SkyscraperCity Forum banner

SP | VLT | Centro de São Paulo

11057 Views 35 Replies 22 Participants Last post by  luancarpe
Prefeitura de SP recebe projeto de VLP para a cidade

A prefeitura de São Paulo recebeu um projeto de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) da Secovi-SP (sindicato das empresas do mercado imobiliário e condomínios no Estado de São Paulo) que teria um trajeto em linha circular de 12,8 km pelo centro da cidade.

A linha teria 2 sentidos. No sentido horário, teria 5,8 km de extensão e 18 paradas. No sentido anti-horário, seguiria por 7 km, com 20 paradas.

O VLP passaria pelos principais localidades do Centro como Praça da Republica, Largos do Arouche e Paissandu, Pinacoteca, Sala São Paulo e Theatro Municipal.

O novo modal utilizaria as mesmas ruas e avenidas que qualquer veículo já usa, compartilhando o espaço. Não há necessidade de desapropriações.

O VLP correria numa vala central e seria alimentado por energia elétrica via catenárias. Um dos fabricantes mundiais de VLP oferece composições de três e até seis carros interligados, com capacidade para até 358 passageiros.

VLP (Veículo Leve sobre Pneus)

Principais notícias:

- Doria lança projeto para criar bulevares, veículo turístico e prédios ícones no Centro de SP

- Prefeitura recebe o projeto Centro Novo

PDF's (projeto) - http://www.capital.sp.gov.br/arquivos/pdf/centro-sp_coletiva_2017-09-26_pdf.pdf/view

Sentido horário – 6,0 Km, 18 paradas

Sentido Anti-Horário - 7,7 Km, 19 paradas

Veículo elétrico, em faixa seletiva e alta frequência
Design inovador, piso baixo, embarque rápido, climatização
Tecnologia embarcada: WI-FI, aplicativos, mural em Led

Av. Duque de Caxias

See less See more
10
  • Like
  • Wow
Reactions: 5
1 - 20 of 36 Posts
Achei o projeto muito melhor que o eu imaginei.

Mas, acredito que o veículo será muito semelhante ao Alstom/Ntl Aptis (ou o próprio):

https://twitter.com/strobelmikael
See less See more
  • Like
  • Wow
Reactions: 4
Qual é o problema desse povo com rede aérea?
  • Like
Reactions: 3
Acredito que sejam os custos de expansão da rede de trólebus, inexistente nos Campos Elísios, Santa Cecília e no Museu Catavento (onde o ônibus vai passar).

Mas, fica uma dúvida: a legislação de trânsito permite o desenvolvimento de um veículo de extremidades assimétricas, como esse veículo proposto? Acho que não, hein?
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Tambem acho bobagem. Ainda se SP tivesse fiação aterrada, mas implicar com fiação de trolebus é besteira.
  • Like
Fiz um pequeno estudo sobre as linhas circulares propostas.

Considerando a velocidade média em 18 Km/h, o tempo médio de viagem seria o seguinte:

- Sentido horário - 20 minutos
- Sentido anti-horário - 24,3 minutos

Considerando que o intervalo entre as partidas seja de cinco minutos, a frota necessária seria de 12 carros. É um número que possibilitaria a produção de um modelo especial em baixa escala, a custos relativamente altos por demandar novo ferramental, mão-de-obra especializada e um projeto inovador.

Uma sugestão que eu poderia deixar para a prefeitura (se as formas de contato com o Dória não fossem tão difíceis... O FB dele não tem mais como mandar mensagens e não há o e-mail do gabinete no site da prefeitura) seria o desenvolvimento de um trólebus híbrido (ou seja, trólebus e bateria) a partir de um modelo já disponível no mercado. Ficaria bem mais barato.

Além disso, o modelo proposto por Lerner é muito parecido com o Uiraquitan, um modelo de ônibus desenvolvido pela FEI para a prefeitura de Curitiba (durante a gestão do arquiteto) em 1973, que previa a cabine do motorista no teto, piso baixo total e compartimento do motor totalmente isolado.

https://diariodotransporte.com.br/2...-para-o-primeiro-corredor-de-onibus-do-mundo/
See less See more
Esta estação-tubo sobre rodas funcionaria a baterias? por indução?

Eu tampouco vejo problemas com rede aérea de trólebus. A meu ver, deveriam reeletrificar todos os corredores. Transporte limpo, sem uma bateria pesada para transportar junto e para descartar com riscos de contaminação.
See less See more
  • Like
Acredito que sejam os custos de expansão da rede de trólebus, inexistente nos Campos Elísios, Santa Cecília e no Museu Catavento (onde o ônibus vai passar).
14km de rede para duas linhas, é pouco. Custo é o peso e espaço ocupado das baterias, sua deterioração e o problema ambiental de seu descarte.

Mas, fica uma dúvida: a legislação de trânsito permite o desenvolvimento de um veículo de extremidades assimétricas, como esse veículo proposto? Acho que não, hein?
Papel e projeto aceitam tudo.
See less See more
  • Like
Esse projeto é lindo, mas funcionária direito com composições maiores e em corredores. No centro só acredito que daria certo se todos os ônibus estivessem fora do centro.
Exemplo de trólebus com design que poderia combinar muito bem com o projeto de revitalização da área central de São Paulo: Van Hool Exquicity Trolley.

http://www.bus-bild.de/bild/schweiz...pg---vanhool-trolleybus-nr1620-unterwegs.html

Dos 13,7 Km de linhas da Circular Centro, 57 % do trajeto já possui rede aérea de trólebus, incluindo a rede desativada da Av. Cásper Líbero. Além disso, poder-se-ia construir um novo depósito de trólebus na área central, sem precisar que os veículos se desloquem até a garagem de Tatuapé; esse depósito poderia ser construído naquele terrenão baldio sobre a estação Luz do Metrô.
See less See more
  • Like
Reactions: 3
Sem fios por favor... sem fiacao, por favor... sem cabos aereos, por favor.
  • Like
Sinceramente... Essa foi uma das ideias mais estúpidas que inventaram se tratando de mobilidade urbana em SP nos últimos 25 anos (bem pior que o Fura-Fila e a proposta do "Martrô" nos anos 2000 e se iguala aos faraônicos monotrilhos da L15 e L18). Seria tão mais simples investir em uma moderna rede de VLT's (e porque não de bondes como em Santos ou Lisboa), ou mesmo refazer a rede aérea nos trechos retirados ou que não tem e investir em modernos trólebus igual inúmeras cidades de países desenvolvidos, mas não... Inventam um treco que não é ônibus nem VLT nem um VLP tradicional, um modelo que não existe creio que em lugar nenhum do mundo, movidos à bateria, ou seja um elétrico que não é elétrico... Enfim, me desculpem a sinceridade mas creio que foi uma ideia bizarra.
See less See more
VLT não tem flexibilidade nenhuma no meio da rua, a única coisa que muda é ser sobre trilhos ao invés de sobre pneus, só desvantagem.

Quanto ao resto, tirando o monotrilho, concordo.
Não vai adiantar nada disso se tiver que dividir espaço com ônibus fazendo ponto final no meio da rua.
Ainda está tudo no papel e no sonho, mas já de cara não gostei.

Ainda está tudo no papel e no sonho, mas já de cara não gostei.
Enquanto o Rio investiu em um projeto moderno de VLTs, que é um dos motivos que ajuda as revitalizações de areas como o Porto, Gamboa e e Rodoviaria, o Richboy Mayor da cidade mais importante e rica deste país apresenta isto?
Sou muito fã do Lerner, mas esperava mais neste quesito.
as outras propostas que vi no PDF, fantásticas, boa mesmo. Mas esta...:eek:hno:

Sei que ainda está no papel, mas algumas dúvidas:

vendo ao mapa, já vem as questões:

Para quê colocar duas estações (quase que praticamente coladas) do Circular Anti-Horário do outro lado do Parque Dom Pedro?
O ideal seria o anti-horário ter uma estação colada ao terminal.
Quem quiser ir no Catavento ou Casa das retortas, iria a pé, alias ali precisa de uma verdadeira revitalização da área (uma faxina onde em dia vem quem a calhar).
Imagina a situação, desco no pedrão e quero ir na Luz, vou ter que pegar o horário, descer na primeira estação (Poupa tempo Sé), espero o outro circular vir... imagina.

Estas ligações em roxo, serão ligações subterrâneas? Algumas deixam até dúvidas, pois são muito distantes, exemplo, a da Duque de Caxias para o Amaral Gurgel.

Seja em um guardanapo de papel (a idéia das estações tibo nasceu assim, segundo li uma vez) ou no computador, o Lerner sempre apresenta umas coisas inusitadas.

Só para lembrar algumas semelhanças com um "devaneio" que fiz a uns anos atrás
See less See more
3
  • Like
Já eu prefiro um bom projeto de VLTs que poderia ser implantado nas mesmas rotas propostas por esse projeto aí, mas teria que ser VLT mesmo, pois na década passada a Associação Viva o Centro propôs algo parecido com isso, mas em termos de recuperação e integração dos espaços urbanísticos com a rede de transporte público atual e futura, era muito melhor do que esse. Esse Jaime Lerner não gosta de veículos sobre trilhos nem quando é para circular na superfície e ainda inventa essas tosqueiras que nem existem e nem atendem à demanda como o moderno VLT do Rio, São Paulo deveria é copiar o modelo do Rio porque nós também já tivemos bondes no Centro.
Eu só espero que a prefeitura pense bem, não implante algo assim de qualquer jeito tomando decisões de cima para baixo e aceite sugestões de um moderno VLT na área, eu reprovo esse projeto aí, não gostei!
See less See more
  • Like
Não consegui ver até agora a justificativa para implementar esse VLP, isso que está sendo proposto já é atendido pelas linhas circulares do centro, é só vitrine.
  • Like
Reactions: 2
Eu acho mais simples criar uma moderna rede de trólebus, tem gente que gosta de inventar e muito...
  • Like
Reactions: 5
VLP de verdade é uma coisa muito bonita, vide o de Medellín. O problema é que aqui no Brasil oque costumam chamar de VLP na verdade é só um ônibus mesmo. VLP de verdade tem trilho guia, direção fixa, é praticamente um veiculo ferroviário.
  • Wow
1 - 20 of 36 Posts