SkyscraperCity Forum banner

Túnel Jânio Quadros também será ampliado

6046 Views 34 Replies 12 Participants Last post by  FMoretti
Declaração de utilidade pública atinge bairro ao lado do Jockey para obra de ligação sob o Pinheiros

Vitor Sorano, [email protected]

A Prefeitura vai desapropriar 3.966 m2 do Morumbi, na zona sul - uma das regiões mais valorizadas da capital. A assessoria de imprensa do município não informou quais são os imóveis atingidos. O procedimento será feito para ampliação do Túnel Jânio Quadros, que passa sob o Rio Pinheiros, tem 1.900 metros e liga as Avenidas Lineu de Paula Machado, Engenheiro Oscar Americano e Juscelino Kubitschek.

A Sociedade Amigos da Cidade Jardim disse não ter sido consultada, mas que já tinha conhecimento sobre as obras. “Vimos os engenheiros da Prefeitura, questionamos e nos mostraram a planta”, afirma a presidente Caia Marrey. Segundo ela, os moradores pediram reunião com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), responsável pela intervenção.

As desapropriações ocorrerão em área que concentra imóveis de alto padrão, na Cidade Jardim. No entorno, ficam equipamentos como o Parque Alfredo Volpi e o Jóquei Clube. O valor do metro quadrado de área útil nessa região custa cerca de R$ 10 mil, estima o corretor de imóveis Gonçalo Fernandez, presidente da Imobiliária Fernandez Mera.

Embora a localização dos imóveis que podem ser atingidos não tenha sido especificada, os processos administrativos citam a Rua das Malvas, a Praça Dr. João Ademar de Almeida Prado e as Avenidas Lineu de Paula Machado e Engenheiro Oscar Americano. “A Rua das Malvas tem uma porção de casa nova”, diz Caia Marrey.

Será construído um ramal a mais passando sob o Rio Pinheiros. Com início na Avenida Lineu de Paula Machado, vai se interligar à Juscelino Kubitschek. O trecho terá 1.500 metros. O objetivo é fazer a conexão em ambos os sentidos do centro e da zona sul com a zona oeste. Será também uma opção para o acesso às Rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares. O valor do investimento e o prazo para a conclusão dos trabalhos não foram divulgados.

Dois decretos publicados na edição de sábado do Diário Oficial da Cidade declararam os 4 mil m2 de utilidade pública.

Após a publicação, a Prefeitura prepara uma planta com dados dos imóveis que deverão ser desapropriados. O dono é comunicado e pode optar pela via amigável. Para tanto, porém, a propriedade deve ser regularizada e o dono não pode ter pendências fiscais e tem de aceitar o valor negociado com a administração. Caso não aceite negociar, pode ser acionado judicialmente.

EM NÚMEROS

4 MIL M2

é a área aproximada que deve ser desapropriada na região do Morumbi;

Rua das Malvas e Avenidas Oscar Americano e Lineu de Paula Machado são citadas no processo administrativo

http://txt.jt.com.br/editorias/2009/06/09/ger-1.94.4.20090609.19.1.xml
See less See more
1 - 20 of 35 Posts
Prefeitura reserva áreas para ampliação do Túnel Jânio Quadros

Imóveis serão desapropriados para implantação de ramal.
Obra em São Paulo terá ao todo 1,5 mil metros de extensão.

A Prefeitura de São Paulo declarou de utilidade pública duas áreas na região do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, com a finalidade de desapropriar os imóveis para atender ao projeto de ampliação do Túnel Presidente Jânio Quadros. O decreto que prevê a construção do ramal Lineu de Paula Machado, a ser construído sob o Rio Pinheiros, foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo na sexta-feira (5).

Com cerca de 1,5 mil metros de extensão, a obra, depois de finalizada, fará a conexão em ambos os sentidos do Centro e da Zona Sul com a Zona Oeste da capital. Além disso, servirá de alternativa de acesso às rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares. Atualmente, o túnel opera em sistema de reversão diária da mão, na tentativa de evitar filas nos horários de pico no período da manhã.

Uma das áreas tem 2.546 metros quadrados e a outra, 1.420 metros quadrados. A obra prevê a construção de uma interligação da Avenida Lineu de Paula Machado por intermédio de um túnel que se unirá ao Túnel Sebastião Camargo, antes da travessia do Rio Pinheiros. Além da construção do ramal, estão previstas obras de reurbanização da Avenida Lineu de Paula Machado, de modo a adequá-la à implantação do túnel.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1187638-5605,00.html
See less See more
^^

Era o projeto original na época do Jânio Quadros (1986) quando começou a ser feito os túneis sob o pinheiros.
Nenhuma novidade até aí, a não ser que normalmente no Brasil a maioria das obras públicas é feita pela metade e nunca se completam, talvez esta será uma das exceções.

Mas não acredito na realização dela, pois a PMSP está anunciando obras viárias demais para um prefeitura que diz ter sofrido um grande baque de arrecadação com a atual recessão.

A coisa me parece mais um reforço eleitoral para o ano que vem, do que coisas certas, algo acabará ficando pelo caminho, se não for este túnel, será um dos outros 10 que a PMSP pretende construir.
É anúncio para lá, anúncio pra cá. Tenho opinião igual ao Pranda. Acho que dificilmente essa obra sairá do papel.

Pior são as obras de transporte público (Expresso Tiradentes, Corredor Celso Garcia) paradas por falta de dinheiro.
^^

E olha, eu gosto muito de uma obra, especialmente de ponte e túnel, porém acho que já temos o bastante disto em São Paulo e já deu para perceber que não resolve o problema.

O que resolve é Metrô e Rodoanel inteiro pronto, toda a circunferência.
^^ discordo.

Tem que fazer de tudo.

Lógico que tem que investir em metro e rodoanel, mas a prefeitura não pode deixar o resto da cidade parada. O número de automóveis continua aumentando, com mais metro ou não.
^^
Também acho que tem de fazer de tudo, mas infelizmente falta grana até para o básico (manutenção e etc..), e os projetos sempre ficam pela metade.

Minha proposta concreta seria um congelamento de obras viárias novas na capital por pelo menos 8 anos (2 administrações) e concentrar toda a verba de investimento da PMSP junto com o GESP para o Rodoanel, Metrô e CPTM.

Depois de terminado o rodoanel e termos pelo menos 60, 70% da rede básica do Metrô encaminhada com obras em andamento, aí sim poderíamos voltar a investir em obras viárias que são necessárias para capital.

Aliás, que fique aqui bem claro, não sou contra as obras viárias na cidade, pelo contrário, apenas acho que deveríamos eleger prioridades.
^^ eu tb concordo que o metro tem que ser prioridade, mas atualmente eu vejo o trecho sul do rodoanel sendo concluído antes do prazo e o maior programa de expansão que o metrô ja teve.

Se estivessem deixando de investir no metro e no rodoanel eu concordaria com você, mas não é o caso.

A cidade precisa de muitas obras viárias como essas. Precisamos sim de mais túneis, temos muitos carros.
^^
Também acho que tem de fazer de tudo, mas infelizmente falta grana até para o básico (manutenção e etc..), e os projetos sempre ficam pela metade.

Minha proposta concreta seria um congelamento de obras viárias novas na capital por pelo menos 8 anos (2 administrações) e concentrar toda a verba de investimento da PMSP junto com o GESP para o Rodoanel, Metrô e CPTM.

Depois de terminado o rodoanel e termos pelo menos 60, 70% da rede básica do Metrô encaminhada com obras em andamento, aí sim poderíamos voltar a investir em obras viárias que são necessárias para capital.

Aliás, que fique aqui bem claro, não sou contra as obras viárias na cidade, pelo contrário, apenas acho que deveríamos eleger prioridades.
Congelar obras viárias previstas há 20 ou 30 anos atrás por mais 8 anos?
São Paulo está investindo tanto no transporte coletivo como no trânsito.
Não há motivo para priorizar um e abandonar o outro. . .
^^
Meu raciocínio parte da enorme carência de bom transporte coletivo na capital.

O plano de expansão atual é muito bom, mas está muito longe de melhorar efetivamente o problema de locomoção na RM.

Ele nos dará na melhor das hipóteses, de 30 a 60 Km a mais de linhas de trilhos nos próximos 10 anos se as duas próximas administrações estaduais derem seguimento ao que se planeja hoje. Muito pouco para o tamanho de Sp e do seu problema.

Nos threads específicos sobre o assunto estamos reclamando de falta de investimento federal e do exemplo da cidade do México nos anos 70 e 80, e considerando que dobrando o atual plano de expansão, 120 Km de novas linhas em 10 anos também não será suficiente.

No plano viário, podemos abrir 15 túneis novos, cobrir os rios das marginais de pistas, fazer mais outros 20 viadutos e pontes, terminar o rodoanel inteiro e continuaremos a bater records de congestionamento, pois nunca estamos ainda muito longe da relação carro/habitante dos Estados Unidos, e lá com muito mais investimentos cidades como Los Angeles ainda são inviáveis.

Mas tudo bem, ai depende do modelo de desenvolvimento que queremos para a RMSP, apesar dos erros dos últimos 40 anos, ainda é tempo de reverter, de voltarmos a ter uma cidade não baseada nos carros, no transporte individual, mas para isso precisamos de um esforço muito maior.

E como vocês que estão na categoria das pessoas mais bem informadas deste país, especialmente na questão dos transportes e infraestrutura, pessoas a quem admiro, não estão convencidas disto, para mim isto só demonstra o tamanho do equívoco em que nos metemos enquanto civilização.
See less See more
^^ eu acho que você está sendo radical!

Todos nós achamos que o governo tem sim que investir pesado no transporte de massa, seja ele metro, trem ou corredores de ônibus.

Mas investir SOMENTE em transporte de massa é errado.

Eu não sei quanto aos números, estou falando por achismo, mas seria legal se alguém colocasse aqui os gastos do GESP e da PMSP com obras viárias e obras para transporte público.

Eu concordo que o GF deveria investir, mas isso não é assunto pra cá, estamos falando da PREFEITURA, nem do GESP, é prefeitura!

E a prefeitura já investiu nesse ano no metro, coisa que nunca tinha feito (e se fez faz muito tempo).

Nem se duplicar a malha metroviaria de SP o número de carros vai parar de aumentar, isso é um fato.

Não da para não termos uma cidade baseada nos carros, pelo menos a curto prazo. A nossa cidade já é uma cidade baseada nos carros. Não tanto como LA, mas muito mais do que muitas cidades por aí.

Não tem como abandonar as obras viárias que facilitariam o trafego.
See less See more

Todos nós achamos que o governo tem sim que investir pesado no transporte de massa, seja ele metro, trem ou corredores de ônibus.

Eu não sei quanto aos números, estou falando por achismo, mas seria legal se alguém colocasse aqui os gastos do GESP e da PMSP com obras viárias e obras para transporte público.

Eu concordo que o GF deveria investir, mas isso não é assunto pra cá, estamos falando da PREFEITURA, nem do GESP, é prefeitura!

E a prefeitura já investiu nesse ano no metro, coisa que nunca tinha feito (e se fez faz muito tempo).

Nem se duplicar a malha metroviaria de SP o número de carros vai parar de aumentar, isso é um fato.

Não da para não termos uma cidade baseada nos carros, pelo menos a curto prazo. A nossa cidade já é uma cidade baseada nos carros. Não tanto como LA, mas muito mais do que muitas cidades por aí.

Assino em baixo.
^^
Meu raciocínio parte da enorme carência de bom transporte coletivo na capital.

O plano de expansão atual é muito bom, mas está muito longe de melhorar efetivamente o problema de locomoção na RM.

Ele nos dará na melhor das hipóteses, de 30 a 60 Km a mais de linhas de trilhos nos próximos 10 anos se as duas próximas administrações estaduais derem seguimento ao que se planeja hoje. Muito pouco para o tamanho de Sp e do seu problema.

Nos threads específicos sobre o assunto estamos reclamando de falta de investimento federal e do exemplo da cidade do México nos anos 70 e 80, e considerando que dobrando o atual plano de expansão, 120 Km de novas linhas em 10 anos também não será suficiente.

No plano viário, podemos abrir 15 túneis novos, cobrir os rios das marginais de pistas, fazer mais outros 20 viadutos e pontes, terminar o rodoanel inteiro e continuaremos a bater records de congestionamento, pois nunca estamos ainda muito longe da relação carro/habitante dos Estados Unidos, e lá com muito mais investimentos cidades como Los Angeles ainda são inviáveis.

Mas tudo bem, ai depende do modelo de desenvolvimento que queremos para a RMSP, apesar dos erros dos últimos 40 anos, ainda é tempo de reverter, de voltarmos a ter uma cidade não baseada nos carros, no transporte individual, mas para isso precisamos de um esforço muito maior.

E como vocês que estão na categoria das pessoas mais bem informadas deste país, especialmente na questão dos transportes e infraestrutura, pessoas a quem admiro, não estão convencidas disto, para mim isto só demonstra o tamanho do equívoco em que nos metemos enquanto civilização.
Nunca houve uma priorização efetiva de modal nacidade de São Paulo. Na cidade ora se investiu no trânsito (mas sempre de forma incompleta) ora se investiu no transporte coletivo(também de forma incompleta).

Esse é o problema. Nenhum governo investe o necessário nas duas áreas ou conclui os projetos elaborados para as duas áreas.

São Paulo precisa investir no metrô,sim e isso é óbvio. Mas também precisa investir em:

-semáforos controlados por computadores em tempo real (dos mais de 5mil semáforos da cidade,pouco mais de 1500 são controlados em tempo real por computador mas a maioria não funciona por falta de manutenção),

-asfalto de boa qualidade nos seus 17.270 Km de vias (por onde não circulam apenas carros ,mas também ônibus, ambulâncias, viaturas policiais, carros de bombeiro,etc)

-obras viárias para melhorar a utilização do sistema viário

-mais engenheiros, técnicos, arquitetos, urbanistas,agentes de trânsito ,etc , para executarem a engenharia, educação e fiscalização de trânsito

-mais unidades do CETET (Centro de Educação de Trânsito)

-a modernização da usina de asfalto

-câmeras de monitoramento de trânsito, radares, lombadas eletrônicas, sinalização viária,etc

E tudo isso não pode esperar. . .
See less See more
^^ Fato é, a qualidade dos asfaltos nas ruas da cidade de São paulo é pessima, e um asfalto ruim obriga o motorista a ter que andar bem abaixo da velocidade média da via, e consequentemente acaba gerando mais transito.

apesar de ser totalmente favoravel a priorização do transporte publico, principalmente o de alta capacidade, seguido pelos alimentadores e outros, concordo com os comentários dos colegas acima e tb sou a favor de mais vias e recapiar todas as ruas da cidade, porém com um asfalto de qualidade alta, resistente e maior controle entre outros.

Um transporte publico + abrangente, com alta qualidade, rapidez e etc vai ajudar a reduzir bastante o transito da cidade, porém como o Ramos disse, pequenas coisinhas como semaforos inteligentes, entre outros irão ajudar a fluir melhor o transito e a contribuir tb com a redução dos mesmos, coisa que só o transporte publico não iria fazer sozinho.

nesse ponto SP está fazendo a coisa certa. Com o plano de expansão está priorizando o transporte de massa, que será a opção de deslocamento da cidade, mas ao mesmo tempo que investe em obras viárias, irá ajudar (ao mesmo tempo) a reduzir drasticamente o indice de congestionamentos.

Agora uma coisa é fato: mais obras viarias sem expansão e melhoria do transporte publico só servirá para ligar um lado congestionado ao outro.

Por outro lado metrô sozinho sem alimentadores será subutilizado pelo fato de que só irá atender por onde passar, enquanto as linhas alimentadoras seriam como uma extensão da viagem...
See less See more
Ótima notícia! E só ficaria faltando o "Bulevar Juscelino", que completaria o plano viário desenvolvido para a região na gestão de Jânio Quadros.
Ótima notícia! E só ficaria faltando o "Bulevar Juscelino", que completaria o plano viário desenvolvido para a região na gestão de Jânio Quadros.
E antes do bulevar, esse túnel vai ser outro estacionamento de carros nos horários de pico... como o Sebastião Camargo já fica parado, o bom-senso indicaria fazer primeiro o bulevar, depois o túnel.
Pedágio urbano que é bom, nada. Pegaria mal. O que pega bem é projetos, projetos e projetos saindo as toneladas.
O problema que causou toda a discussão é a falta de planejamento. Ou seja político. Eu não consigo me conformar que tudo que tem um dedo político nesse país é podre.

Guto,

Posso até ser meio radical, mas como dá para perceber pelas demais participações o assunto é bastante polemico e gerou um debate bem interessante.

Aí eu diria o seguinte, não sei, não estou convencido de que parar as obras apenas viárias que não tenham haver com transporte coletivo, seja tão ruim como as vezes parece.

A situação de locomoção viária é tão ruim em São Paulo e a tanto tempo, que duvido que fazer ou não fazer mude alguma coisa, mas estou aberto a debater isso é claro.

Neste sentido de termos mais números para melhor balizar o debate, é perfeito, acho que precisamos disso mesmo.

E veja não nego os brutais avanços em diversas direções da atual administração da PMSP, que considero boa.

Finalmente pelo fato de o número de carros e de congestionamento não diminuir é que acho que provavelmente fazer um super esforço no transporte coletivo seja mais importante.

Nunca houve uma priorização efetiva de modal nacidade de São Paulo. Na cidade ora se investiu no trânsito (mas sempre de forma incompleta) ora se investiu no transporte coletivo(também de forma incompleta).

Esse é o problema. Nenhum governo investe o necessário nas duas áreas ou conclui os projetos elaborados para as duas áreas.

São Paulo precisa investir no metrô,sim e isso é óbvio. Mas também precisa investir em:

-semáforos controlados por computadores em tempo real (dos mais de 5mil semáforos da cidade,pouco mais de 1500 são controlados em tempo real por computador mas a maioria não funciona por falta de manutenção),

-asfalto de boa qualidade nos seus 17.270 Km de vias (por onde não circulam apenas carros ,mas também ônibus, ambulâncias, viaturas policiais, carros de bombeiro,etc)

-obras viárias para melhorar a utilização do sistema viário

-mais engenheiros, técnicos, arquitetos, urbanistas,agentes de trânsito ,etc , para executarem a engenharia, educação e fiscalização de trânsito

-mais unidades do CETET (Centro de Educação de Trânsito)

-a modernização da usina de asfalto

-câmeras de monitoramento de trânsito, radares, lombadas eletrônicas, sinalização viária,etc

E tudo isso não pode esperar. . .
Ramos,

Queria me referir a apenas as obras de aumento de malha viária, como túneis, pontes ou alargamento de avenidas.
Não sugeriria nunca redução de verbas para educação no transito, manutenção de equipamentos públicos e etc.
Piso de boa qualidade, seja asfáltico ou concreto, isso nunca tivemos mesmo, sempre foi o pior do mundo, então também não faz diferença, mesmo porque até agora não houve qualquer melhora neste sentido.
Semáforos que pelo menos funcionassem já seria muito bom, mas grande parte deles não resiste ao xixi de cachorro e já param de funcionar. A que me conste a atual administração não tem um grande plano de atualização destes, mas se tivesse não seria contra.

E antes do bulevar, esse túnel vai ser outro estacionamento de carros nos horários de pico... como o Sebastião Camargo já fica parado, o bom-senso indicaria fazer primeiro o bulevar, depois o túnel.
Não tenho dúvidas de que isto acontecerá com ou sem o bulevar, é o destino de 10 de 10 obras viárias em São Paulo.

Pedágio urbano que é bom, nada. Pegaria mal. O que pega bem é projetos, projetos e projetos saindo as toneladas.
Concordo, sou um defensor do pedágio urbano para São Paulo, e inclusive o pagaria de bom grado para rodar com meu carro diariamente em sua área, desde que os valores arrecadados fossem 100% investidos no transporte coletivo.

O problema que causou toda a discussão é a falta de planejamento. Ou seja político. Eu não consigo me conformar que tudo que tem um dedo político nesse país é podre.
Moretti,

Podre infelizmente sempre foi, mas no passado já tivemos políticos com mais atitude, na situação mais desafiadores dos melhores sonhos e anseios dos eleitores, e na oposição, verdadeiramente críticos, com inteligencia e com propostas, muito diferente do deserto atual.
See less See more
E onde mesmo que vc pretende enfiar todos os que usam carro para ir até o centro?? Nos ônibus ultra-lotados? Na linha 1 saturada? Na linha 3 ultra-saturada??
1 - 20 of 35 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.