Skyscraper City Forum banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Discussion Starter · #1 ·
RIO - Nova grade será implantada segunda-feira, com aumento de ‘geladões’ e expressos - A SuperVia terá nova programação de trens a partir de segunda-feira, o que vai representar aumento da capacidade total de 500 mil para 566 mil passageiros. Com as mudanças, haverá um aumento de 50 viagens diárias, de segunda a sexta-feira.
Uma das principais novidades é a implantação do Trem Expresso no Ramal de Belford Roxo, com apenas sete paradas entre a estação terminal e a Central do Brasil. Nele, os passageiros poderão ir e voltar do trabalho (6h40, 7h38, 17h45 e 19h03) com a redução em até 14 minutos no tempo da viagem; nos demais horários haverá parada em todas as estações. E, na Baixada e na Zona Oeste, haverá também mais composições circulando não só período de rush, mas também no horário de vale, do meio-dia às 16h.

Segundo a SuperVia, em função das melhorias no sistema, a média de redução do tempo de viagem será de 10 minutos na Baixada. Na Zona Oeste, o trajeto passará a ser percorrido com seis minutos a menos. Diariamente, 400 mil passageiros usam a rede ferroviária.

TRENS SEMI-DIRETOS - A empresa colocou ainda composições semidiretas (meio-termo entre o expresso e parador) até as 22h, partindo da Central a Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Implantou também trens refrigerados nas linhas de Nova Iguaçu e Queimados, atendendo a locais como Mesquita, Nilópolis e Madureira.
No Ramal Japeri, foi criada nova linha: Engenho de Dentro-Japeri. Este ramal também foi beneficiado com composições maiores: dos 20 trens que circulam entre as paradas terminais, nove são de nove e oito vagões (cada um transporta até 300 pessoas nos horário de pico). Segundo o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia, as intervenções visam a diminuir os índices de falhas no sistema — e são resultado de um investimento de R$ 15 milhões.
Rio, O Dia, 13/05/2006.

Composições coreanas em teste - RIO - Os trens coreanos prometidos pelo governo estadual, como parte do Programa Estadual de Transporte (PET), podem começar a circular até 15 de junho, de acordo com a Supervia. As 23 composições com quatro carros cada seriam usadas inicialmente no ramal Deodoro.
Segundo o diretor de Operações da concessionária, João Gouveia, os trens coreanos funcionam com corrente alternada e por isso consomem menos energia do que aqueles em uso atualmente, de corrente contínua. Todas as composições terão ar-condicionado. Segundo Gouveia, os trens estão em período de testes.
Rio, O Globo, 13/05/2006.

Melhorias em risco - RIO - Excelentes notícias para boa parte dos 400 mil moradores do Estado do Rio que diariamente usam os trens da Região Metropolitana para chegar ao trabalho: a partir de segunda-feira, em algumas linhas, a viagem será mais rápida, o tempo de espera será menor, passageiros terão mais conforto com o ar-condicionado e haverá mais lugares nos vagões. Tais melhorias, é bom lembrar, são esperadas desde que esses ramais ferroviários passaram para as mãos da iniciativa privada, em 1988.

O problema é que essas bem-vindas novidades são anunciadas no momento em que a SuperVia enfrenta o risco de sofrer corte de energia elétrica por causa de uma dívida de R$ 144 milhões referentes a 42 meses de atraso nas contas da Light. Por enquanto o fornecimento de eletricidade está garantido por decisão da Justiça, que cassou liminar anterior, mas o funcionamento do setor tão fundamental e estratégico como transporte público não pode conviver com a expressão "por enquanto". A SuperVia age corretamente ao implementar melhorias, mas se quer ser associada a qualidade pelos passageiros precisa, também, quitar suas obrigações.
Editorial, O Dia, 13/05/2006.
 
1 - 2 of 2 Posts
Top