SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Banned
806 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Situado na região central da cidade possui área de 57.615,80 m² de propriedade da Prefeitura Municipal de Londrina, onde está edificado o Terminal Rodoviário, possui o total de 16.813,90 m² de área construída, entre as Ruas Jorge Casoni, Potiguares, Avenida Leste Oeste e Avenida Dez de Dezembro, sendo local estratégico, com acesso fácil e rápido as rodovias.
Inaugurado oficialmente em 25.06.1988 e iniciando às operações de embarque e desembarque em 27.06.1988, atua hoje como um marco da arquitetura, com capacidade logística de atendimento para 220 freqüências partidas e chegadas por hora. Atualmente atende a um volume médio de 380 freqüências dia, com atendimento 6000 usuário dia. Hoje tem como Administradora a C.M.T.U - Companhia MunicipaL de Transito e Urbanização.
O projeto arquitetônico inicial de Oscar Niemeyer, e arquitetos Julio Ribeiro, Hely Brétas Barros.

Características Gerais:
O Terminal Rodoviário de Londrina, é formado pôr 32 (trinta e duas) lojas e 07 (sete) espaços comerciais, 55 (cinqüenta e cinco) plataformas, serviços públicos e setor de serviços administrativos, operacionais e manutenção, 02 (dois) conjuntos de sanitários, um guarda – volumes, estacionamento, achados e perdidos, sonorização automatizado, fraldário, sala de turismo, informações e 38 módulos de bilheterias com 21 operadoras interestadual e intermunicipal e 04 metropolitanas e 01 urbana.

As edificações comportam:
55 plataformas para embarque e desembarque
38 módulos de agências – bilheterias
39 unidades comerciais Lojas e espaços
02 conjuntos de sanitários públicos
01 guarda - volumes
01 subsolo no embarque com oficina, refeitório, sanitários, vestiários para uso dos funcionários do Condomínio, departamento de material de limpeza. Depósito de achados e perdidos e hall de espera para embarque e desembarque de passageiros em ônibus metropolitano.
01 área de Administração e Operacional do terminal.
01 guarita de controle operacional dos ônibus
02 guaritas de controle operacional do estacionamento
01 central de gás, com 35 (trinta e cinco) cilindros de 45 (quarenta e cinco) kg
01 depósito para container de lixo.
01 sala de turismo

Mais fotos:

Época da construção

Vista aérea final anos 80!

Esta era a Rodoviária de Londrina anterior a atual
Foi desativada em 1988 - Fica bem ao centro e agora é patrimonio historico
Atualmente é museu de arte de Londrina
Esta Rodoviária foi construída em 1952, ja era a 4a. rodoviária de Londrina

·
Crítico de arte suína.
6,242 Posts
é a melhor rodo que já pus os pés!!! se nao me engano ela ganhou como melhor rodo em pesquisa de opiniao nos ultimos 3 anos, mesmo ja estando com 20 anos!! e ela com certeza vai durar pra sempre, pois fizeram ela pra uma cidade de 1 milhao (que Londrina dificilmente vai alcançar)

·
Banned
806 Posts
Discussion Starter · #4 ·
é a melhor rodo que já pus os pés!!! se nao me engano ela ganhou como melhor rodo em pesquisa de opiniao nos ultimos 3 anos, mesmo ja estando com 20 anos!! e ela com certeza vai durar pra sempre, pois fizeram ela pra uma cidade de 1 milhao (que Londrina dificilmente vai alcançar)
^^
E é uma das maiores do país, além disso tem 55 plataformas:eek2: são poucas as rodoviárias com tantas plataformas como a de Londrina, tirando as cidades de SP, CTBA, RIO, PORTO ALEGRE que são grandes capitais e algumas outras, esta é sem dúvida alguma talvez a maior rodoviária do interior do país! Campinas agora vai ganhar uma rodoviária lindíssima com 40 plataformas e é um showwww de rodoviária, parece até aeroporto, parabéns pra Campinas e Londrina que apesar da rodoviária ter 20 anos, é tudo de bom, vai continuar ainda por muitos e muitos anos ou talvez sempre, sem contar que a região deverá em pouco tempo mudar pra melhor com a construção do shopping no complexo zero, que ficará muito próximo ao terminal rodoviário !! :)

·
22°52'S 47°03'W
20,685 Posts
55 plataformas?! :lol:

E eu achando bom que a Nova Rodoviária de Campinas tenha só 40?!
:eek:hno:

Seja como for, os governantes de Londrina foram visionários. Campinas tinha ônibus rodoviários nas ruas (até 1973 não havia Rodoviária) e Londrina já tinha Rodoviária decente. CPS teve uma m**** de Rodoviária até a semana passada enquanto Londrina já tinha uma Rodoviária grande, linda e ótima desde 1988...:|

·
Banned
806 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Adorei aquela foto dos anos 50,com os onibus. esse onibus da frente provavelmente seria um micro à época.:nuts::nuts::lol:
^^
Parece estranho, mas eu queria faze umas viagens num onibus desse, os vidro nas janela abriam, se ia viajando e os braço de fora! Massa! :lol:

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Essa rodoviária é uma das melhores do país, se não for a melhor. Digo por experiência própria.

A de Juiz de Fora é muito parecida mesmo, conheço também (êee homem rodado... :D).

O suco dessa rodoviária é muito bom ;-)
Pois é, quando eu morava em Londrina, eu adorava tomar os sucos que faziam lá. :D Aliás, o melhor suco de cupuaçu que eu já tomei é o de lá, e olha que esse suco é uma especialidade aqui do Norte, mas o melhor que eu já tomei foi o de lá.

·
Banned
7,747 Posts
A Novo Rio vem passando por reformas. Não diria feia... É apenas comum. O problema é o seu entorno.

Abraços!

1 - 20 of 21 Posts