Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 64 Posts

·
Registered
2,174 Posts
Discussion Starter · #1 ·
TCSP alude aos Transportes Colectivos em Sítio Próprio que são um sistema que está em projecção para a cidade de Lisboa para complementar as redes de transporte já existentes. Ainda não anunciaram nada oficialmente mas tem-se ouvido agumas menções sobre isto e esta informação está no site da CML na parte de revisão do PDM.

Segundo a CML, "tipicamente a tecnologia associada ao TCSP é o de metro ligeiro (ou eléctrico rápido) podendo ser adoptados outras tecnologias de transporte desde que satisfaçam os requisitos mínimos de qualidade, conforto e frequência ou que implica a circulação em corredor próprio."

As linhas pensadas numa fase preliminar são:

Fonte: PDM Lisboa - Mobilidade e transportes
(páginas 14-17)

Com base no quadro fiz este possível mapa:

^^ ATENÇÃO QUE É MERAMENTE INDICATIVO. Tive de inventar partes de percurso.

·
Registered
8,667 Posts
algumas das linhas parece que estao a fazer o trajecto que já têm transporte.
a rosa faz o que o metro vai fazer dentro de 3 anos.
e a verde ta a fazer o trajecto do comboio .
etc.

a unica diferenca deve ser que estes Electricos devem ter paragem de 300 em 300 metros

se a isto fosse para a frente (duvido..) esperemos que seja gerido pelo ML, senao é mais um transporte desarticulado com o metro

·
Registered
2,174 Posts
Discussion Starter · #3 ·
algumas das linhas parece que estao a fazer o trajecto que já têm transporte.
a rosa faz o que o metro vai fazer dentro de 3 anos.
e a verde ta a fazer o trajecto do comboio .
etc.
A Rosa vai do Oriente a Sete Rios. Só a primeira parte (Oriente-Aeroporto) é que se via pois o restante percurso é concorrente com as outras linhas e como têm cores mais garridas "ofuscam" a rosa. Já alterei o mapa para se ver melhor. Peço desculpa.

Em relação à verde escura, concordo com a tua análise. Acho que teria muito mais interesse se fosse apenas uma linha em conjunto com a roxa. Assim daria para ir do Oriente para Belém facilmente (passando pelo Terreiro do Paço e alguns dos +rincipais monumentos/museus á beira rio). Isso seria optimo nem que seja para os turistas. Principalmente dado que a Gare de Oriente vai-se tornar cada vez mais importante como local de chegada de pessoas (aquando do TGV)

·
Profissional da desordem
4,994 Posts

·
Registered
2,174 Posts
Discussion Starter · #6 ·
RS, esses sao mais estudos para levar o metro a Carnaxides e companhia, que por acaso era excelente.
mais interessante que muitas das linhas que o Rick mostrou
Se reparares bem a linha que atravessa Lisboa nesses estudos é idêntica à linha laranja do mapa do meu primeiro post. Os trajectos são quase iguais.

É posssivel que ainda se faça isso de Carnaxide, no entanto estas informações vêm do PDM de Lisboa e como tal não falam de nada extra concelho (Carnaxide é Oeiras).

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Interessante... No entanto há percursos que sinceramente não entendo: o da linha azul clara que é semelhante ao da rosa; o da vermelha é feito pelo metro...

Agora o que me pergunto é: caso isto seja realmente tudo feito, qual passará a ser o espaço de manobra do ML para novos prolongamentos dentro da cidade?

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Interessante... No entanto há percursos que sinceramente não entendo: o da linha azul clara que é semelhante ao da rosa; o da vermelha é feito pelo metro...

Agora o que me pergunto é: caso isto seja realmente tudo feito, qual passará a ser o espaço de manobra do ML para novos prolongamentos dentro da cidade?
Pelas ultimas noticias, parece-me que querem que seja o metro a gerir estas novas linhas. Portanto, parece-me mesmo que será o caminho que irão seguir. Efectuar ligações na cidade por eléctrico como complemento da rede existente.

·
30,728 Posts
Pelas ultimas noticias, parece-me que querem que seja o metro a gerir estas novas linhas. Portanto, parece-me mesmo que será o caminho que irão seguir. Efectuar ligações na cidade por eléctrico como complemento da rede existente.
Significa então que acabaram os prolongamentos do ML dentro de Lisboa? É que a ver por essas linhas (geridas ou não pelo ML), não há grande espaço de manobra...
o que me refiro é p.ex haver 2 ou 3 linhas de MLS e o restante ficar reservado para o ML, mas dentro de Lisboa essas 9 linhas parecem esgotar todos os novos prolongamentos...

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Significa então que acabaram os prolongamentos do ML dentro de Lisboa? É que a ver por essas linhas (geridas ou não pelo ML), não há grande espaço de manobra...
o que me refiro é p.ex haver 2 ou 3 linhas de MLS e o restante ficar reservado para o ML, mas dentro de Lisboa essas 9 linhas parecem esgotar todos os novos prolongamentos...
Acho que é mesmo essa a ideia. Minimizar os custos das novas expansões dentro da cidade e construir rapidamente uma nova rede complementar ao metro subterrâneo.
É mesmo o que o Barra disse. Viram que o metro do Porto conseguiu tornar-se uma rede decente em toda a cidade em muito pouco tempo e que oferece um serviço equivalente com menos custos.

·
30,728 Posts
Eu não discuto isso, apesar de eu achar que este projecto não vai para a frente e que Lisboa há-de continuar a ter metro subterrâneo às "mijinhas". A questão que eu coloco é se não seria mais lógico escolherem um raio de acção para o MLS e um raio de acção para o ML. Não conheço a fundo caso de cidades que tenham os dois tipos, mas julgo que um não tem que necessariamente invalidar o outro... porém parece ser exactamente isso que aqui acontece...
Por outro lado tudo isto parece não fazer sentido e inclusivé ser o oposto do lógico: então que sentido tem o prolongamento para a periferia fazer-se por tunel em terrenos não construidos e agora irem criar 9 linhas de metro à superficie no centro da cidade?? Sei lá, tipo... não era suposto ser ao contrário?

·
30,728 Posts
Outra questão... ainda ninguém reparou??

...nas estações do metro do quadro:

há uma estação "Alcântara" na linha amarela e uma estação "Paço do Lumiar (prevista)" na linha (pasmem-se!) verde!!! Interessante ver outras coisas: a estação Paço do Lumiar prevista é na linha vermelha (aqui surge como verde...) porém a corroborar a teoria do quadro... não há Lumiar na linha vermelha!! Será que isto também nos pode indicar possiveis projectos de expansão do ML?;)

edit: Porém também não há Campo Grande na linha vermelha... será que a Alta fica a chuchar no dedo outra vez?

edit2: a estação "Paço do Lumiar (prevista)" não deve afinal ser Paço do Lumiar em si, mas a tal da Horta Nova/S.Francisco de Assis... esperemos mais uns dias/semanas e veremos isso...

1 - 20 of 64 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.