SkyscraperCity Forum banner

Thread das Rotundas

61361 Views 321 Replies 66 Participants Last post by  One_Lap_10
Como todos nós sabemos a rotunda é um elemento típico do urbanismo português pós anos 60,e muito mais do que simplesmente ter a função de gerir melhor o tráfego num entrocamento,aonde efectivamente é necessária muitas vezes,ela fez uma estranha simbiose entre os patos-bravos que profileraram nos subúrbios portugueses.É algo muito prático para a profileração de mais granjas de patos-bravos.Um gajo compra um terreno,põe lá os patos-bravos todos amontuados e mete uma rotunda em cada canto para os acessos.Depois mais tarde outro labrego quer vender o terreno vizinho,aonde antes só havia couves e batatas,para "criar" mais patinhos e pronto, é só ligar as ruas á rotunda anterior e fazer mais outras tantas nos limites para que assim o ciclo continue e a colcha de retalhos se profilere.
Brincadeiras à parte,o que voces acham disto?É uma falha das autarquias que não se interessam mais em fazer planos de crescimento ordenado das cidades,como houve por exemplo com as Avenidas Novas de Lisboa,ou é simplesmente a nova tendência urbanística?

See less See more
1 - 20 of 322 Posts
o problema é artilharem as rotundas com todo o tipo de arte.. isso sim acho anormal. pareceume tb um dos poucos sectores onde os fundos europeus devem ter sido utilizados na totalidade :D
Deviam fazer rotundas minimalistas!
Na maioria das vezes o problema das rotundas é simplesmente porem caixotes em redor das ditas. Há que planear as cidades de modo a que as rotundas sejam espaços de ruptura e não simplesmente um motivo para dispor os predios de um modo engraçadamente triste enquanto o pessoal anda no seu carrinho às voltas até escolher qual das ruas estreitas, escuras e densamente povoada nos vai engolir...
não tenho bem a certeza, mas cá vai

li uma notícia há uns tempos atrás que dizia que o Presidente da Câmara de São João da Madeira ia reduzir o número de rotundas do concelho de 165 para 100!!!
PS: São João da Madeira é um concelho composto por apenas uma freguesia...
lol..e aki em viseu rotundas ek nao faltam......:runaway: :lol:
eu gosto delas :lol: mais valem mil rotundas que um semáforo :bash:
mas teres rotundas que não servem para nada, se não para fazer crescer o buraco nas financas das camaras! não me parece mt boa ideia
Pronto..... chegámos ao cerne e à minha opinião.

Há cruzamentos caóticos onde são necessárias rotundas.

Há zonas onde as rotundas não são necessárias... mas para melhor escoamento de tráfego no futuro os autarcas fazem.nas.

De qualquer forma acho que é uma moda no urbanismo do futuro.

É de salientar que a nossa vizinha espanha tem o dobro ou triplo de rotundas nas suas cidades, comparando com as cidades portuguesas menos a cidade de viseu.

Não acho que seja algo mau. agora há alguma excepções.
Ás vezes não gosto lá muito de rotundas,mas se for cruzamento tambem poderá haver muitos mais acidentes :dunno:
No caso ai mostrado nao vejo nenhuma razao para que hajam tantas rotundas e pior ainda curvas. O terreno e' plano ainda por cima:
See less See more
Nem tinha reparado que a 1ª foto era do Loures Shopping!:D
Essas rotundas hoje parecem não ter grande logica, mas estarão inseridas numa urbanização que ainda não começou. Há 1 caso que parece incompreensivel, que é o da rotunda no canto inferior esquerdo da 1ª foto que tem apenas 2 entradas, ou seja nem sequer era preciso fazê-la, podia-se fazer 1 curva. No entanto dá para perceber no local, que uma 3ª entrada será feita futuramente.;)
Porém a rotunda mais à direita da 1ª foto tambem parece apresentar o mesmo problema...:?
3
Mas afinal qual é o problema das rotundas?

Ainda reclamam de Portugal, vejam então a quantidade de rotundas nas novas urbanizações de Madrid!

See less See more
vcs são mesmo muito burros! então ainda não perceberam que as rotundas servem para o pessoal andar às voltas, ficar zonzo e não reparar nas aberrações urbanisticas que as circundam?:lol:
Nao devias ter mostrado isso.. ainda nos poes mais deprimidos... :D
O problema das rotundas e' que em excesso causam cansaco e confusao para alem de tornarem a conducao desconfortavel. As vezes e' preferivel ter um cruzamento com semaforos, ate pela seguranca dos peoes!
Mas afinal qual é o problema das rotundas?

Ainda reclamam de Portugal, vejam então a quantidade de rotundas nas novas urbanizações de Madrid!

quero lá saber das rotundas...não me aquecem nem arrefecem muito sinceramente, tenho apenas dúvidas em relação a algumas pois ocupam espaço imenso, no entanto tem tudo a ver com os raios de velocidades mínimas...

eu quero é expensões urbanas como as espanholas em portugal...:cry:
eu quero é expensões urbanas como as espanholas em portugal...:cry:
Realmente são impressionantes… nestas pequenas (grandes) coisas é que se vê com estamos atrasados, dói dizê-lo mas é a pura verdade! :cry:
1 - 20 of 322 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.