SkyscraperCity banner

81 - 98 of 98 Posts

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,534 Posts
Governo do Piauí decreta estado de emergência por causa do Coronavírus

Dentre os pontos estabelecidos no documento está a realização compulsória de exames laboratoriais e internação de pessoas infectadas. Decreto começa a valer imediatamente.​

O governador Wellington Dias expediu decreto neste domingo (15) estabelecendo medidas de emergência em saúde pública em função da pandemia de coronavírus. O decreto leva em consideração o risco de transmissão simultânea no mundo, além da necessidade de combate da Covid-19 a nível estadual.

Dentre as medidas estabelecidas pelo Governo está a previsão de isolamento; quarentena; determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais e coleta de amostras clínicas. Determinação de realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos específicos; o estudo ou investigação epidemiológica; requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.

Fica estabelecido em caráter involuntário, o isolamento de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do novo coronavírus. Prevê também quarentena, com restrição de atividades ou separação de pessoas ou objetos suspeitos de contaminação.

Servidores públicos ou militares, vinculados ao Poder Executivo, que regressarem de regiões em que o surto do COVID 19 tenha sido reconhecido, como também aqueles que tiverem contato habitual com viajantes dessas regiões e apresentarem febre ou sintomas respiratórios dentro de até 14 dias do retorno, deverão procurar um serviço de saúde. Não será exigido o comparecimento físico para perícia médica daqueles que forem diagnosticados como caso suspeito ou confirmado e receberem atestado médico externo.

Mesmo sem sintomas, o servidor poderá ter concedida licença de ofício por 14 dias, afim de permanecer em resguardo domiciliar para observação de sinais e sintomas compatíveis com a doença Covid 19.

O decreto suspende, pelo prazo de quinze dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta e indireta, em locais fechados com aglomeração acima de cem pessoas, ou em locais públicos com aglomeração acima de quinhentas pessoas.

Fica instituído a partir de agora, o Comitê de Gestão de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação de emergência no âmbito estadual, composto por representantes de 12 órgãos, entre eles as secretarias de Saúde (que o coordenará); Governo; Planejamento; Fazenda e Segurança

O Comitê deverá adotar as medidas necessárias para monitorar e se contrapor à disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O decreto passa a valer de imediato para todos os 224 municípios do Estado do Piauí.
 

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,534 Posts
Gente, começo a ficar receoso de que vocês encontrem uma cidade fantasma no encontro. A Azul cancelou os vôos para o litoral. Além disso, depois do decreto de hoje, órgãos públicos, escolas, universidades, tudo fechou por 15 dias, e olha que ainda não há nenhum caso confirmado no Piauí. Se surgirem os primeiros nesses 15 dias, temo que prorroguem o estado de emergência, e bares, restaurantes e atrações turísticas estejam fechados.

 

·
Moderator
Joined
·
38,043 Posts
Nesse caso, acho prudente a gente já avaliar a não-realização do ENSB, ao menos na data prevista, até porque não sabemos como as coisas evoluirão até lá. Não é uma decisão, apenas uma ponderação minha em relação a tudo o que está acontecendo.
 

·
Guilherme
Joined
·
3,684 Posts
Talvez seja importante já decidirmos isso essa semana.

Assim, quem comprou passagem, tenta remarcar.
 

·
Aes não é Eletropaulo
Joined
·
4,060 Posts
Conversei com o Lord Eneas (comissão local) e ele concordou no adiamento do ENSB para uma posterior data (que ainda será escolhida assim que o tsunami covid passar). Para aqueles como eu que compraram a passagem, acredito que a propria Cia vai deixar de credito para uso futuro, mas eu vou tentar falar com as aereas daqui 15 dias, acho que estará mais fácil contacta-las.
 

·
Guilherme
Joined
·
3,684 Posts
Minha passagem foi cancelada pela Tam.

Pensei na data de 07/09 para o encontro, já que é feriado e cai numa segunda....hehe
 

·
Casual Travel Photography
Joined
·
2,534 Posts
Setembro em Teresina tem um clima literalmente infernal.

Minha passagem foi cancelada pela Tam.

Pensei na data de 07/09 para o encontro, já que é feriado e cai numa segunda....hehe
 

·
Registered
Joined
·
20,726 Posts
^^
Qualquer data no segundo semestre tem um clima infernal :lol:

Talvez a situação melhore lá pra novembro, mas acho que fica muito caro por já estar próximo do fim de ano.
 

·
Guilherme
Joined
·
3,684 Posts
Talvez teremos que deixar THE pro ano que vem e escolher outra cidade para esse ano. =(
 

·
Ai que preguiça...
Joined
·
3,482 Posts
Não vou participar, mas li parte da discussão e vou dar pitaco;

Seja qual destino for [Teresina ou outro], sugiro que não remarquem pra antes dos meses 10-11.

Tenho notado que muitos dos eventos que estão sendo remarcados, estão sendo jogados pro final do ano.

Existe a chance [que não me parece pequena] dessa crise durar mais do que 4-5 meses.

No nosso inverno é bem capaz desse vírus [e os da gripe] circular com força gerando caos até Setembro.

Aos que participarem, bom encontro :)
 

·
Registered
Joined
·
20,726 Posts
Aqui em Recife está acontecendo uma situação curiosa: como a Globo de Teresina está em quarentena porque um apresentador pegou coronavírus, a Globo daqui está transmitindo os jornais locais e inserindo notícias do Piauí.

Ou seja, informações atualizadas sobre a cidade (embora não haja mais o ENSB) :hahano:
 
81 - 98 of 98 Posts
Top