Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hoje com quase 25 mil habitantes o distrito de Terra Preta é a região que mais cresce em Mairiporã, que é uma das cidades que mais cresce na Grande SP, já se aproximando dos 100 mil habitantes.

O distrito fica às margens da rodovia Fernão Dias, já fora da área de mananciais da Cantareira, entre Mairiporã e Atibaia, cidade com a qual está se conurbando através de condomínios e bairros rurais.
Terra Preta conta hoje com industrias, hotéis (incluindo um dos mais luxuosos do país) e muitos bairros residenciais.

A região cresce a passos largos, muitas obras e muitos bairros novos, e existe um intenso desejo de emancipação, o que faria de Terra Preta a 40ª cidade da Grande SP.

Vou colocar aqui fotos minhas feitas essa semana e depois fotos aéreas, além de algumas outras do hotel Unique Garden.

1. Terra Preta vista do Pico do Olho D'água, ponto mais alto da cidade.

2. Chegando na Terra Preta, Hotel Refúgio Vista Serrana, recém inaugurado

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50. Um pouco da área rural

51.

52.

Vistas aéreas (não são recentes).
Fotos cedidas pela Câmara municipal (sr José Luiz G. Morais)

53.

54.

55.

56.

Fotos do Unique Garden Hotel & Spa, um dos únicos 5 estrelas do Guia 4 Rodas localizado fora de uma capital.
(Fotos retiradas do site do hotel)

57.

58.

59.

·
Registered
735 Posts
Que legal!
Tenho curiosidade a respeito de Terra Preta. Sempre passo pelo Fernão mas nunca entrei pra conhecer.
Por causa daquele totem que tem próximo à entrada do bairro, dizendo "distrito industrial", eu imaginava algo mais surrado, cheio de galpões.
Também não conhecia esse hotel. Bem bacana!

·
Registered
13,214 Posts
Belo registro LagoMüller!!! Que bom ver Terra Preta por aqui no SSC!
Assim como o Tomspbr, sempre passo por lá através da Fernão Dias, mas já tinha uma boa impressão do distrito, que se confirmou em suas fotos!
Talvez a área comercial precise um pouco mais de atenção mas, de resto, gostei muito!!! :)

·
**16º ano**
**17º ano**
25,831 Posts
Nossa, sempre via as placas na Fernão Dias, achava que era um vilarejo, haha. Interessante

·
Registered
3,188 Posts
Como sempre, um excelente trabalho, LagoMuller! O distrito é bastante populoso, tem 1/4 da população da cidade inteira. Além disso ele não parece depender muito do município sede, tem vários comércios e tudo mais. Mostrou ser um local agradável.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Esse hotel é muito bonito. :cheers:
É sim, sensacional o espaço dele.

Que legal!
Tenho curiosidade a respeito de Terra Preta. Sempre passo pelo Fernão mas nunca entrei pra conhecer.
Por causa daquele totem que tem próximo à entrada do bairro, dizendo "distrito industrial", eu imaginava algo mais surrado, cheio de galpões.
Também não conhecia esse hotel. Bem bacana!
É verdade, o totem não é muito sincero hehe.
Terra Preta não é só indústria, tem uma área rural enorme cheia de lagos, montanhas e sítios.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Belo registro LagoMüller!!! Que bom ver Terra Preta por aqui no SSC!
Assim como o Tomspbr, sempre passo por lá através da Fernão Dias, mas já tinha uma boa impressão do distrito, que se confirmou em suas fotos!
Talvez a área comercial precise um pouco mais de atenção mas, de resto, gostei muito!!! :)
Obrigado cara!
Realmente a área comercial precisa de um "tapa" no visual, mobiliario urbano, melhorias nas calçadas e faixas...
Mas se você visse o quanto a área comercial cresceu só nos últimos anos isso estaria explicado. haha
É um crescimento surreal!

Nossa, sempre via as placas na Fernão Dias, achava que era um vilarejo, haha. Interessante
Haha há 15 anos era realmente um vilarejo, hoje está maior (e bem mais rica) que muita cidade da região como Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Como sempre, um excelente trabalho, LagoMuller! O distrito é bastante populoso, tem 1/4 da população da cidade inteira. Além disso ele não parece depender muito do município sede, tem vários comércios e tudo mais. Mostrou ser um local agradável.
Obrigado Felipe!
Então, cada dia ela depende menos do centro da cidade.
Isso inclusive tem inflado os ânimos na luta pela emancipação.
Mairiporã perderia uma parte bem grande do PIB, e o PIB per capita da Terra Preta ainda seria muito alto.

Eu acho que se os impostos voltassem melhor pra lá seria uma região ainda melhor, mas gosto das duas cidades juntas, essa diversidade de cenários dentro de uma mesma cidade é muito legal.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #11 ·
E Terra Preta acaba de garantir mais 5 mil habitantes.

Serão construídas 1.100 unidades habitacionais, que irão beneficiar cerca de 4.500 pessoas, investimento superior a R$ 105 milhões do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Mairiporã e Terra Preta juntas tem 9mil pessoas em situação de risco, sendo que boa parte delas mora na região mais pobre da cidade perto do centro (que está congelada pela justiça, prestes a ser despejada por inteiro)
Por isso vai todo mundo pra Terra Preta, e o bairro mais parecido com uma favela que Mairiporã tem vai deixar de existir.

Vamos torcer, o terreno lá é enorme, mas precisa de tudo ainda.

Matéria AQUI

·
Registered
13,214 Posts
Só que agora, acho difícil Terra Preta se emancipar! O governo endureceu as leis para evitar emancipações bizarras, como ocorreram em várias partes do país! Não que seja o caso de Terra Preta mas, com isto, à partir de agora vai ser muuuito difícil surgirem novos municípios no Brasil!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Só que agora, acho difícil Terra Preta se emancipar! O governo endureceu as leis para evitar emancipações bizarras, como ocorreram em várias partes do país! Não que seja o caso de Terra Preta mas, com isto, à partir de agora vai ser muuuito difícil surgirem novos municípios no Brasil!
Sim, dificilmente irá se emancipar, embora com certeza seja um dos locais que mais se daria bem por conta própria.
Já se emanciparia com um riqueza bem considerável.

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Primeira vez que vejo fotos do distrito de Terra Preta. Parabéns pelo thread LagoMüller.

• Like
Reactions: LagoMüller

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Primeira vez que vejo fotos do distrito de Terra Preta. Parabéns pelo thread LagoMüller.
Bem legal o thread! Impressionante o crescimento de Terra Preta, também é aprimeira vez que vejo fotos desse distrito. Parabéms pelo thread! :)
Obrigado mesmo pessoal!!
Pois é, Terra Preta é mesmo uma região desconhecida e mesmo crescendo e prosperando ainda tem muito pouca coisa sobre ela na internet.

Espero ter colaborado :)

·
Registered
42 Posts
Bom, LagoMuller, na verdade, não é apenas Terra Preta que é pouco divulgada na internet, mas sim a cidade de Mairiporã inteira.
Eu mesmo a conheci por ouvir uma ou outra pessoa falar por aí de Mairiporã. hehehe!
Para conhecer tanto Mairiporã como Terra Preta é preciso ou ir até lá e ver a cidade ao vivo ou ver fotos dos próprios visitantes/moradores.
Mas espero que no futuro tanto o desenvolvimento industrial, o comercial e até empresarial (caso apareça na região) estejam andando juntos em Terra Preta.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Bom, LagoMuller, na verdade, não é apenas Terra Preta que é pouco divulgada na internet, mas sim a cidade de Mairiporã inteira.
Eu mesmo a conheci por ouvir uma ou outra pessoa falar por aí de Mairiporã. hehehe!
Para conhecer tanto Mairiporã como Terra Preta é preciso ou ir até lá e ver a cidade ao vivo ou ver fotos dos próprios visitantes/moradores.
Mas espero que no futuro tanto o desenvolvimento industrial, o comercial e até empresarial (caso apareça na região) estejam andando juntos em Terra Preta.
É verdade, e Mairiporã ainda pra ajudar tem seus bairros pobres bem na entrada da cidade. Isso sempre gerou má fama pra cidade.
Mas a cidade acordou e foi a luta, conquistou um ótimo resultado no IDH, tem uma arborização legal, um distrito industrial crescendo bem, estrutura turística que muita estância por aí não tem, e tá tão perto de SP que não tem motivo pra continuar desconhecida por muito tempo.
:)

1 - 20 of 23 Posts