SkyscraperCity banner

7781 - 7800 of 7840 Posts

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Chuva persiste no Nordeste nos próximos dias


Neste sábado áreas de instabilidades avançaram do mar para o continente e favoreceram a formação de nuvens muito carregadas sobre áreas do Nordeste do Brasil. Temporais foram registrados por várias áreas entre entre o estado de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.



Nas últimas 24h o volume de chuva passou de 100mm na capital do Rio Grande do Norte. Entre 14h de sexta-feira, dia 15 de maio, 14h deste sábado(16) choveu 120mm em Natal, segundo o Cemaden(Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).





Foto por Ozian Cardoso - Natal - Rio Grande do Norte


Tendência

No domingo a tendência é que a instabilidade enfraqueça nestas áreas entre Recife, João Pessoa, Natal, e os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Alguns temporais ainda podem acontecer de forma isolada, mas a quantidade de chuva já vai ser menor. Além disso, o sol tende a aparecer mais também, e as temperaturas sobem um pouco mais em relação ao sábado.


O destaque a partir do domingo(17) vai ser o aumento da chuva no sul da Bahia. O céu enche de nuvens, e as pancadas de chuva podem acontecer em vários momentos, com risco de temporal. Da segunda em diante, a chuva também tende a aumentar na região de Salvador, com condições para tempestades.

Ao longo da próxima semana a chuva volta a se espalhar pelo leste do Nordeste, com risco de chuva forte e volumosa por várias áreas. A semana vai ser marcada por tempo instável e com potencial para alagamentos em quase todas as capitais do Nordeste.

 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Madrugada de forte temporal, com volumes elevados em partes do Seridó potiguar, região de Patos (PB) e oeste paraibano.

Tivemos o desenvolvimento de alguns CBs em um horário incomum e sem nenhum sistema aparentemente influenciando.
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Novos temporais localizados comecando a se desenvolver nas proximidades.

No momento chove forte com trovoadas, mas parece que a chuva se intensificará mais a oeste da cidade.

138768
 

·
.
Joined
·
126,050 Posts
Marinha emite alerta de mau tempo com ventos fortes e possível ressaca no litoral da Bahia
A autoridade marítima recomenda que os praticantes de esportes náuticos em geral, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não naveguem
[Marinha emite alerta de mau tempo com ventos fortes e possível ressaca no litoral da Bahia]
Foto : Divulgação
Por Metro1 no dia 18 de Maio de 2020 ⋅ 16:21
A Marinha emitiu alerta de mau tempo na faixa litorânea do estado da Bahia, compreendida entre Caravelas e Salvador, de hoje (18) à noite até quarta-feira (20). O alerta indica vento forte, com intensidade de até 61 km/h.
A Marinha também alertou a possibilidade de ressaca, entre os estados da Bahia, ao norte de Ilhéus e de Sergipe, ao sul de Aracaju, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 2,5metros de altura, entre a tarde de amanhã (19) e a noite de quinta-feira (21).
A autoridade marítima recomenda que os praticantes de esportes náuticos em geral, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não naveguem, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.
"A CPBA esclarece que, com a proximidade do inverno no hemisfério sul, as mudanças climáticas tornam-se frequentes. Portanto os avisos de mau tempo passarão a ser rotineiros, aumentando a necessidade de observá-los", diz, em nota.

 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Áreas de chuva novamente surpreendendo hoje sobre o Seridó e oeste potiguar, inclusive região de Mossoró.

Chove forte por aqui.
 

·
Banned
Joined
·
5,883 Posts
Ceu tava limpo, do nada, em questão de 1 hora fechou o tempo aqui, formou um nucleo pesado aqui, mais ou menos 22:00 pra 23:20
 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Atenção para o aumento da chuva na costa leste do Nordeste


Áreas de instabilidade se intensificam sobre o mar em alguns locais da costa leste do Nordeste, com potencial para provocar chuva forte e volumosa. Esta quarta-feira é de atenção para risco de chuva moderada a forte no litoral norte da Bahia, no leste de Sergipe de Alagoas, incluindo as capitais Salvador e Aracaju.


A região entre Maceió e Recife pode ter chuva moderada e João Pessoa e Natal pode ter momentos com chuva moderada a forte no decorrer do dia.




Nuvens carregadas (manchas coloridas) crescem entre Alagoas e o litoral norte da Bahia

Medições do CEMADEN mostraram que em apenas 3 horas, entre 00h30 e 3h30 da madrugada desta quarta-feira choveu 44 mm em Maruim (SE), 49,8 mm no centro de Aracaju (SE) e 38,0 mm em Feliz Deserto (AL).

No período de 24 horas, entre 00h30 do dia 19 e 00h30 do dia 20 de maio de 2020, o CEMADEN registrou 73,6 mm no centro de Aracaju e 89,6 mm em Maruim.

Entre 16 horas do dia 18 e 16 horas do dia 19 de maio já choveu 99,2 mm em Conde, no litoral norte da Bahia, segundo o INMET..

Em Salvador, a chuva de maio já estava cerca de 11% acima da média (aproximadamente 280 mm) para meio, na manhã do dia 19.


 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Ontem ainda tivemos um segundo temporal passando a sul da cidade. O acumulado nessas áreas da metade sul do municipio devem estar entre 150-175 mm localmente. So no primeiro dia, durante a madrugada, ultrapassaram 50 mm (na zona urbana tivemos menos que isso).

Por volta do meio dia de hoje registramos uma forte e breve pancada de chuva.

Agora a tarde, áreas de instabilidade se desenvolvem de maneira mais generalizada por todo o interior do estado.

143288
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
O temporal de ontem pulou a zona urbana, mas formou dois belos arco-iris em meio a nuvens mammatus, que em seguida deram lugar a uma supercelula a oeste da cidade. A imagem abaixo é de Pombal/PB
146156


Novos temporais se desenvolvem no momento. Temos uma area de chuva a norte e outra a sul, trazendo ar ''frio'', o que talvez ate corte a conveccao para mais tarde.
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Periodo relativamente prolongado de dias inesperadamente chuvosos nas proximidades.

Veremos como as coisas se comportam a partir de amanha, que deve iniciar um periodo de uma semana com boas condicoes para chuvas generalizadas, segundo os modelos.
 

·
Registered
Joined
·
4,103 Posts
Estou na expectativa que Maio termine ao menos na média.

Por aqui chove fraco no momento, tem instabilidades em toda a parte norte do estado, destaque pra um grande núcleo chegando em Natal na próxima hora.
 

·
Registered
Joined
·
1,378 Posts
Olha que interessante. Hoje a cidade de Salvador foi a terceira capital mais fresca do Brasil, com máxima de apenas 25.7 graus. Porto Alegre (21.7) e Florianópolis (24.5) foram mais agradáveis que a capital baiana. Belo Horizonte (25.9) e Brasília (26.1) formam as cinco capitais mais frescas do país nessa sexta. Os dados de Curitiba não estavam disponíveis no INMET.

1. Porto Alegre
2. Florianópolis
3. Salvador
4. Belo Horizonte
5. Brasília

Já Cuiabá (35), Rio Branco (34.5), Palmas (34.3) e Boa Vista e Manaus (33) foram as mais quentes.

Salvador foi a mais úmida com 86.2 mm de chuva e São Paulo a mais árida com 33% de URA.

Todos os dados do INMET.
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Tarde de muita chuva em toda a regiao de Caicó.

Chuva torrencial na metade norte do Seridó e na região central potiguar no momento.

Ontem, dia nublado com chuva fraca e brevemente forte em alguns momentos. Os maiores volumes fora do litoral e agreste foram registrados na regiao de Patos e oeste paraibano.

Perspectivas de que junho seja chuvoso, a ponto de derrubar as temperaturas em quase todo NE.
153635
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Acumulado ultrapassando 100 mm no distrito de Laginhas, porção norte do municipio.

A primeira linha de instabilidade esta comecando a chegar ao oeste do estado, enquanto a nebulosidade aumenta a leste.
 
7781 - 7800 of 7840 Posts
Top