Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 6253 Posts

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Abri esse thread pra acompanhar como anda o tempo na região. A cada ano a nossa região vem apresentando fenômenos mais extremos como, secas, cheias, queimadas descontroladas, etc...

Quem quiser compartilhar com notícias e previsões do seu estado, fica a vontade...

Devido a crescente discussão sobre médias climatologica nas capitais da região, ao final de cada mês eu vou postar tabela com dados e temperaturas oficiais do INMET.

·
Registered
21,947 Posts
^^
Vc podia colocar a média anual pra começar né?:)

Bem, falando em tempo, essa semana fiquei surpreso com a possibilidade de chuva em Palmas e TO.
Claro, que essa época do ano é sempre muito seco, mas, normalmente eles deixam uma margem de 5% de probabilidade, porque como sabemos, previsão é previsão.
Nunca tinha visto ela zerar. Deveriam ter deixado pelo menos 0,1. :lol:
É ter muita certeza pra deixar assim:

Palmas

Fonte: CPTE INPE

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^
Vc podia colocar a média anual pra começar né?:)

Bem, falando em tempo, essa semana fiquei surpreso com a possibilidade de chuva em Palmas e TO.
Claro, que essa época do ano é sempre muito seco, mas, normalmente eles deixam uma margem de 5% de probabilidade, porque como sabemos, previsão é previsão.
Nunca tinha visto ela zerar. Deveriam ter deixado pelo menos 0,1. :lol:
É ter muita certeza pra deixar assim:

Eles mudaram a metodologia nessa semana pra todas as cidades, quando não há previsão, eles tão colocando 0%. Antes, realmente eles colocavam 5% mesmo sabendo que não existia chance de chover.

Sobre a temperatura anual eu vou colocar, mas qual site você indica? No Canal do Tempo não tem dados de Boa Vista, Macapá e Porto Velho

No site do INMET só tem em forma de grafico e mensal. Vou colocar esse do Inmet.

·
Registered
21,947 Posts
^^
Vc que é o mestre do tempo, vê o que vc acha melhor.
Eu juro que eu vi a média de todas as capitais numa tabela num thread aqui com todas as capitais. Mas, dei uma pesquisada mas não consegui achar.

·
Registered
21,947 Posts
Eles mudaram a metodologia nessa semana pra todas as cidades, quando não há previsão, eles tão colocando 0%. Antes, realmente eles colocavam 5% mesmo sabendo que não existia chance de chover.

Sobre a temperatura anual eu vou colocar, mas qual site você indica? No Canal do Tempo não tem dados de Boa Vista, Macapá e Porto Velho

No site do INMET só tem em forma de grafico e mensal. Vou colocar esse do Inmet.
Tá explicado.

·
Registered
778 Posts
Opa Opaaaa, muitoa boa idéia de criar esse thread Ferraz!

Sobre Palmas e Rio Branco, eu já havia dito pro Cavaleiro que ambas tinham bons motivos para possuírem médias térmicas similares devido a semelhança na altitude das duas (200 metros em média) e a latitude (10ºS). Mas, como somente altitude e latitude não são tudo, existem sim diferenças, no caso da América do Sul, a proximidade com a cordilheira dos andes exerce influência significativa no regime climático do Acre, tanto na precipitação quanto na temperatura. No inverno do hemisfério sul as frentes frias chegam com certa regularidade aqui, enquanto que em Palmas simplesmente nunca chegam.

Cavaleiro, eu não sou muito confiante desses dados do Inmet históricos não. Sinceramente, antigamente eles eram extremamente amadores aqui no norte do Brasil, não consigo confiar muito nessas médias históricas do Inmet pra nenhuma cidade do norte. Atualmente, com a instação de estações automáticas, com dados disponíveis online e 24 horas por dia, a confiabilidade aumentou muito. Eu confio muito mais nos dados recentes, do que de uns 10 anos atrás. Outro método de comparar a média anual é pelas estações dos aeroportos, que já possuem históricos de alguns anos atrás.

Contudo, para obter uma média normal climatológica, precisa-se de um período de 30 anos para fechamento da média, ou seja, um longo período. Por isso se tu perceber, essas médias do Inmet anuais aí, sao do período de 1960 a 1990. Já faz um bom tempo isso... se hoje ainda tá precário, imagina naquela época. A próxima média normal climatológica das capitais, pelo Inmet, deverá ser digulgada só la pra 2020, quando fechar o novo ciclo de 30 anos... provalmente já virá um pouco diferente.

Na minha opnião de observador do tempo já a mais de 10 anos, na maioria dos dias do ano a temperatura média diária em Rio Branco, comparando com outras capitais do norte, está geralmente um pouco menor, mesmo na estação chuvosa. Na estação chuvosa a diferença é muito pequena, coisa de 1 a dois graus no máximo a menos, com relação às demais, mas ainda existe. Talvez é nessa estação que Palmas e RB ficam exatamente iguais. No inverno (jun-jul-ago-set) Palmas torna-se disparadamente uma das capitais mais quentes do Brasil, sem dúvida alguma, só não ficando atrás da imbatível Teresina, no Piaui, que é considerada a capital mais quente do Brasil.

Eu aconselharia, pegar um série de registros mais recentes, tipo de 2000 pra cá, pra poder fazer essas comparações de médias, pena que temos muita dificuldade pra obter esses dados pelos os institutos oficais como o Inmet, mas se não me engano o Ferraz tem todos os dados de Rio Branco desse período. Precisamos conseguir então o de Palmas pra tirarmos essa dúvida.

Eu não confio muito em tudo que dizem na internet. Outro dia, entrei no site da wikkipedia e procurei por Rio Branco, e lá quando vai falar sobre o clima da cidade, fala tudo errado praticamente, diz que a estação mais seca e quente é de novembro a março, que Rio Branco é a capital mais quente do Brasil, e outros aburdos...:eek:hno:

·
SSC Brasil
3,774 Posts
Hoje em dia já se discute até que ponto a normal 61-90 tem credibilidade, validade. De 1961 pra 2010 já se passaram 49 anos, é muito tempo, já está defasado. De lá pra cá a dinâmica do tempo no Brasil e no mundo mudou, fora vários fatores externos que não cabem a mim aqui explicar, até porque não sei, mas sei que existem.

Uma nova normal que poderíamos nos basear seria 90-2010, muito mais real e condizente com nossos dias atuais. Cabe a nós esperar pra ver qual instituto será o primeiro a viabilizar esta nova normal climatológica.

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Antes de 1987 a cidade de Palmas nem existia, então não sei da onde eles tiram esses dados de Palmas entre 1961-1990...

Bom, agora eu vou postar essa tabela todos os meses, ai no final de 1 ano eu quero ver a verdadeira verdade. Claro que dados de apenas 1 ano também não é confiável devido esses fenomenos, La Niña, El Niño, etc... Mas, deve se aproximar bastante da realidade hoje.

·
Registered
21,947 Posts
^^ Coloquei os gráficos

Palmas está quantos dias sem chuva?
Aproximadamente uns 60 dias. Chuveu no interior, há umas três semanas em Araguaína, Couto Magalhães. Mas, aqui em Palmas nada.

Opa Opaaaa, muitoa boa idéia de criar esse thread Ferraz!

Eu aconselharia, pegar um série de registros mais recentes, tipo de 2000 pra cá, pra poder fazer essas comparações de médias, pena que temos muita dificuldade pra obter esses dados pelos os institutos oficais como o Inmet, mas se não me engano o Ferraz tem todos os dados de Rio Branco desse período. Precisamos conseguir então o de Palmas pra tirarmos essa dúvida.
Pois é a ideia é boa e eu já tinha pensado nisso, mas, deixei quieto.

E para ser sincero, eu não tenho dúvida alguma que Rio Branco é menos quente do que Palmas, ainda mais no inverno por conta das massa de ar polar que alcançam o sudoeste da amazônia.

Mas, o que eu fico encabulado é mesmo com a média anual.
Talvez a explicação seja no verão. Foi isso que eu tinha questionado. Se talvez, no tempo chuvoso o tempo muito abafado da amazônia deixava Rio Branco com mínimas e máximas ligeiramente mais altas do que Palmas.

·
Registered
21,947 Posts
Jordan e Ferraz, como realmente funciona a medição da famosa Sensação Térmica?

Olha só, dando uma olhada hoje, em Macapá a diferença da temperatura e da sensação térmica chega a 7º C. Muita coisa!

Fonte: INPE

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Jordan e Ferraz, como realmente funciona a medição da famosa Sensação Térmica?

Fonte: INPE

Quanto maior a umidade do ar, maior vai ser a sensação termica. Em caso de calor maior vai ser a sensação de calor, em caso de frio maior vai ser a sensação de frio. No frio o vento forte também aumenta a sensação de frio.

Mas eu acho que as vezes esses sites exageram, pois Macapá está com 56% de Umidade, não é lá essas coisas pra provocar uma sensação de 7° a mais.

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Balanço de hoje (14/08) na região norte

Menor Temperatura
Araguaína-TO: 14,9°C

Maior Temperatura
Porto Nacional-TO: 36,3°C

Menor Umidade Relativa do AR
Cacoal-RO: 18%

Maior Volume de Chuva
Tarauacá-AC: 27,2 mm

Balanço entre as capitais

Menor Temperatura
Rio Branco: 19,4°C

Maior Temperatura
Palmas: 35,8°C

Menor Umidade Relativa do AR:
Palmas: 19%

Maior Volume de Chuva
Rio Branco: 23,0 mm

* Esse balanço envolve toda rede de estações do INMET: Estações Automáticas, Estações Convencionais e Aeroportos

·
Registered
778 Posts
A tarde chuvosa de ontem foi muito boa e já deixou saudades ein Ferraz, hoje o que predominou foi o solzão durante a tarde, embora pela manhã o tempo estivesse ainda agradável, com 21 graus ainda às 9 da manhã. Um alívio após mais de 1 mês sem chuva por aqui. Eu vi que choveu e aliviou ontem a tarde também em Porto Velho. Hoje já secou tudo de novo, infelizmente.

·
Registered
24,838 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^ Valeu! :eek:kay:

A tarde chuvosa de ontem foi muito boa e já deixou saudades ein Ferraz, hoje o que predominou foi o solzão durante a tarde, embora pela manhã o tempo estivesse ainda agradável, com 21 graus ainda às 9 da manhã. Um alívio após mais de 1 mês sem chuva por aqui. Eu vi que choveu e aliviou ontem a tarde também em Porto Velho. Hoje já secou tudo de novo, infelizmente.
Ja viu o modelo Eta (15km x 15km) do CPTEC?

No dia 19 podemos ser agraciado com outra chuva igual a de ontem em todo leste do estado, volume estimado é de 25 mm. Sei não... mas esse modelo acertou na mosca a chuva de ontem, eu até tinha postado no Acre notícias. Tomara que acerte novamente. :lol:

Até o dia 19 pode cair pancadas isoladas...

·
SSC Brasil
3,774 Posts
A chuva de ontem me rendeu um modem queimado e muita dor de cabeça aqui na empresa também! Caíram dos raios bem fortes numa distância de não mais do que 5 metros daqui. Certeza!!

1 - 20 of 6253 Posts