Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Usina vai gerar metade da energia necessária na área residencial do Recife e usará óleo combustível como insumo. Investimento é de R$ 590 milhões. Produção de energia começa em janeiro de 2012

O complexo Industrial e Portuário de Suape terá a sua segunda termelétrica, a Suape II, que vai começar a ser construída em meados de 2009. O empreendimento vai demandar um investimento de R$ 590 milhões, gastos principalmente na implantação da área física e na compra de equipamentos. A energia produzida pela térmica vai usar como matéria-prima o óleo combustível.

“Fechamos contrato para vender energia no leilão de 2007 e isso significa que o início da operação da térmica tem que ocorrer em janeiro de 2012”, explicou Luís Amoroso, especialista da área de energia do Grupo Cide, que está fechando uma participação acionária no consórcio de empresas que vai construir a termelétrica.

O grupo Cide é formado pela empresa Bertin - que atua na área de alimentos - e a Equipav, que tem investimentos no setor de produção de etanol.

O sócio que está a frente da termelétrica é a Petrobras, que fez inclusive o estudo de viabilidade econômica do empreendimento e o submeteu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo Amoroso, a Petrobras tem 20% do consórcio que vai construir a termelétrica.

A Aneel também deverá homologar os novos participantes do consórcio que serão os donos da termelétrica. “Está tendo uma transferência do controle acionário no momento, mas este processo terá que ser aprovado pela Aneel”, comentou Amoroso, acrescentando que as negociações estão avançadas, mas ainda envolve algumas etapas. Ele informou também que não há previsão da data da homologação dos novos sócios pela Aneel.

O terreno da térmica já foi escolhido e fica no município do Cabo de Santo Agostinho.

O empreendimento terá 350 megawatts (MW) de potência instalada. Isso é suficiente para atender a metade da demanda residencial de energia elétrica da Região Metropolitana do Recife (RMR), que tem cerca de 3 milhões de habitantes.

AUTORIZAÇÃO

O Ministério de Minas e Energia autorizou a Termelétrica Suape II a atuar como produtor independente de energia elétrica, segundo a portaria 217, que foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira.

A Aneel autorizou ainda a implantação do sistema de transmissão da térmica, formado por uma subestação de energia que vai recebê-la em alta tensão.

A primeira termelétrica que se instalou em Suape foi a Termopernambuco, que iniciou as suas operações em 2004, mas até hoje não funcionou com a sua capacidade total por falta de matéria-prima, o gás natural. A Termopernambuco pertence ao Grupo Neoenergia, que é dono da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Fonte: Jornal do Commércio.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Sinceramente.óTIMA notícia ALF , mas atrai "almas" .

.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sinceramente.óTIMA notícia ALF , mas atrai "almas" .

.
Já providenciei umas coisinhas para nos proteger das almas penadas:







Pelo sim, pelo não também vai:









Acho que isso é o suficiente ou será que é preciso alguma oração? :D
 

·
Registered
Joined
·
142 Posts
7 vezes a capacidade da Termocabo. É capaz de ter linha direta do porto de Suape. Esta vai ficar bem próximo do entroncamento do Porto de Suape, vizinha da Refinaria. Tem várias outras previstas pra PE e pro o resto do NE, principalmente CE e BA. Depois posto uma lista que me mandaram com as UTE do leilão de 2007/2008.
 
1 - 7 of 7 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Status
Not open for further replies.
Top