Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 76 Posts

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Como sempre comento, utilizo a linha A nos finais de semana no período noturno, quase perto do término da operação comercial.

É possível notar que a composição sempre está em estado lastimável, sempre suja, algo que é mais raro durante o dia em dias de semana.

Hoje o meu itinerário.
Saí da minha casa atrás da estação do Metrô LUZ às 13:00 Horas, regressei às 23:40.

LUZ (Linha 1) > Liberdade (Pausa para almoço e para minha namorada comprar umas porcarias na feirinha) > Liberdade (Linha 1) >
LUZ (Linha A) >
Barra Funda (Linha B) >
Presidente Altino (Linha C) > Grajaú (Linha C) >
Santo Amaro (Linha 5) > Largo 13 (Linha 5) > Capão Redondo (Linha 5) >
Santo Amaro (Linha C) > Hebráica Rebouças (Shop. Eldorado - Pausa para jantar! e para minha namorada comprar umas porcarias. [2]) > Hebraica Rebouças (Linha C) >
Osasco (Linha B) >
Barra Funda (Linha A) > LUZ

(Ufa, finalmente cheguei em casa agora a pouco!)

Abaixo as fotos que tirei, repare a quantidade de cigarros e latas de cerveja,
não tirei mais fotos porque o povo era muito estranho. Primeiro carro, é importante lembrar que foi o último quando esta composição ia para morato, sendo que foi a única vez que presenciei pessoas fumando no carro e consumindo maconha. (Não hj, mas já ví na Linha A sentido morato FDS de noite):

·
Moderator
38,510 Posts
Fala, Zé! Que você foi fazer na minha terra, passear:tongue2:? Essas fotos mostram uma realidade importante: os trens ficam limpos quando a CPTM quer. Em certos horários "underground", eles ficam imundos:(. Vi isso também na Linha 12/F, quando fui passear com o Luiz e o Evandro.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Fala, Zé! Que você foi fazer na minha terra, passear:tongue2:? Essas fotos mostram uma realidade importante: os trens ficam limpos quando a CPTM quer. Em certos horários "underground", eles ficam imundos:(. Vi isso também na Linha 12/F, quando fui passear com o Luiz e o Evandro.
Fui mostrar para minha namorada a linha 5 rsrsrs.
Ah é? Da outra vez vou ai tomar um café! rssrrs

Tiago, tem coisas engraçadas.
O povo do capão redondo por exemplo não tem um nível sócio-econômico tão superior ao povo de morato, caieiras e eles não sujam o trem.

Todos trens dessa aventura estavam IMPECÁVEIS, menos os da linha A.
Os da linha B bem limpinhos tanto na ida quanto na volta, o mesmo se aplica aos budds do metro, ao 2700 que fui e voltei, aos outros dois 3.000 que andei, e aos alstons da L5.

Só os da linha A que estavam imundos.

Uma observação a fazer, deveria ser "QUANDO OS USUÁRIOS QUEREM".
Sou mais drástico. Deveria ter silva dando porrada em todo e qualquer marreteiro que é um dos responsáveis direto por essa sujeira, e também porrada em usuário suíno.

E tem uma coisa né. Isso é Cigarro e Cerveja!
Claro que também tinha salgadinho no chão, mas olha a gravidade....
Fora que o carro fedia, e as fotos não mostram a sujeira em toda sua "plenitude"

·
Registered
3,719 Posts
Infelizmente, isto também tem um pouco do ranço do povo: "ah, é trem"...
Ando sempre na linha D da CPTM (e ao que parece, ela é das mais limpas), no metrô - linha 1 e no corredor de ônibus EMTU Jabaquara - São Mateus.
Adivinhem onde acha-se mais sujeira??

·
Registered
10,229 Posts
Até os silvas sujam as estações, eu já vi.

Na linha A a venda desses itens é maior, por isso é mais fácil ver a sujeira.

Muitos seguranças são coniventres com a venda, tem uns até que são amigos dos marreteiros.

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Até os silvas sujam as estações, eu já vi.

Na linha A a venda desses itens é maior, por isso é mais fácil ver a sujeira.

Muitos seguranças são coniventres com a venda, tem uns até que são amigos dos marreteiros.
Bem.
A questão dos marreteiros acho mais grave na Linha B.

Os malditos guardas patrimoniais são mesmo amigos dos vendedores, já ví uma guarda me confessar que sempre finge que não vê nada e se o supervisor dela está na área dá um toque para ninguém passar no caminho dela....

Odeio a guarda patrimonial terceirizada da CPTM.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,831 Posts
É que a limpeza deve ocorrer só na hora comercial, o pessoal da faxina deve trabalhar só até o final do pico (lá pelas 20 hrs), mas quando o trem volta para o pátio ele é limpo pra estar em ordem no dia seguinte.

Creio que o mesmo ocorre no metrô, mas lá o pessoal deve ser mais consciente e não larga tanta sujeira nos trens.

·
Banned
1,194 Posts
Infelizmente, é assim :eek:hno:

Sempre evito o último carro no sentido Francisco Morato.
Detalhe que o trem das fotos (série 1100) é o mais odiado pelos usuários da referida linha!

·
Registered
10,229 Posts
Bem.
A questão dos marreteiros acho mais grave na Linha B.
Sim, eu também acho.
Mas na linha B as estações são mais proximas, o que gera um movimento de passageiros um pouco melhor, daí vc até pode guardar a sujeira e jogar na lixeira da estação (sonho meu... :|)
Na linha A tem estações mais distantes, daí ninguem quer ficar guardando pra jogar na lixeira

essa é a minha opinião

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Sim, eu também acho.
Mas na linha B as estações são mais proximas, o que gera um movimento de passageiros um pouco melhor, daí vc até pode guardar a sujeira e jogar na lixeira da estação (sonho meu... :|)
Na linha A tem estações mais distantes, daí ninguem quer ficar guardando pra jogar na lixeira

essa é a minha opinião
Faz sentido. Distâncias praticamente metroviárias.
Vou dormir kkk

·
phverano
1,536 Posts
para esses casos de sujeira tam duas soluções:

-educação do povo
-limpeza urbana maluca e paranoica

aqui no rio a segunda opção foi utlizada... as coisas nos dias normais estão sempre muito limpas porque mal cai algo no chão vem um gari limpar... tem uma lixeira LARANJA a cada dois postes... o problema são em dias com algum evento que a falta de educação da galera é maior que a eficiência da COMLURB...

ai que ta... conheço algumas cidades menores, como Petropolis que a educação das pessoas é um pouco diferenciada... jogar algo no chão é motivo de olhar publico MORTAL... algumas outras cidades grandes do mundo tem esse nivel de consicêntização da população... do Brasil eu tiro Curitiba como bom exemplo...

O que eu fico indignado não é com a falta de limpeza da CPTM, mas com a falta de educação e inteligências das pessoas! Depois que tacam latinha e gimba de cigarro no chão, reclamam que esta sujo e quero ver sentar no banco sujo depois!

Sei la... eu fico muito decepcionado as vezes com brasileiro...porque quando chega num local considerado "desenvolvido" faz tudo nos conformes.... chega no Brasil ja avacalha tudo...

Eu acho que as prefeituras das grandes cidades deveriam fazer campanhas para envergonhar quem suja a cidade... juntamente com espalhar milhares de lixeiras pela cidade com umas placas da campanha... sei la... pelo menos incentiva e deixa a pessoa que fazer m**** com cara de c* e pensando duas vezes...

·
Moderator
38,510 Posts
Fui mostrar para minha namorada a linha 5 rsrsrs.
Ah é? Da outra vez vou ai tomar um café! rssrrs
Opa, pode vir, eheheh!

Tiago, tem coisas engraçadas.
O povo do capão redondo por exemplo não tem um nível sócio-econômico tão superior ao povo de morato, caieiras e eles não sujam o trem.

Todos trens dessa aventura estavam IMPECÁVEIS, menos os da linha A.
Os da linha B bem limpinhos tanto na ida quanto na volta, o mesmo se aplica aos budds do metro, ao 2700 que fui e voltei, aos outros dois 3.000 que andei, e aos alstons da L5.

Só os da linha A que estavam imundos.

Uma observação a fazer, deveria ser "QUANDO OS USUÁRIOS QUEREM".
Sou mais drástico. Deveria ter silva dando porrada em todo e qualquer marreteiro que é um dos responsáveis direto por essa sujeira, e também porrada em usuário suíno.

E tem uma coisa né. Isso é Cigarro e Cerveja!
Claro que também tinha salgadinho no chão, mas olha a gravidade....
Fora que o carro fedia, e as fotos não mostram a sujeira em toda sua "plenitude"
Realmente, na verdade, fiquei chateado com a Linha 12/F da última vez em que fui lá e generalizei. Mas bem que a CPTM poderia fazer uma fiscalização maior com relação aos marreteiros. Se não me engano, em 2006 ela recebeu mais de 16 mil reclamações, e provavelmente uma boa parte delas se referia a sujeira nos trens. Enquanto existir a venda de bebidas, cigarro e alimentos nos trens, vai ser muito complicado manter a limpeza:(. Ah, na Linha 5, existe uma forte campanha incentivando a manutenção da limpeza e a denúncia de vandalismos. Provavelmente, se você ficou alguns minutos em alguma estação, você deve ter ouvido várias vezes: "Colabore com a limpeza dos trens":lol:.

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Nossa, que "imundiça"! hahahahahahaha
Falando sério agora, realmente esse povo é muito sujo mesmo. A CPTM deveria parar de encher o saco de quem tira fotos dos trens e por esses guardinhas imbecis pra trabalhar.

·
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA
601 Posts
Uma coisa engraçada que eu vejo é que a CPTM sempre dá o seguinte AP:
"É proibido fumar nos trens e estações".
Os usuários fumantes só entendem a primeira parte. Já cansei de ver gente parado em frente à porta do trem, em Itapevi, Palmeiras-Barra Funda, Júlio Prestes, sempre fumando. Terminando de fumar, aliás, pra depois entrar no trem.

Sobre produtos comercializados, não querendo justificar os marreteiros, mas pelo menos na Linha B, não me lembro, em um passado recente, de ver venda de cigarros. Isso vem de fora. Claro, não justifica o comércio ilegal de qualquer outra mercadoria, coisa que ainda é grande na Linha B, mas vem diminuindo sim.

Sobre a limpeza em si, o que ocorre é o seguinte: além das distâncias percorridas serem menores, no Metrô, Agente de Segurança interpela usuário fumando sim (um inclusive me relatou um caso). E a limpeza é melhor estruturada. Na Linha 3, pelo menos, as funcionárias já vem limpando desde a estação Marechal Deodoro, e mudam de carro ao chegar em Barra Funda, indo para o Terminal de Manobra realizando seu trabalho também. Já na Linha B, as funcionárias entram em Júlio Prestes, dão uma varrida meia-boca, e passam um pano mais meia-boca ainda em Itapevi. São 59 minutos entre cada passada meia-boca de vassoura ou pano. Em 59 minutos, um trem pode chegar imundo em uma estação terminal, e apenas sair "um pouco" sujo da mesma. No Metrô, na Linha 3, são por volta de 35 minutos entre cada varrida (pois acredito que exista procedimento parecido na chegada do trem em Corinthians-Itaquera), e possibilidade de recolhimento do trem se a situação for grave (vômito, por exemplo). Aliás, há umas duas semanas, fui embarcar em Barra Funda por volta das 21h, indo pra casa, e quase entrei na maior roubada: a porta que parou em frente à minha pessoa liberava acesso ao fundo de um carro completamente tomado pelo vômito. Além do cheiro insuportável, era realmente um sabão pisar ali. Eu desisti e fui pra porta seguinte. Naquela região o cheiro não chegava, mas a visão de aventureiros que foram à última porta caindo naquela gosma foi mais pitoresca que as mais pitorescas vídeo-cassetadas do Faustão... E estava acompanhado de dois amigos. Situação cômica, mas que demonstra como é que funciona a coisa em alguns casos, na CPTM. Trem que tinha acabado de vir de Júlio Prestes...

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Álias ionhollfman, vc parou no tempo né? As cores que vc usou e a denominação das linhas ta na forma antiga hahahahahaha.

1 - 20 of 76 Posts