SkyscraperCity banner

1 - 20 of 261 Posts

·
Enlightened user
5,782 Posts

A Suécia (em sueco: Sverige; pronúncia: své-rié; IPA [ˈsværjɛ:]), oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa do Norte. Tem fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, sendo banhada pelo Mar Báltico a leste e a sul. Está separada da Dinamarca a sudoeste pelo estreito de Öresund, sobre o qual corre a ponte de Öresund.

Com uma área terrestre de 407 311 km², um comprimento de 1 572 km e uma largura de 499 km, a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia em termos de superfície. É constituída por um terreno plano ou ondulado na sua parte sul, enquanto a parte norte apresenta uma planície costeira seguida de um interior acidentado culminando em alta montanha junto à fronteira com a Noruega.

Possui uma população total superior a 10 milhões de habitantes (2018). Apresenta uma baixa densidade populacional, com cerca de 23 habitantes por quilômetro quadrado, mas conta todavia com uma densidade consideravelmente maior na metade sul do país. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. A capital e maior cidade do país é Estocolmo (com uma população de 1,3 milhão na área urbana e de 2 milhões na área metropolitana), centro do poder político e econômico do país.

É uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo e um monarca com funções unicamente representativas. [10] Tem uma economia altamente desenvolvida e diversificada, largamente baseada hoje em dia em serviços. [10] O país ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia, depois da Islândia, da Dinamarca e da Noruega, segundo a prestigiada revista inglesa The Economist. O país ainda é considerado um dos mais socialmente justos da atualidade, apresentando um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo. A Suécia é membro fundador da Organização das Nações Unidas, da União Europeia desde 1 de janeiro de 1995, e da OCDE.[14] Isso se reflete no fato da Suécia estar, desde que a ONU começou a calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seus membros na década de 1980, entre os mais bem colocados países do mundo de acordo com o indicador.

A Suécia emergiu como um país independente e unificado durante a Idade Média. No século XVII o país expandiu seus territórios para formar o Império Sueco. A maior parte dos territórios conquistados fora da península Escandinava foram perdidos durante os séculos XVIII e XIX. A metade oriental da Suécia, o que hoje é a Finlândia, foi perdida para a Rússia em 1809. A última guerra na qual a Suécia esteve diretamente envolvida foi em 1814, quando a Suécia forçou por meios militares a Noruega a se juntar ao país e criar o Reinos Unidos da Suécia e Noruega, uma união que durou até 1905. Desde então, a Suécia ficou em paz, com a adoção de uma política externa não alinhada em tempos de paz e de neutralidade em tempo de guerra.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Suécia

Estocolmo | Stockholm

Malmo

Gotemburgo | Goteborg

Uppsala

Boas.... Vou-vos brincar aqui com umas 38 fotos dessa maravilhosa cidade que é Uppsala, na Suécia! :D

Uppsala situa-se a cerca de 70 kilometros a norte de Estocolmo, sendo que o mais importante aeroporto de Estocolmo (Aeroporto de Arlanda) fica quase exactamente no meio das duas cidades.
Creio que é a 5ª ou 6ª maior cidade Sueca.

É uma cidade universitária, sendo o lar da prestigiada e mais antiga universidade sueca (creio eu, mas não tenho a certeza).

Nota-se bem que é uma cidade Universitario, visto haver muita gente jovem na ruas, principalmente no lado Oeste do rio, que é o lado Universitario da cidade.

Começo com as fotos:

Uma rua Uppsaliana... relativamente longe do centro:

O majestoso(lol) castelo de Uppsala, côr de Salmão:

Com os canhões apontados para a catedral da cidade (a mais importante da Suécia creio)... o Johnny certamente saberá isso melhor ;):

Isto é uma qualquer espécie de sino, e deve ter um significado qualquer, embora eu não saiba qual... está à beira do castelo:

Museu de que não me lembro o nome, mas pertence À universidade(aquela cúpula lá em cima é o teatro anatómico, ou lá como se chama, onde os corpos são dissecados em frente a uma plateia de estudantes de medicina... ou pelo menos era assim... hj em dia provavelmente já só serve como museu memso:

E agora, o edifício da reitoria (não é reitoria, mas pode-se chamar isso) da universidade.
É o edifício principal (embora administrativo principalmente) da universidade.
Alguns premios nobeis (nomeadamente o da paz, ao que parece) vêm dar um discurso ao salão/sala de espectaculos deste edifício, depois de receberem os nobeis.
Peço desculpa pro não ter fotos do impressionante salão/sala de espetaculos, porque estava ocupada... estavam lá a ensaiar qualquer coisa, embora eu ainda tenha visto o interior e é qualquer coisa de espectacular... mas n tenho fotos :(.

Interiores do melhor, na minha opinião... só faltaram mesmo fotos da sala principal:

Fim do 1º post.

·
Enlightened user
5,782 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Fim de tarde por terras do norte:

Rio em parte gelado(aqui à beira da ponte não está gelado porque há uma espécie de açude, o que faz com que a água não congele):

Um pouco do centro... infelizmente quase não tenho fotos da parte mais central, e estas duas não estão grande coisa:

Nesta, vê-se ao fundo a praça principal:

E esta é a rua mais movimentada lá do sítio... a Santa Catarina de Uppsala. ;):

Vista matutina da janela do quarto do meu irmão, onde eu estava a dormir:

Avenida Uppsaliana... longe do centro:

O lago dos patos... o lema patal é: "Nunca te deixaremos congelar!":

Fim do 2º post.

·
Enlightened user
5,782 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Isto são fotos de uma passeada que eu dei por Uppsala... não pelos sítios turisticos, mas sim andando pr lá a vaguear... por sítios com pouca gente... como eu também gosto de fazer:

Rio congelado:

A imponente catedral:

Foto de uma rua qualquer...

Edifícios bonitos:

Caminho no meio da neve:

Torres da catedral:

Passeata no cemiterio... é um cemiterios muito aberto... nada tipo murado ou assim, como cá em Portugal... Posso-vos dizer muito sinceramente que não há nada melhor para relaxar do que um passeio pelo cemitério(que é como um parque) coberto de neve, quando está a nevar :):

Suburbios Uppsalianos(acho que é uma parte rica da cidade):

Bicicletas (muita gente anda de bicicleta por lá... eu também andei! :D):

Avenida:

Fim do 3º post.

·
Enlightened user
5,782 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Não me perguntem o que é este edifício... mas gostei:

Entrada para um parque:

Mais uma vez a mui nobre catedral:

Foto nocturna de um edifício de estudantes. Há varios blocos como este nesta zona (O Flögsta), e alojam na grande maioria estudantes... nomeadamente muitos de Erasmus... o meu irmão já viveu aqui:

Catedral com céu azul:

Chaminé.... estava sempre a deitar fumo esta... Uppsala tem também uma importante parte industrial:

Foto artística(lol), para mostrar que alcool não falta nas noites desta cidade universitaria. :D
A foto foi tirada de manhã... certamente que pouco depois isto foi limpo, porque a cidade é muito limpa, como se pode imaginar:

E por fim, foto nocturna na minha última noite.... antes de partir para o aeroporto... da janela do quarto do meu irmão:

FIM!

Espero que tenham gostado... eu adorei a semana que passei lá! :D

·
Registered
9,588 Posts
Boas fotos Nephasto :eek:kay:
A catedral da cidde tem uma forma muito elegante,mas ela era muito mais bonita antes da reforma que passou,no inicio do seculo XX julgo eu,e que tirou muitos ornamentos que davam mais charme ao edificio.

·
Whatever
45,866 Posts
:applause::applause::applause: Estão fantásticas! Tanta neve!!! :cry:

A catedral é de facto a mais imponente da Suécia, é onde são coroados os reis e rainhas suecos.;) Tantas fotos!:hug:

A chaminé que estava sempre a deitar "fumo" não é mais que uma central térmica e aquilo é vapor de água.;)

Tava muito frio?:D

·
Enlightened user
5,782 Posts
Discussion Starter · #9 ·
JohnnyMass said:
:applause::applause::applause: Estão fantásticas! Tanta neve!!! :cry:

A catedral é de facto a mais imponente da Suécia, é onde são coroados os reis e rainhas suecos.;) Tantas fotos!:hug:

A chaminé que estava sempre a deitar "fumo" não é mais que uma central térmica e aquilo é vapor de água.;)

Tava muito frio?:D
Se há vapor de água a sair, e não é nuclear, como obviamente não é, também terá de haver fumo nalgum lado. :yes:
A ideia era mostrar um pouco da zona industrial de uppsala... e aquela chaminé era uma landmark no skyline uppsaliano! :D

Quanto ao frio... esteve sempre fresco... mas não tive grande sorte com o tempo... encoberto e maximas à volta dos 0 graus na maior parte dos dias... lá mais para o fim ficou mais frio e o ceu ficou limpo. :D

O mais frio que apanhei foi -10, mas o frio não me chateou nadinha!
Venha esse frio todo! :D

·
Enlightened user
5,782 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Quanto tiver tempo e paciência faço o thread de Estocolmo... e da viagem de volta.

Devo fazer isso lá para 4ª. ;)

·
Moderator
17,865 Posts
Parece ser muito interessante! Nao foste a Estocolmo!?

·
Moderator
17,865 Posts
JohnnyMass said:
post #12!:D
Pois.. n li.. pensei que era chacha! :lol:
Entao e fotos de Estocolmo nephasto!? :D

·
Registered
8,336 Posts
Tremenda a catedral!!! :drool: E nem por ter ficado menos rica estilisticamente devido ao movimento reformista, perde a sua imponência e beleza :drool:

Apesar da muita neve que cobre grande parte da cidade e não deixa ver muito bem o traçado e pavimentos desta, dá pra ver que Uppsala é uma bela cidade, e que os estudantes tomaram conta dela definitivamente :lol:

Espero realmente poder aproveitar um convite duma colega minha, que foi fazer Erasmus para Estocolmo, para ir lá visitá-la :D

Boas fotos, Nephasto! :eek:kay:

1 - 20 of 261 Posts