Skyscraper City Forum banner
1 - 6 of 6 Posts

·
Catarinense
233 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Faz pouco tempo li uma reportagem do Correio Braziliense tratando da migração de brasileiros de todos os estados para o Distrito Federal. Observei que, dentre os estados do Sul, Santa Catarina possui um fluxo migratório baixíssimo se comparado ao Rio Grande do Sul e Paraná. Mesmo considerando que o RS e o PR têm população maior do que SC, o que naturalmente levaria daqueles estados um maior número de migrantes, constatei que é muito baixo o número de catarinenses no DF (o mesmo de Roraima).

A reportagem trata de todos os estados do Brasil, mas especifiquei sobre o sul, pois sou catarinense e moro em Brasília.
A reportagem está no link:
http://www.correiobraziliense.com.b...SCE+E+SUPERA+O+DOS+NASCIDOS+EM+BRASILIA.shtml

Tabela de nativos de outros estados e que moram DF:
http://www.correiobraziliense.com.b...2/2010/09/10/212313/20100910022930469054e.jpg

Resumindo a questão da região sul:

Número de moradores nascidos em cada estado, por ano:

2008
RS - 17 mil
PR - 10 mil
SC - 4 mil

2009
RS - 18 mil
PR - 15 mil
SC - 2 mil

Ficam algumas questões...
Na sua opinião, o que você acha que leva um grande número de gaúchos e paranaenses para o DF? E o que faz com que poucos catarinenses miguem na mesma proporção?

·
Catarinense
233 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Bom, o mínimo que posso fazer é começar por mim.
Vim pra cá por motivos profissionais, através da aprovação em concurso público. Poderia ter ficado em SC, pois no meu querido estado também consegui passar em outros concursos. No entando, por questões salariais, optei em vir pro DF e, apesar da enorme saudade, não pretendo voltar, pelo menos por enquanto.
Antes de tomar minha decisão, pensei muito, quase desistí de vir. Tive uma educação muito focada em minha terra, minhas raízes, amigos, família. Também sempre tive oportunidades de trabalho, mas nunca me dei por satisfeito.
Acho que o povo gaúcho e paranaense não se mostra tão conservador em saírem de suas terras e se aventurarem mundo afora.

·
Christopher
17,520 Posts
Olha, pois questões de limitação atenuada de desenvolvimento em várias regiões do Estado, e em consequencia disso, a parca visionaridade em que várias profissões tem diante de suas perspectivas, eu tenho o desejo de buscar espaço em outros centros.

Brasília eu não possuo nenhum entusiasmo, porém é um sério candidato devida minha profissão. Estive aí semana passada, e a cultura nortista e nordestina eu vi que impera muito, deste modo, sulista é meio que "gringo". Talvez seja reflexo mesmo da dificuldade em desenraizar um sulista de sua terra, como eu vejo que seja a maioria, e como você bem mencionou. Mas a corrente migratória mesmo para BSB é a sorte/competência de concurseiros de plantão.

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Acho que o catarinense em sua maior parte não tem necessidade de ir pra Brasilia, há sim casos que ao meu ver são raríssimos, mas bom ainda, tomando o exemplo de vc mesmo lumpy29, os catarinenses qdo saem pro outro estado, ou vai pra abrir algum negócio ou é por vaga de empregos qualificados ou concurso publico. mas é claro não é 100% assim, mas na regra geral o é.

·
Registered
2,842 Posts
^^ verdade hein, acho que gaúcho e paranaense vão pra lá fugindo da pobreza. :lol:

Considero esses dois como os povos mais empreendedores do país, só olhar e ver o que fizeram no CO, parte do N, e do oeste do NE. Acho que Brasília deve seguir o exemplo, ainda mais se contarmos a extensa bancada política que existe lá.

·
Registered
6,952 Posts
Estive aí semana passada, e a cultura nortista e nordestina eu vi que impera muito, deste modo, sulista é meio que "gringo"
Eu também notei isso. A cultura popular que predomina é mesmo do N/NE, e todo o pessoal que trabalha na área de serviços é dessa região.
Enquanto os moradores do S/SE ocupam mais os cargos públicos.

1 - 6 of 6 Posts