dela como qualquer católico, mas o principal objetivo era aproveitar o mar.
Apesar de ter ido várias vezes e gostado muito, hoje não concordo com a atitude de ter construído numa área dessa.
Espero que tenha tirado a dúvida de vocês.
Abraço
See less See more
  • Like
Reactions: 3
Taí o resort do Papa :D
cristanices hahaha
Hummmm, senti um cheiro de ironia no ar...

Bem, até o momento nenhuma palavra sobre o projeto, de fato... Mais uma pá de ouro.
See less See more
Hummmm, senti um cheiro de ironia no ar...

Bem, até o momento nenhuma palavra sobre o projeto, de fato... Mais uma pá de ouro.
Não fui irônico, foi só uma brincadeira mesmo.
Sobre o destino do imóvel eu não tenho nenhuma informação.
See less See more
1 - 12 of 12 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.