Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Bom,

Criei este thread para contar um pouco de como era Teresópolis antigamente.
A intenção não é fazer um apanhado da história da cidade como um todo, na verdade eu só pretendo dar uma olhada no túnel do tempo e ver como foi essa cidade antigamente...

Tudo começou como uma fazenda que foi vendida e loteada por importantes funcionários da capital nacional que na época era a cidade do Rio de janeiro.
Essa cidade se transformou em um enorme balneário de férias...

Como era isso?
Em 1930 a cidade tinha um pequeno comércio que ficava ao redor da praça principal - Praça Baltazar da Silveira ou Praça da Santa Teresa

^^
Igreja de Santa Teresa sendo construída em 1927.

^^
Antigo centro da cidade

^^
Pórtico feito no centro em homenagem aos combatentes da segunda guerra mundial de Teresópolis.

O acesso a cidade era muito complicado.
Chegava-se a cidade ou pela estrada de itaipava ou por trem através da estrada de ferro Theresópolis

A cidade era em sua maior parte residencial

Residência do Almirante Jhon Taylor

^^
Mansão da família Silva Araújo

^^
Fazenda do José Manoel Lebrão e fábrica de derivados alimentícios.
Este era o proprietário da Confeitaria Colombo.
Após a sua morte a fazenda foi abandonada e loteada ilegalmente por um dos seus caseiros.
Hoje o local da fazenda é uma das maiores favelas da cidade :bash:

^^
Casa da família Granado - Aquela do sabonete e Polvilho anticéptico que a vovó usava :lol:

^^
A antiga casa deles hoje em dia abriga o SESC -Teresópolis.
Seus jardim era gigantesco e ia do atual edifício até a praça olímpica.

Ao contrário do que se pensa a familia Guinle não tinha casa na granja Comary na época.
O que hoje me dia é o lago, a CBF e o condomínio em 1930 era apenas uma parte da fazenda dos Guinle

A casa de campo da familia Guinle ficava na Granja Guarani.
Cogitou-se construir um palácio em estilo neo-colonial na cidade mas este não saiu do papel:

Mirante da Granja Guarani - 1930
Este mirante conta algumas lendas indígenas através de seus azulejos:

Apesar da cidade ser apenas um balneário de campo e de difícil acesso ainda assim ela contava com alguns hotéis:

^^
Varzea Palace - Ainda existe porém em estado muito decadente

^^
Hotel Hygino destruído por um incêndio em 1930

^^
Hotel Residência - hoje um condomínio

^^
Hotel Le magorou - Demolido

A cidade também contava com sua própria hidrelétrica:

^^
Vertedouro da Hidrelétrica Teresópolis em 1912

E montava seu meio de transporte a partir de motores importados:

^^
Montagem de ônibus na empresa de melhoramentos Teresópolis

^^
Serraria e carpintaria vieira

^^
Antigo Mirante da vista Soberba.

---------------------------------

Se com toda a precariedade de 1937 a cidade apresentava um panorama melhor que o atual, isso só pode servir de incentivo.
A cidade pode voltar a crescer e se aproximar cada dia mais da utopia de seus criadores.
Cabe a cada um fazer a sua parte.
A minha parte hoje foi criar este Álbum de fotografias antigas e fazer lembrar aos Teresopolitanos do quanto a cidade já foi capaz de realizar.

Acho que daqui pra frente este thread poderia servir para discutir o quanto a cidade se distanciou do planejamento urbano inicial e o que pode ser feito para reverter este panorama.

Exemplos e sugestões de outras cidades do Brasil são extremamente bem vindos!!!

Obrigado.

·
Rene Hass
4,331 Posts

^^
Varzea Palace - Ainda existe porém em estado muito decadente
^^
Linda esta foto. A pracinha ao lado, muito bem cuidada, me faz lembrar de algumas pracinhas assim nas cidadezinhas do interior gaúcho que eu visitava na minha infância. Tudo muito bem cuidadinho e caprichado. Hoje, não temos mas pracinhas assim.

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
^^
Este hotel ainda existe na cidade, mas o jardim não é mais a mesma coisa.

Concordo com vc...Antigamente o jardim deveria ser muito bonito!!!

Uma parte do terreno do hotel foi vendido e serve apenas como estacionamento, os proprietários atuais ainda enfrentam dificuldades no inventário....e dificuldades econômicas...

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
Os casarões estão bem conservados, gostei de ver a imagens da city

·
Rene Hass
4,331 Posts
^^
Este hotel ainda existe na cidade, mas o jardim não é mais a mesma coisa.

Concordo com vc...Antigamente o jardim deveria ser muito bonito!!!

Uma parte do terreno do hotel foi vendido e serve apenas como estacionamento, os proprietários atuais ainda enfrentam dificuldades no inventário....e dificuldades econômicas...

^^^
Mesmo decadente e com esse "puxadinho" construído no 2º piso, o prédio continua lindo. Se os donos sucumbirem financeiramente e o prédio deixar de ser um hotel, bem que ele poderia ser transformado em um espaço cultural.

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #15 ·
^^

Tenho dúvidas a respeito do que deveria ser feito com este prédio.
O interior dele é bem bonito ainda, tem um estilo inglês bem legal. Mas todo o entorno já está sendo modernizado....

Talvez a melhor solução seja demolir e construir um prédio moderno e novo.
Talvez uma nova sede para a prefeitura ou um grande prédio corporativo...

Não sei bem ainda.

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
Este prédio abaixo foi inaugurado em 1950 com a proposta de ser o mercado municipal de Teresópolis:

O prédio foi construído pela prefeitura e cada beneficiário recebeu uma lojinha lá com escritura definitiva.

Logo, os donos das lojinhas, que eram apenas pessoas simples do interior, perceberam que ganhavam mais com o aluguel da sobreloja como residência do que vendendo seus produtos agrícolas nas lojinhas que tem embaixo. Todo o prédio acabou sendo readaptado e anos saem anos entram....BOOMMM!!!

O mercado municipal hj é o pior cortiço da cidade...E fica bem no centro!!! triste...
Um lugar que abriga em suas galerias prostituição de todo tipo e etc....
(Verdade seja dita que nunca entrei até o fundo dessa galeria...mal passo na frente)

Na opinião de vcs o que poderia ser feito para recuperar o prédio e qual foi o maior erro da prefeitura???
Dar a escritura definitiva do imóvel? não ter fiscalizado???

Como é a administração do mercado municipal de SP, alguém sabe????

·
Feliz pela Vida que segue
9,307 Posts
^^

Tenho dúvidas a respeito do que deveria ser feito com este prédio.
O interior dele é bem bonito ainda, tem um estilo inglês bem legal. Mas todo o entorno já está sendo modernizado....

Talvez a melhor solução seja demolir e construir um prédio moderno e novo.
Talvez uma nova sede para a prefeitura ou um grande prédio corporativo...

Não sei bem ainda.

Hospedei-me no Várzea em 2006, e adorei o hotel: penso que ele deve ser preservado, pois o material de acabamento do interior está em sua maior parte bem conservado e é de alta qualidade - só os azulejos decorativos em relevo que guarnecem as escadas já valem nossa admiração.

Um adendo: minha casa fica em um condomínio rural na vizinha Guapimirim, e por isto vou de vez em quando a Teresópolis, se bem que não tantas vezes quanto eu gostaria (o trânsito aos domingos, na entrada da cidade e em volta daquela praça que tem a feira, me afugenta um pouco).

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^

Excelente escolha...o maior atrativo dessa região (Friburgo, Teresópolis Guapimirim e etc..) é justamente a natureza exuberante. Na subida da serra para Teresópolis existem condomínios muito bonitos.

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Algo que deu certo em Teresópolis ultimamente agora:

A cervejaria St Gallen e todo o polo de bebidas da cidade =D
Quando eu estiver com mais calma eu conto aqui a trajetória do dono das bebidas comary

·
Old_Philip
3,088 Posts
Discussion Starter · #20 ·

Residência de Augusto vieira, construtor da estrada de ferro Therezópolis - 1934

Casa do Manoel José Lebrão - dono da confeitaria Colombo, 1928

Reisdência dos Bernardes - Demolida

1 - 20 of 20 Posts