SkyscraperCity Forum banner

Super Thread: Barra de Guaratiba, pacato bairro da Zona Oeste carioca

26291 Views 48 Replies 26 Participants Last post by  gui_x_
51
Conforme prometi, aqui estão as fotos de Barra de Guaratiba. O bairro é a terra dos meus avôs, mas confesso que me decepcionei muito, as casas estão muito mal cuidadas.

Sua população é de menos de 5 mil habitantes. Saindo do Recreio, têm-se duas opções : Subir a Avenida das Américas pela Grota Funda, onde a descida já está em territórios de Barra de Guaratiba. Ou pela Estrada Estado da Guanabara, passando pela Prainha e Grumari. Também é possível ir por Campo Grande. Aliás, o povo de lá tem um ligação intensa com campo Grande, pois até pouco tempo atrás toda região de Guaratiba fazia parte de Campo Grande. Mas, o Recreio fica mais perto.
Só existem duas linhas de ônibus : Para Campo Grande e para a Barra da Tijuca.

SÍTIO BURLE MARX

Barra de Guaratiba em 1967

Aqui começam minhas fotos , tirei em 23 de abril.

Principal Estrada do bairro, que dá acesso à Praia.

Manguezal e Lagoas : Início da Baía de Sepetiba

Pontes para a Restinga da Marambaia

O acidente geográfico que dá nome ao bairro, o encontro do Canal de Guaratiba com o mar, ou seja a Barra de Guaratiba.​

Principal ponte para a Restinga

Essa casa tem essa visão :

Centrinho do Bairro

Ladeiras do bairro

Chegando à Praia Grande...

Do alto da Estrada da Vendinha, avista-se a Restinga... é por aqui que dá acesso as praias selvagens do bairro

ESTA É A PRAIA GRANDE, PRINCIPAL PRAIA DO BAIRRO....

Esgoto na praia..

Essa é a Prainha de Guaratiba

Calçadão da Praia Grande, sempre lotado e com muita gente favelada...rssss

Lindo D+

Casas da Praia Grande

Indo para a PRAIA DO CANTO

Ladeiras básicas :

Mirante na Praia do Canto, ao fundo a Restinga, e mais a frente a Praia Grande.

Casas da Praia do canto

Como conseguem ???

Finalmente chega-se à Praia do Canto

AGORA, AS PRAIAS SELVAGENS DE BARRA DE GUARATIBA, AS FOTOS NÃO SÃO MINHAS, PARA SE CHEGAR LÁ, É PRECISO FAZER UM LONGA TRILHA. TUDO COMEÇA NA ESTRADA DA VENDINHA, NO CENTRO DO BAIRRO .

Praia do perigoso

Ilha Rasa

Pedra da Tartaruga, observe ao fundo a Pedra da Gávea.

Visão com as Praias do Meio, Perigoso e dos Búzios

É isso aí pessoal, foi legal ir à Barra, porque lembra minha infância, foi lá que vi o mar pela primeira vez, já que eu morava em Campo Grande. A paisagem é linda, mas as construções são bem feias... !
Quando a situação em Senador Camará melhorar faço fotos de Bangu.
See less See more
1 - 20 of 49 Posts
Nossa Gilson... amei o thread e o bairro!
Não lembrava muito do bairro e não conhecia essas ruas internas...
Lindo demais, as casas devem ter uma vista impressionante !
Lembra muito Jurujuba, em Niterói.

Não consigo entender o IDH de 0,744, ocupando junto com Pedra e Guaratiba, a 118º posição no ranking municipal (2000).

Mais um thread fantástico, parabens Gilson, mais uma vez você me deixou com vontade de andar pela região :D
Nossa..que lugar bonito!!! Pena é ser meio afavelado, tendo casas mto boas e outras mto ruins! Mas valeu Gilson!
Lindas fotos!As belezas naturais de lá continuam com tudo!Praias belíssimas!Gostei da foto do centrinho(gostei dos casarões no alto) e de algumas das casas à beira mar, mas as ruas internas realmente são muito feias.Também não entendo o baixo IDH do bairro, provavelmente é por estar incluso com Guaratiba e Pedra de Guaratiba para a coleta dos dados(em razão de sua pequena população), esses sim bairros pobres e feios, separadamente a Barra de Guaratiba deve ter um IDH bem melhor!
lindo teu thread ;) parabens... Amo o sítio do Burle Marx
O Rio realmente é surpreendente, vai desde praias badaladas a vilas típicas como Barra de Guaratiba, pelas fotos aparenta ser bem tranquila e cercada por uma linda natureza.
Parabens!
Essa região lembra as cidades da riviera italiana, tipo Capri, Anacapri !!! pena q não são bem aproveitadas pelo turismo ! lindas fotos !
Para quem acha esse lugar tranquilo e pouco falado, basta dizer que em finais de semana a estrada que liga a Av. das Américas à Barra de Guaratiba fica parada, devido ao excesso de carros que vão para lá - para quem deseja ir até aí, recomendo irem pra lá de manhã, bem cedinho...

Mesmo assim, belíssimo lugar!

Abraços e parabéns pelas fotos!
É NÉ SEU ZEH... VC NEM VIU I THREAD DE CAMPO GRANDE...
Para quem acha esse lugar tranquilo e pouco falado, basta dizer que em finais de semana a estrada que liga a Av. das Américas à Barra de Guaratiba fica parada, devido ao excesso de carros que vão para lá - para quem deseja ir até aí, recomendo irem pra lá de manhã, bem cedinho...

Mesmo assim, belíssimo lugar!

Abraços e parabéns pelas fotos!

Realmente é uma loucura a Estrada Burle Marx e a Estado da Guanabara ficam congestionadas. Eu fui por volta de 15:00 do dia 23 de abril e ainda tava bem cheio.
Que bom rever esse bairro!!
fui lá tem mais de 6 anos!! realmente é um bairro bem simpático mas muito longe! lembro que fiquei quase 3 horas dentro de um ônibus desde Copacabana.
Que bom rever esse bairro!!
fui lá tem mais de 6 anos!! realmente é um bairro bem simpático mas muito longe! lembro que fiquei quase 3 horas dentro de um ônibus desde Copacabana.
ahhhaah é verdade....:)
O acesso é complicado, são 55 km do centro e 28 da Barra...! O bairro fica exprimido entre o mar e a montanha, não tem espaço mais pra nada. Tirando a região próxima da GROTA FUNDA.

See less See more
7
Achei as fotos de quando eu fui lá :

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-
See less See more
Lindas fotos!As belezas naturais de lá continuam com tudo!Praias belíssimas!Gostei da foto do centrinho(gostei dos casarões no alto) e de algumas das casas à beira mar, mas as ruas internas realmente são muito feias.Também não entendo o baixo IDH do bairro, provavelmente é por estar incluso com Guaratiba e Pedra de Guaratiba para a coleta dos dados(em razão de sua pequena população), esses sim bairros pobres e feios, separadamente a Barra de Guaratiba deve ter um IDH bem melhor!
Pois é esse papo é complicado, porque Barra é diferente do resto de Guaratiba. Mas não acredito que seja muita coisa acima não. Bom, nesse papo de IDH, na região Campo Grande tem o maior IDH, porém os dados são de 2000. Muita coisa mudou em alguns bairros nos últimos anos, acredito que em Campo Grande o IDH tem crescido muito. Já Santa Cruz e Guaratiba continua a mesma miséria, é só ver Jardim Maravilha em Guaratiba e Conjunto João XXIII em Santa Cruz.

See less See more
Obrigado pelo complemento RJ TRAVEL. Pelo jeito tem muito carioca que já conhece Barra de Guaratiba. :)
Pelo satélite já tinha observando esse litoral oeste do Rio. Foi bom ver umas fotos em nível da rua daí!

Aliás, por ocasião de um thread de Mangaratiba, até tentei ver um trajeto beira-mar da Barra-sepetiba-Mangaratiba. Parece que não há vias estruturadas, pista dupla... daí que fiquem mesmo congestionadas. (Talvez seja até algo positivo para esses locais...)

Uma pena que o entorno dessa praia foi ocupado de modo bem desordenado, e que as casas sejam bem mal-cuidadas.
A paisagem é linda! Engraçado que eu me lembrei de Jurujuba também, da última caminhada que eu fiz à Fortaleza de Sta Cruz. Acho que é por causa da farofada na praia! :lol:

Essas casas sobre os penhascos são incríveis! Acho que são as mesmas que eram mostradas numa novela, Da Cor do Pecado, por que eu sempre babei. É muito raro ver construções assim no Rio.

Aliás, será que são legalizadas? Tem até rampa pra barco invadindo a faixa de areia...
Olhando toda a área de Barra de Guaratiba por cima, da pra perceber que na verdade há muito espaço livre no bairro, mas em meio a morros.

Da para ver não só esse bairro, mas como todos do Rio, com seus limites marcados. É um KMZ do Google Earth. Se você se interessar, pode baixar-lo neste link :D
A paisagem é linda! Engraçado que eu me lembrei de Jurujuba também, da última caminhada que eu fiz à Fortaleza de Sta Cruz. Acho que é por causa da farofada na praia! :lol:

Essas casas sobre os penhascos são incríveis! Acho que são as mesmas que eram mostradas numa novela, Da Cor do Pecado, por que eu sempre babei. É muito raro ver construções assim no Rio.

Aliás, será que são legalizadas? Tem até rampa pra barco invadindo a faixa de areia...
Boa parte destas casas são legalizadas, a maioria é de pescadores antigos. Pois é a Globo sempre usou Barra de Guaratiba para suas locações. Em América aquela parte do Pantanal nada mais era do que os manguezais da região :)
1 - 20 of 49 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.