SkyscraperCity Forum banner

Taguaparque | Taguatinga, DF

25261 Views 20 Replies 15 Participants Last post by  salengasss
O Taguaparque, promessa antiga pros moradores de Taguatinga e região, finalmente começou a virar realidade no último aniversário de Taguatinga, dia 5 de junho. Quem é daqui sabe há quanto tempo se fala em projetos pra região...

O parque se localiza ao longo do Pistão Norte de Taguatinga (trecho da DF-001, ou EPCT - Estrada Parque Contorno). A oeste do Pistão fica Taguatinga Norte, com as quadras QNA e QND. Esse lado da via sempre teve um calçadão, com extensão de pouco mais de 3 km, muito usado aos fins de tarde e nos fins de semana.

A leste do Pistão, fica Vicente Pires, área inicialmente ocupada por chácaras, q foram loteadas e hoje é a mais nova Região Administrativa do DF (RA-XXX).Entre o Pistão e as chácaras, passa uma linha de transmissão, que seria retirada para implantação do parque (inclusive era uma das desculpas pro atraso), mas q ainda estão lá... De certa forma, acho que essa linha tem um certo mérito de ter segurado o loteamento da área do parque. Existem áreas mais distantes da linha que estavam no projeto do parque 10 ou 15 anos atrás e hoje estão loteadas (próximo à via Estrutural, DF-070)...

O Setor Habitacional Vicente Pires é formado pelas colônias agrícolas Vicente Pires, Samambaia e pela Vila São José; e todos esses "bairros" são hoje parte da nova RA. O Taguaparque também ficaria na RA de Vicente Pires, e não em Taguatinga, o que ainda deve dar mt discussão.

Lembro que apenas parte do parque foi construída até agora (parte mais próxima de Taguatinga centro). Mesmo essa parte ainda está inacabada, como dá pra ver em algumas fotos. As plantas ainda vão precisar de um bom tempo pra crescer e dar mais verde pro local. Não contribui muito ainda porque é época de seca em Brasília...

Aqui tem o projeto do paruqe feito pelo Jaime Lerner:
http://www.seduh.df.gov.br/sites/300/379/00000948.pdf
embora acho difícil sair td isso do papel tão cedo (se sair um dia...)

Vamos às fotos!

0 - Localização:
Parque no centro, se estendendo de norte a sul. À esquerda, Taguatinga Norte; à direita, colônias agrícolas Samambaia e Vicente Pires (no canto superior direito).

1 - Portal do Taguaparque
Esse monumento é uma réplica da estrutura usada na primeira missa do Distrito Federal, realizada em 3 de maio de 1957. Estava na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Memorial JK, mas como foi vetado pelo IPHAN, resolveram colocar aí!

2 - Detalhe do nome do parque

3 - Detalhe por baixo do portal

4 - Recepção

5 - Vista geral da área mais movimentada do parque:
(no fundo: esquerda é Águas Claras; no meio, torres em contrução do Taguatinga Shopping; e à direita, Taguatinga Centro)

6 - Árvores recém plantadas, pista de cooper e ciclovia. No fundo, as duas torres do Taguatinga Shopping, em construção. Um pouco mais na frente, a obra parada do Jarjour, pintada de verde.

7 - Pista de cooper e ciclovia, em área sombreada, onde tb aproveitaram pra colocar umas mesinhas:

8 - Pista de cooper e ciclovia, em área já melhor gramada. Do lado, recepção e banheiros.

9 - Outra, já na área leste, com mais árvores:

10 - Uma geral dessa área leste:

11 - Sinalização pra identificar ciclovia e pista de cooper. Detalhe pro "caminho de rato", cortando o gramado à esquerda, já q não tem calçada da parada até o parque... Próximo à parada, tb está a passagem de pedestres, pra qm vem de Taguatinga e precisa atravessar o Pistão.

12 - Sinalização no parque
(ao fundo, prédios de Águas Claras)

13 - Pergolado, parque infantil e Águas Claras no fundo

14 - Pergolado, de perto, onde as mães ficam observando os filhos!

15 - Detalhe do piso e do banco sob o pergolado:

16 - Parque infantil

17 - Outra, com fundo pra Taguatinga:

18 - Detalhe

19 - Existem algumas dessas áreas, com bandos e calçada em torno de árvore meio isolada.

20 - Quadras esportivas de areia
(Águas Claras no fundo)

21 - Pessoal jogando bola, com vista no fundo pra área central de Brasília:

22 - Circuito inteligente de exercícios. Hoje são 3 desses pelo parque.

23 - Administração do parque:

24 - Bandeiras do DF, Brasil e de Taguatinga:

25 - Churrasqueiras. São 4 se não me engano, com pia e banco, mas sem mesas. No local, há uma faixa informando q é proibido consumo de bebidas alcoólicas...

26 - Sanitários:

27 - Pistão norte no fundo, separado do parque por cerca. Alguns avisos no parque ainda são improvisados.

28 - Detalhe pro jardim próximo à entrada sul do parque:

29 - Entrada sul do parque. Os carros estão no Pistão. À esquerda é a pista q corta o parque e vai pra Colônia Agrícola Samambaia.

30 - Entrada do parque pelo lado leste (Colônia Agrícola Samambaia). Fizeram o portão e esqueceram de calçada...

31 - Praça bem vazia. Parte dessa calçada já está quebrada...

32 - Detalhe do banco e árvore:

33 - Linhas de transmissão que saem de subestação da CEB ao fundo e passam ao longo de todo o parque.

34 - As torres próximas à área de maior movimento é protegida, com aviso de risco de morte! Tb passa fio pra alimentar Vicente Pires.

35 - Parece algum projeto relacionado à água..

36 - Vista para a Colônia Agrícola Samambaia e Vicente Pires.

37 - Vista para Águas Claras, de uma área mais alta. As casas na frente são ainda da Colônia Agrícola Samambaia:

38 - Vista do mesmo local pra Taguatinga Centro:

39 - Vista para Taguatinga Centro, de outro ponto.

40 - Essa casa estranha virou marco pra essa entrada da Colônia Agrícola Samambaia, hehe Se era pra chamar atenção, conseguiu!

---------------
Um post meu sobre o Taguaparque no thread de Parques de Brasília (antes da inauguração)
http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=19373791&postcount=25

Notícia da inauguração do Taguaparque:
http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=85073

Thread sobre a inauguração do Taguaparque no SSC:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=884802

Obs: Todas as fotos foram tiradas por mim mesmo, no dia 17 de julho de 2009.
See less See more
41
1 - 20 of 21 Posts
Muito bom eamaral! Essa região do DF estava precisando de uma área assim... O Taguaparque é uma verdadeira lenda urbana do DF. Fico feliz que ele esteja começando a sair do papel. Quando as árvores crescerem o aspecto vai ser muito mais agradável... Com o tempo eles vão melhorando a estrutura do local. Importante mesmo é a conscientização da comunidade que é um espaço público que precisa ser bem cuidado.

Essa foi a primeira fase do projeto... Você sabe dizer o que vai ser construído na segunda fase e quando as respectivas obras começam? Outra pergunta: em frente ao pistão norte eles não cercaram o parque?

Valeu por postar!
Muito bom eamaral! Essa região do DF estava precisando de uma área assim... O Taguaparque é uma verdadeira lenda urbana do DF. Fico feliz que ele esteja começando a sair do papel. Quando as árvores crescerem o aspecto vai ser muito mais agradável... Com o tempo eles vão melhorando a estrutura do local. Importante mesmo é a conscientização da comunidade que é um espaço público que precisa ser bem cuidado.

Essa foi a primeira fase do projeto... Você sabe dizer o que vai ser construído na segunda fase e quando as respectivas obras começam? Outra pergunta: em frente ao pistão norte eles não cercaram o parque?

Valeu por postar!
Valeu!
Então na foto 27, não deu pra ver direito pq ficou na sombra das árvores, mas existe cerca separando o parque do Pistão Norte sim. Na foto 11, não aparece mesmo, pq é um trecho próximo da entrada norte do parque (onde tem o portal) e fica um pequena parte sem cerca. Mas em td o parque, mesmo na área não construída ainda, já tem cerca há algum tempo.

Nessa foto dá pra ver melhor:

Quanto às outras fases, eu tenho medo q seja mais uma novela! O pessoal ainda tá trabalhando nessa fase mesmo, pq inauguraram, mas não tá 100% ainda, principalmente os acessos pra pedestres, as ligações entre cada "atração"... Qnd estive lá, o pessoal tava cavando umas trilhas tb, mas não sei pra qual uso.

Da convervação, me impressionou q ainda não vi nd pichado no parque! Tá indo bem até agora.
See less See more
Desculpem meu excesso de franqueza mas por estas fotos achei este parque nada acolhedor, meio inóspito e sem arborização.. claro que acaba de ser inaugurado mas mesmo assim achei ruim. Qto á arborização, se colocaram aquelas palmeiras adultas pq não árvores também?? Nem muitas mudas eu vi nas fotos.. mas vou um dia lá conhecer pessoalmente pra ver se mudo de opinião.
Obrigado por postar as fotos eamaral. Deu para ter uma idéia com clareza do que é o parque. FIcou bom.
Que bom que começaram o parque, ainda está em fase de implantação. Com as árvores crescidas e um bom cuidado dos jardins com certeza ficará mais atrativo. Sería interessante que usassem, além de espécies do Planalto Central, outras nativas do Brasil que se adaptem bem a região. Os parques podem ser ótimos espaços agregadores no tecido urbano, unindo diferentes estratos sociais, contribuindo para difusão do lazer e qualidade de vida.

Como são feiosos a Colônia Agrícola e o Vicente Pires, parecem favelas ajeitadas, contrastam com outros bairros mais organizados de Brasília. Isso é que não entendo, o Plano Piloto se preserva sem muros e cercas elétricas porém, os subúrbios seguem com essa cara de Oriente Médio.
Nossa parabéns pelas fotos !
o Parque fico bem legal, tomara que não demore muito pra tudo ficar pronto, e a visão do parque é ótima ! :cheer:
A vista se destaca mesmo. Inclusive vi agora a página da SEDUMA sobre o parque, e eles ressaltam isso:
"A área destinada ao Taguaparque constitui um mirante natural de onde se observa o Plano Piloto e o seu entorno. Localizada ao longo de uma cumeeira, o Parque é composto por uma grande faixa que se estende de forma paralela a um importante eixo viário, o 'Pistão', e ao principal eixo comercial de Taguatinga."
http://www.seduma.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=13681

Desculpem meu excesso de franqueza mas por estas fotos achei este parque nada acolhedor, meio inóspito e sem arborização.. claro que acaba de ser inaugurado mas mesmo assim achei ruim. Qto á arborização, se colocaram aquelas palmeiras adultas pq não árvores também?? Nem muitas mudas eu vi nas fotos.. mas vou um dia lá conhecer pessoalmente pra ver se mudo de opinião.
Isso é pq eu não botei aqui as fotos das áreas de terra solta, sem nd mesmo... Tentei colocar mais das áreas construídas, mas sempre aparece a terra em volta dos locais, como nessa

Da arborização, as mudas se concentram ao longo da ciclovia e pista de cooper (q tão sempre uma do lado da outra) e algumas ao redor das outras áreas, como das quadras. Talvez não tenham espalhado por toda a área porque ainda devem construir outras coisas no parque, se é q vão tentar implementar o projeto do Jaime Lerner ou algo parecido...

Obrigado por postar as fotos eamaral. Deu para ter uma idéia com clareza do que é o parque. FIcou bom.
Valeu! Esses dias vou ver se posto mais algumas fotos q tô tirando no DF...

Que bom que começaram o parque, ainda está em fase de implantação. Com as árvores crescidas e um bom cuidado dos jardins com certeza ficará mais atrativo. Sería interessante que usassem, além de espécies do Planalto Central, outras nativas do Brasil que se adaptem bem a região. Os parques podem ser ótimos espaços agregadores no tecido urbano, unindo diferentes estratos sociais, contribuindo para difusão do lazer e qualidade de vida.

Como são feiosos a Colônia Agrícola e o Vicente Pires, parecem favelas ajeitadas, contrastam com outros bairros mais organizados de Brasília. Isso é que não entendo, o Plano Piloto se preserva sem muros e cercas elétricas porém, os subúrbios seguem com essa cara de Oriente Médio.
Sim, me envergonha essas colônias agrícolas (CA), principalmente a CA Samambaia (não confundir com a Região Administrativa de Samambaia, q não tem nd a ver). Pela foto de satélite, dá pra ver o contraste da organização de Taguatinga com a bagunça da colônia... É rua sem saída, com calçada estreita, ou sem calçada, casa a beira de córrego. Vicente Pires mesmo até é um pouco melhor, com ruas retas, lotes em formas mais regulares, em condomínios (o relevo tb ajuda, pq é mais plano, não tem tantos nascentes cortando).
See less See more
Achei bem estranho também.

Eu sei que tem, mas o que parece é que não tem nada no parque. Parece só um lote, um terreno baldio, uma faixa de terra que sobrou quando abriram uma avenida. Fiquei meio sem entender. :dunno:

Mas tá valendo, pelo menos é uma área para prática de esportes ao ar livre, na estação chuvosa deve ficar mais vivo também. :eek:kay:
Achei horroroso, como tudo em taguatinga.

concordo com bsbals, muito inóspito, taguatinga, assim como o DF quase inteiro parece interior.. esse parque tá parecendo um bairro novo de municipio do interior do nordeste.. horrível.
primeiramente:
valeu eamaral pelo trabalho que vc teve em fazer esse tread! é um saco fazer tread! foi excelente o trabalho! parabens!

segundo:
realmente...como alguns falaram parece algo inóspito, mas, gente...que isso...o parque foi recém inaugurado então ainda terão arvores, gramas, plantas que crescerão e coisas que serão arrumadas...como tudo no brasil, as coisas sao inauguradas em cima da hora e muitas coisas ainda ficam devendo... acho que o taguapark ficou devendo e muito, com certeza! e temos que dar um desconto que vc tirou fotos nessa epoca que começa a seca, portanto a grama seca e a terra vermelha impera nessa cidade! mas enfim...resumindo eu achei que esse parque realmente ficou devendo um pouco! mas prefiro ter paciencia para que em um ano podemos ter algum elogio de lá!

terceiro:
vc poderia tirar fotos daqui um ano para fazer um comparativo, será bem interessante!
See less See more
Acho que a tendência é melhorar mesmo... O principal eles já fizeram que é a destinação dessa área para parque urbano. O resto vem com o tempo... Quando começar a época das chuvas e a grama ficar verdinha o aspecto vai melhorar muito... O GDF tem que continuar investindo no local. Está precisando de umas quadras poliesportivas também.
A tendência é melhorar, claro.. mas considerando o projeto do parque, que até já foi postado por aqui, eu não esperava algo tão improvisado. Mas esperemos que melhore, seria muito bom pra revitalizar aquela área ali.
Eu acho que o comentario que o parque tá feio é valido... mas acho que é totalmente comparavel com o inicio de brasilia tb. Naquela epoca, era tudo terra e poucas avenidas. Hj, se comparado com o inicio, o eixao que nao tinha nada, é cheio de arvores pelos canteiros todos. Eu tb achei o parque meio "rustico" demais... mas com certeza quando tudo crescer e tomar o devido lugar, deve ficar bem bacana.
Bem, o q posso fazer é mostrar o q tá lá... Se não terminaram o parque pra eu poder mostrá-lo completo, não posso fazer nd. :)

O q posso dizer é q já foi um ganho pra região, da forma como tá. Dá pra ver em algumas fotos, como na 5, q as pessoas de fato utilizam o parque: as crianças no parquinho, jovens no circuito inteligente, pessoas de tds as idades caminhando ou andando de bicicleta. E isso não era fim de semana, qnd deve ter bem mais movimento. Era dia de semana e antes das 17 horas... Início da manhã ou mais pro final da tarde enche mais. Não me arrisco a foto nortuna, pq sempre sai mt ruim, mas já passei do lado e a iluminação é boa.

Na Colônia Agrícola Samambaia não se tem uma opção semelhante, já q era td área irregular e a regra era simplesmente fazer o maior número de lotes possível (daí ruas estreitas e sem saída).
No lado de Taguatinga, já tinha o calçadão ao longo do pistão, q tb tem algumas quadras e equipamentos pra academia (bem mais velhos q esses do parque). Mas um dos grandes problemas do calçadão é q é imediatamente do lado da avenida e já aconteceram alguns acidentes de carro, q acabaram vitimando os pedestres do lado. O parque é bem mais seguro qnt a isso...

Lógico q ainda pode ter mt mais coisa; e vai ter q ter mesmo. Infelizmente não dá pra saber qnt tempo vai levar pra avançarem na construção, pq parece q o q importa pra campanha eleitoral é número de obras inauguradas... E essa aí já tá inaugurada mesmo (independente de como tá). Como eu falei, eu até vi gente mexendo em terra lá, cavando uns caminhos, mas não parecia mais obra de grande porte... Mas pra qm ouvia falar em projetos no parque há mais de 10 anos, ver q um primeiro passo saiu do papel foi algo significativo. :)

Não digo q vou tirar fotos daqui a um ano pq vai tar no período de seca de novo. :lol: Mas ou daqui a seis meses ou 1,5 ano eu tiro, hehe
See less See more
^^ O parque ainda nao tá bonito. Mas o thread tá otimo. E nao se preocupe que o parque tb vai ficar, em breve hehe

abraços
Achei horroroso, como tudo em taguatinga.

concordo com bsbals, muito inóspito, taguatinga, assim como o DF quase inteiro parece interior.. esse parque tá parecendo um bairro novo de municipio do interior do nordeste.. horrível.
Taguatinga é uma cidade linda, e esse parque dá ainda mais vida à cidade. Tomare que o parque continue assim, cheio de vida, como nas fotos, e que com o passar do tempo, o ócio de cidadãos intrépidos não o torne em mais um lugar, aí sim, inóspito e perigoso, como são quase todas as praças públicas e parques de grandes centros urbanos, que possuem cada vez menos qualidade de vida, obrigando as pessoas a morar em enclaves fortificados, daí a preferência pelo modo de vida do "interior". Não é à toa que o DF, com seu ar interiorano, é a Unidade Federativa campeã na qualidade de vida, maior IDH.
Bom trabalho eamaral!
O Taguaperque não está essas coisas todas, mas com certeza vai ficar bem melhor, afinal com o cuidado que o GDF está tendo com a Região, duvido muito que no futuro o parque não fique muito bom!
O Francisco_agf disse que a maior parte do DF parece cidade de interior... grande engano. Taguatinga principalmente. Só se for interior tipo Campinas né?
Moro bem em frente ao Taguaparque. Na Colonia agrícola samambaia. Moro já há 20 anos no local e presenciamos a transformação (grilagem) da área. A região era composta por chácaras, hoje restam poucas chácaras inteiras na região. Somos um dos poucos a ainda manter a unidade da chácara... e agora com o processo de regularização da região estamos arriscados a perder parte do terreno que preservamos. Para quem tem interesse, há bastante oferta de casas nas proximidades do Parque e muitas obras acontecendo no momento... o parque deve bombar mesmo daqui a uns 3 anos... o Kart Ferrari, que fica no autodromo de brasília, irá para lá.. e outras muitas coisas...
Wow, que parque show de bola! Nunca vi nada parecido aqui no Rio. Parabéns pelas fotos! :applause:
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.