Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 35 Posts

·
Banned
806 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Com quase 270.000 habitantes, imagens uma próspera cidade!

01

02
Grande Imagem

03
Grande Imagem

04

05

06

07

08

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Uma bela cidade, situada na progressista região do Vale do Paraíba.

·
Banned
2,750 Posts
Gostei da cidade!
Belo thread!!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Vou fazer uma alusão entre Taubaté/S.J.Campos e Uberaba/Uberlândia.
A uns 30 anos atrás as 4 tinham praticamente a mesma população, porém num determinado momento tanto Taubaté como Uberaba não acompanharm o ritmo de crescimento e investimento de suas vizinhas, que cresciam e se desenvolviam freneticamente nas décadas seguintes.

Alguns investimentos foram fundamentais como a Embraer, centros científicos ou o polo atacadista de Uberlândia e a Souza Cruz, mas Taubaté e Uberaba tb receberam bons investimentos, então acho que o que fez essa diferenciação foi mesmo a administração dessas cidades que talvez não souberam negociar ou estruturar a cidade de forma adequada.

Mas deixando bem claro que Taubaté e Uberaba são cidades mto boas, desenvolvidas e industrializadas, a minha curiosidade é o fato de suas vizinhas terem conseguindo um ritmo de crescimento mto maior.

·
5,549 Posts
Gostei da Taubaté.

·
Banned
52 Posts
Driano,
gostei de sua explanação sobre as cidades citadas, fico a questionar como funciona essa dinâmica de uma cidade em dez anos crescer 150 mil habitantes e a sua vizinha com boa infra-estrutura crescer por exemplo 35 mil??
Será que uma boa parte desse crescimento não partiu da própria migração entre as cidades do binômio?
Como explicar cidades da mesma região geoeconômica ter tais disparates como o verificado em um censo antigo entre beraba e berlândia, onde a primeira cresceu 20 ka e a segunda 120 ka, no mesmo período?
Taubaté há 30 anos atrás já possuía um skyline bem parecido com o que vc mostrou(Tiger-38)
Eu passava pela dutra e via aquele paredão quase que parecido com a vizinha(?) são josé!
A uns 30 anos atrás as 4 tinham praticamente a mesma população, porém num determinado momento tanto Taubaté como Uberaba não acompanharm o ritmo de crescimento e investimento de suas vizinhas, que cresciam e se desenvolviam freneticamente nas décadas seguintes.

Alguns investimentos foram fundamentais como a Embraer, centros científicos ou o polo atacadista de Uberlândia e a Souza Cruz, mas Taubaté e Uberaba tb receberam bons investimentos, então acho que o que fez essa diferenciação foi mesmo a administração dessas cidades que talvez não souberam negociar ou estruturar a cidade de forma adequada.

Mas deixando bem claro que Taubaté e Uberaba são cidades mto boas, desenvolvidas e industrializadas, a minha curiosidade é o fato de suas vizinhas terem conseguindo um ritmo de crescimento mto maior.

·
Araras dos Barões
14,615 Posts
Várias cidades do interior de SP possuem esses mini cristos, eu acho isso bem brega.
Boa parte das cidades do Interior de SP são antigas, e na época esses "mini-cristos" eram quase uma "obrigação" ter um em cada cidade paulista!
No mais, Taubaté é uma cidade super desenvolvida e bem progressista, e tem números (economia, comércio, etc...) de invejar cidade maiores...

·
Registered
5,072 Posts
Boa parte das cidades do Interior de SP são antigas, e na época esses "mini-cristos" eram quase uma "obrigação" ter um em cada cidade paulista!
No mais, Taubaté é uma cidade super desenvolvida e bem progressista, e tem números (economia, comércio, etc...) de invejar cidade maiores...
Eu sei disso.

Só não gosto desses cristos,parecem imitação mal feita do cristo mais famoso, mesmo que estes tenham vindo antes.

Mas pelo visto vc gosta:).

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Driano,
gostei de sua explanação sobre as cidades citadas, fico a questionar como funciona essa dinâmica de uma cidade em dez anos crescer 150 mil habitantes e a sua vizinha com boa infra-estrutura crescer por exemplo 35 mil??
Será que uma boa parte desse crescimento não partiu da própria migração entre as cidades do binômio?
Como explicar cidades da mesma região geoeconômica ter tais disparates como o verificado em um censo antigo entre beraba e berlândia, onde a primeira cresceu 20 ka e a segunda 120 ka, no mesmo período?
Taubaté há 30 anos atrás já possuía um skyline bem parecido com o que vc mostrou(Tiger-38)
Eu passava pela dutra e via aquele paredão quase que parecido com a vizinha(?) são josé!
Pois é, difícil mesmo explicar Manmeniii, acho que são mtos fatores, até mesmo migração da cidade vizinha, mas acho que tanto S.José como Udia atraíram população de diversas partes do país que buscaram empregos e melhor qualidade de vida por terem empresas que geram mta mão-de-obra, qualificada ou não, diferente de Taubaté e Uberaba que tiveram investimentos mais tradicionais e cresceram mais ou menos na média nacional ou um tanto abaixo dela, mas nada tb mto significativo. O que realmente acho é que essas cidades tiveram um atrativo, seja ele fiscal, geográfico, político ou até aleio que as fizeram crescerem exageradamente mais que suas vizinhas.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Taubaté é uma típica cidade do interior de SP.Bem cuidada,próspera,mas com um skyline zuado.Azar do centro da cidade,que era belissímo até a década de 50.

·
Guinness Book
5,598 Posts
Uma cidade bem desenvolvida.

Legal o thread.

·
Registered
56 Posts
A cidade de Taubaté foi considerada capital do Vale até aproximadamente 1950.
A cidade perdeu o posto de capital com a vinda as industrias de grande porte para a cidade vizinha de São José dos Campos, como a Embraer e o ITA.
Taubaté ficou muito tempo estagnada com sua economia até aproximadamente a década de 80, quando o então prefeito acirrou com uma "guerra fiscal" com a cidade de SJC.
A cidade tem uma política social forte que faz que a não tenha favelas. O que pode ser uma diferença com relação a seus vizinhos...
O município possui um parque industrial com cerca de 400 industrias entre elas LG, FORD, VOLKS e Usiminas.
Atualmente ela vive um "boom" imobiliário com cerca de 30 prédios em construção e mais de 60 na fila.
Com relação ao comércio elas cresceu bastante também com a vinda de 2 hipermecados e mais lojas de atacado.
Com relação ao cristo de Taubaté só por curiosidade ele tem 52 anos e pesa 3toneladas. Ele fica na colina do Alto do Cristo.
Valeu pelas fotos TIGER:)

·
Registered
17,667 Posts
Taubaté ja foi maior e mais importante do que SJC. Nem acho que a Embraer tenha sido o fator prepoderante, até pq a Embraer estava mal antes de ser privatizada. Talvez o fato de ter ser sede do CTA/ITA de ter um campus da Unesp, de ter um aeroporto e por ficar mais proximo da Capital, entre outras coisas. Porem Taubaté tem uma ótima qualidade de vida.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Taubaté ja foi maior e mais importante do que SJC. Nem acho que a Embraer tenha sido o fator prepoderante, até pq a Embraer estava mal antes de ser privatizada. Talvez o fato de ter ser sede do CTA/ITA de ter um campus da Unesp, de ter um aeroporto e por ficar mais proximo da Capital, entre outras coisas. Porem Taubaté tem uma ótima qualidade de vida.
Pois é, mas é bem curioso isso, Taubaté é uma cidade que tem gdes indústrias é desenvolvida, o que acho engraçado é como SJC cresceu tanto estando do lado em tão pouco tempo. A mesma coisa aconteceu com Uberaba, já foi maior e mais importante que Uberlândia.

Agora acho que no caso de Londrina e Maringá as duas cidades tem tido um nível de crescimento e desenvolvimento bem parecidos até hoje.

1 - 20 of 35 Posts