SkyscraperCity banner

1 - 20 of 23740 Posts

·
Спасибо!
4,678 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Aeroporto Internacional de Salvador - DLEM / 2 de Julho - Thread oficial

Esse thread foi criado para concentrar informações de vôos, fotos, discussões, vídeos, críticas, sugestões, notícias e tudo o que for relacionado ao aeroporto internacional de salvador.

O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães ou 2 de Julho - é quinto mais movimentado aeroporto do Brasil em 2008 sendo o mais movimentado do nordeste, respondendo por mais de 30% do movimento de passageiros desta região do país. Com uma média de mais de 10 mil passageiros e de 35 mil pessoas circulando diariamente pelo terminal, 262 pousos e decolagens (sendo 249 vôos domésticos e 13 internacionais) ocorrem todos os dias. Essa movimentação gera cerca de 16 mil empregos, diretos e indiretos.

Situado a 28 km do centro de Salvador, numa área de mais de seis milhões de metros quadrados (entre dunas e áreas de proteção ambiental) o aeroporto dispõe de completa infra-estrutura aeroportuária e um moderno terminal de passageiros (reinaugurado em 2001) capaz de atender a 6.000.000 passageiros/ano e receber 24 aeronaves simultaneamente.

História

O aeroporto foi fundado em 1925, e reconstruído completamente em 1941 pela Panair do Brasil ("necessidades de guerra", declarou os governos dos Estados Unidos e do Brasil). Seu nome era Santo Amaro do Ipitanga. A antiga pista de pouso era dentro do famoso bambuzal, servindo de camuflagem.

http://www.flickr.com/photos/filippotania/67606828/

Em 1955, o aeroporto mudou seu nome para Dois de Julho, e em 1998, para o atual nome, embora a maioria dos habitantes de Salvador continue a chamá-lo de Dois de Julho. A mudança polêmica do nome do aeroporto "Dois de Julho" para "Luís Eduardo Magalhães" causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois, esta era uma homenagem post-mortem ao filho de Antônio Carlos Magalhães.

Em 2000, passou por uma reforma, trazendo o conceito do "aeroshopping", implantado pela Infraero. Na época houve denúncias de desvio e irregularidades do dinheiro público.

Dados

* Área total do complexo: 6.473.688 m²
* Área do pátio de aeronaves: 211.000 m²
* Pistas: 2
* Dimensões das pistas (m): 3.005 x 45 [10/28] e 1.520 x 45 [35/17]
* Capacidade do terminal de passageiros: 6.000.000 passageiros/ano
* Área do terminal de passageiros: 69.750 m²
* Estacionamento de aeronaves: 24 posições
* Distância do centro de Salvador: 28 km

Vídeos

Fotos

http://www.airliners.net/photo/Gol-Transportes-Aereos/Boeing-737-7Q8/1528590/&sid=191cb69d46a4ed33132359d9cf1a3395

autor desconhecido

http://www.jetsite.com.br/2008_v35/ShowImage.aspx?img=SSA-APP.jpg

http://www.flickr.com/photos/[email protected]/3412694321/

Se por acaso algum fotografo que não teve seus créditos mostrados, favor contactar que serão devidamente creditados.

·
Спасибо!
4,678 Posts
Discussion Starter #3
Salvador ganha novo voo direto para São Paulo da Ocean Air

Salvador vai ganhar mais um voo direto para São Paulo este ano. A Ocean Air anunciou ontem a compra de um novo Foker MK 28 para a sua frota. A aeronave vai aumentar para duas as partidas diárias da companhia com destino à capital paulista. As rotas São Paulo-Juazeiro do Norte e São Paulo-Florianópolis também serão beneficiadas.

Em 2010, a OceanAir vai adquirir, a partir de março, outras quatro aeronaves, do modelo Air Bus 319, para reforçar a malha aeroviária já atendida pela companhia e que inclui Salvador. As datas para a entrada em operação dos aviões não foi divulgada. Na região Nordeste, além da capital baiana, a empresa tem voos para Fortaleza, Juazeiro, Aracaju e Recife.

O total de investimentos na aquisição dos aviões não foi revelado, mas a intenção da Ocean Air, que está em todas as regiões do País, exceto a Norte, é crescer 30% em 2010.

“Nossa estratégia é melhorar o atendimento nas regiões onde já atuamos. A diversificação de rotas e a interiorização estão sendo estudadas, mas não há nada concreto ainda”, explicou Renato Pascowitch, diretor executivo da companhia.

Interior- Uma possível entrada da Ocean Air nas ligações entre cidades do interior baiano poderia reforçar as rotas regionais.

Hoje, a companhia Trip tem voos ligando Vitória-Ilhéus-Salvador de segunda à sexta-feira; além dos trechos de Salvador com Vitória da Conquista, Petrolina (PE) e Lençóis, município da Chapada Diamantina.

Fonte: A Tarde
http://atarde.ideavalley.com.br/flip/

Salvador vai ganhar voo sem escalas para Manaus
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, a nova rota deve ser efetivada ainda este ano

O novo roteiro internacional integrado de turismo envolvendo os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas será lançado hoje, às 15h, na Feira das Américas, evento que integra a programação do 37° Congresso Brasileiro das Agências de Viagens (Abav), que acontece no Rio de Janeiro.

A promessa de um voo direto entre Salvador e Manaus é um dos benefícios com melhor receptividade trazidos pelo novo roteiro. De acordo com o secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Domingos Leonelli, a rota deve ser efetivada ainda este ano. “É o primeiro roteiro integrado com três destinos do País”, revela o secretário.

O voo sem escalas é um pleito antigo, segundo o agente de viagens Luiz Leão. “A concorrência entre as companhias aéreas está abaixando os preços das passagens, porém sair de Salvador para Manaus via São Paulo ou Brasília ainda é muito cansativo, e muitos deixam de ir por esta razão” pondera Leão.

Enquanto o voo direto não sai, as operadoras devem colocar o Rio de Janeiro entre os outros dois destinos do roteiro.

“Queremos aumentar o fluxo de pessoas e reduzir o tempo gasto em voos” defende Leonelli.

O roteiro chamado de “Brasil – Brasil – Brasil” foi elaborado pelo trade dos três estados e deve colaborar para o reaquecimento do turismo internacional. Apesar de pesquisas da Empresa Brasileira deTurismo (Embratur )apontarem Bahia, Rio de Janeiro, Amazônia e Foz do Iguaçu como os destinos mais procurados do País por norte-americanose europeus,osegmento não passou ileso pela crise.

Pacotes “Tivemos a crise econômica internacional, a valorização do real e o influenza A (gripe suína)”, lembra o presidente do conselho baiano de turismo, Sílvio Pessoa.

De acordo com Leonelli, “o objetivo é ampliar a oferta internacional de roteiros nos principais mercados do exterior“.

O novo produto turístico propõe pacotes de 12 dias no Brasil, sendo quatro em cada Estado.

Sílvio Pessoa está otimista como novo roteiro. “Para este verão, esperamos um crescimentode10% nosegmento_O incremento será, principalmente, impulsionado pelo mercado doméstico, mas com estas medidas podemos ver o turismo internacional crescendo muito”, diz.

A Setur aposta no potencial das 12 zonas turísticas para expandir o setor no Estado. O slogan da campanha é “A Bahia é muito mais”. Ontem, primeiro dia do congresso da Abav, cerca de 2,5 mil pessoas visitaram o estande do Estado.

Os organizadores do evento, que acontece no Riocentro, esperam a presença de mais de 27 mil profissionais.

Críticas O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, abriu ontem o evento disparando críticas ao governo, companhias aéreas e parlamentares. Ferreiracobrou amelhoria deaeroportos, a renegociações de taxas de empresas aéreas, além regulamentação da atividade das agências.

Fonte: A Tarde
http://atarde.ideavalley.com.br/flip/

·
.
119,839 Posts
Excelente iniciativa, Lipe. O 2 de Julho é um belo aeroporto, o mais movimentado do N/Ne e tem tudo para continuar crescendo cada vez mais ante os investimentos em grandes resortes no LN e no turismo de negócios que ganha cada vez mais importancia em SSA.

·
Registered
4,918 Posts
Eu acho o aeroporto daqui um tanto "acanhado" para a terceira maior cidade do país e sendo o 5° mais movimentado do Brasil. Sinto que falta algo nele, acho que exuberância, modernidade. Penso também que ele deveria ser um pouco maior, tendo em vista a iminente saturação e as perspectivas de crescimento, embora acho que ainda não a justifiquem.

Adoro o bambuzal da entrada, acho isso magnífico. Assim como o entorno, com as praias do Litoral Norte e as dunas. E não gosto do nome e torço para que volte logo a ser 2 de Julho.

Sem esquecer: parabéns pela iniciativa, Lipe. :eek:kay:

·
Banned
4,620 Posts
^^^^

O grande problema do aeroporto é a o piso de desembarque que não conversa com o piso de embarque.. Um é moderno, o outro parece rodoviária..

·
Спасибо!
4,678 Posts
Discussion Starter #9
Bem bonito... Só não gosto do ar-condicionado sempre quebrado na sala de desembarque...
Ar quebrado eu nunca vi, mas o que me incomoda muito mais são os pedintes na porta do desembarque e na entrada do estacionamento, isso é um péssimo cartão de visitas. O pior problema do desembarque é que se o avião parar num finger do lado internacional, tem que andar tudo de volta e só isso já leva uns 5min.

^^^^
O grande problema do aeroporto é a o piso de desembarque que não conversa com o piso de embarque.. Um é moderno, o outro parece rodoviária..
Eu não acho que desembarque seja ruim, agora realmente ele não tem tantos atrativos como o piso de embarque. Mas isso é um problema que a infraero criou, tanto que quando você embarca tem um ou dois cafés na sala de embarque, devia ter muito mais opções.

·
Per ardua surgo
12,002 Posts
Para mim, o unico problema evidente é que deveria ter mais uma porta para embarque, tanto doméstico quanto Internacional. Tem dias que chega a hora onde está embarcado TAP e Condor, vira inferninho, o mesmo com o embarque doméstico nos horários de pico.

Quanto à saturação, não acho que seja insustentável. No ano passado, fiquei esperando um voo em Salvador das 07 da manhã até 5 da tarde, quase 12 horas dentro do aeroporto, e o que percebi é que é um aeroporto oscilante, pois tem horas que está completamente lotado, e outras que está muito vazio.

Na minha opinião, uma ampliação de pátio era necessária, tudo isso.

·
PauloBrasil
1,827 Posts
que thread legal, tava faltando um assim! parabens pela iniciativa! o aeroporto me traz boas recordaçoes, pq ja trabalhei numa companhia aerea. acho o 2 de julho lindo, mas realmente penso que ja deveria ser ampliado. deveriam construir mais uma area de embarque, com mais fingers, antes q o aeroporto esteja saturado, o q esta proximo. nao acho q falte modernidade, pois comparado aos outros aeroportos brasileiros q conheço, o nosso eh bem moderno, mas deveriam dar uma melhorada no terreo mesmo.

·
Спасибо!
4,678 Posts
Discussion Starter #14
Para mim, o unico problema evidente é que deveria ter mais uma porta para embarque, tanto doméstico quanto Internacional. Tem dias que chega a hora onde está embarcado TAP e Condor, vira inferninho, o mesmo com o embarque doméstico nos horários de pico.

Quanto à saturação, não acho que seja insustentável. No ano passado, fiquei esperando um voo em Salvador das 07 da manhã até 5 da tarde, quase 12 horas dentro do aeroporto, e o que percebi é que é um aeroporto oscilante, pois tem horas que está completamente lotado, e outras que está muito vazio.

Na minha opinião, uma ampliação de pátio era necessária, tudo isso.
que thread legal, tava faltando um assim! parabens pela iniciativa! o aeroporto me traz boas recordaçoes, pq ja trabalhei numa companhia aerea. acho o 2 de julho lindo, mas realmente penso que ja deveria ser ampliado. deveriam construir mais uma area de embarque, com mais fingers, antes q o aeroporto esteja saturado, o q esta proximo. nao acho q falte modernidade, pois comparado aos outros aeroportos brasileiros q conheço, o nosso eh bem moderno, mas deveriam dar uma melhorada no terreo mesmo.
Realmente eu acho que é um aeroporto bonito e conseguiu aliar a faixada antiga com o novo terminal. O aeroporto já passou a capacidade de pax instalada de 6milhões de paxs/ano, apesar disso como o calmon falou, sempre tem horários sem tanto movimento. Eu acho que o local que precisa de maiores intervenções é o terraço, poderiam colocar mais lojas e cafés ali, por que não tem nada, e ali sim parece que o ar tá quebrado.

O estacionamento por diversas vezes fica lotado, na verdade sempre é dificil achar vaga lá. Uma coisa que é extremamente mal feita é a rampa de acesso ao 2° andar do estacionamento, muito inclinada. Esse mesmo problema tinha na ladeira para desembarcar pax no embarque, só que consertaram.

·
Sotero
168 Posts
LipeSSA, muito legal a sua iniciativa. Falando do aeroporto, o 2 de Julho poderia ser um aeroporto bem melhor, mas infelizmente quem cuida dele em SSA e a Infraero em BSB não dão a devida importância que o mesmo merece, e aí fica a sensação de um aeroporto provinciano.

·
.
119,839 Posts
VOO SALVADOR-MIAMI DA AMERICA AIRLINES TEM AUDIÊNCIA ACIMA DA MÉDIA​

O vôo direto entre Salvador e a cidade americana de Miami e que é operado diretamente do aeroporto internacional da capital baiana até os Estados Unidos é um dos que tem maior venda de assentos entre todas as linhas internacionais da empresa America Airlines, operadora do vôo. O número de pessoas que compra os bilhetes para sair de Salvador para Miami e o destino inverso é de cerca de 70% da capacidade total da aeronave.

Segundo informações do dirigente da empresa no Brasil, Dilson Verçosa, o número é expressivo não só pelos desempenho absoluto, mas também levando em conta que 50% dos ocupantes da linha são americanos e que os Estados Unidos foram um dos países que mais sofreram com a crise econômica internacional. Como a crise é restritiva, em um período de cinto apertado uma atividade considerada “supérflua”, como o turismo, é uma das primeiras a ser deixada de lado.

Verçosa explica que, em muitas outras linhas da companhia, a ocupação é de apenas 30% dos assentos. A criação da linha Salvador-Miami fez com que, de acordo com o presidente da ABAV-BA, Pedro Costa, o número de desembarques diretos dos EUA para a Bahia crescesse bastante. Em 2008, este número subiu 334% com grande contribuição dos passageiros que desembarcam pela linha direta.

http://www.bahiaeconomica.com.br/index.php?menu=noticia&COD_NOTICIA=3492

·
Registered
1,176 Posts
Muito Lindo o aeroporto !!

No tempo que fiquei por lá, quando fiz conexão, fiquei no estacionamento vendo os pousos e decolagens. hehe !!

·
Registered
4,471 Posts
:eek:kay: Parabéns Lipe, bela iniciativa.

O aeroporto de Salvador em nada parece uma rodoviária, pelo contrario, é muito bem construido, funcional, e com área e projeto de expansão tanto para terminal de passageiros e aeronaves, como para uma segunda pista paralela a existente, permitindo o pouso e decolagem simultâneos.

Passarão pelo aeroporto provavelmente 700.000 passageiros a mais que a capacidade de 6 milhões do terminal. Sendo o aeroporto mais movimentado do norte/nordeste brasileiro.

Segue abaixo uma perspectiva das ampliações previstas para o aeroporto:

1 - 20 of 23740 Posts