SkyscraperCity banner

7801 - 7820 of 7840 Posts

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Evento bastante significativo considerando que já estamos próximos ao mês de junho. Porem, na zona urbana, a chuva variou entre 15 e 50 mm. O acumulado anual pode chegar aos 1300 mm se continuar chovendo nos proximos dias.


E a La Nina segue ganhando intensidade.

155711
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Desde o final de abril as chuvas têm evitado a zona urbana, mas o que aconteceu hoje foi surreal. Cerca de 10 horas de chuva forte, acompanhada de ventania e raios, em literalmente todas áreas nos arredores menos na cidade. O acumulado no Centro está em 7 mm, mas creio que já ultrapassou em muito os 100 mm na maior parte do municipio.

Meia noite agora e ainda se formam temporais nas proximidades. Foi o dia mais favoravel a chuvas no ano e vamos termina-lo com menos de 10 mm. Os temporais nascem e crescem, nao se deslocam para outras regioes, e após enfraquecerem, renascem com a mesma intensidade de antes (mas todos pulam Caicó).
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
^^
Creio que os ventos alísios enfraquecidos, que favorecem a ocorrencia de chuvas acima do normal no NE, estejam tao fracos que se crie uma espécie de efeito orográfico local, semelhante ao proporcionado pelo Planalto da Borborema. Ao encontrarem a Serra de Sao Bernardo (a 10 km da cidade), nao conseguem ultrapassar, ficando estacionados e se desenvolvendo a leste da area urbana.

158374


De qualquer forma, a chuva aumentou bem o nível dos rios, que registram uma grande cheia para os padrões de maio. A barragem de Açu está ultrapassando 60%¨de sua capacidade e o açude Itans recebe muita agua após os 130 mm registrados em Ouro Branco. Abaixo, imagens do Rio Sabugi, na zona rural do municipio hoje pela manhã.

 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Frente fria impressionante, levando chuva forte a áreas com media mensal de 15 mm. O acumulado de maio em Pombal (PB), uma das estações mais antigas nas proximidades, está em 223 mm (4o maio mais chuvoso desde 1911). Em Queimada Nova (PI) choveu de janeiro ate agora 708 mm, perde para 1924 (729) e 1985 (778) no periodo.

158882
 

·
Registered
Joined
·
2,669 Posts
Vários bairros da RMR amanheceram hoje encobertos de nevoeiro, a maior incidência foi na Zona Oeste da capital pernambucana. Em João Pessoa também houve registro de neblina.
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Mais uma noite de temporais, e outra noite com pouca chuva na cidade. Está chovendo torrencialmente exatamente após a zona urbana. kkk

A madrugada também foi chuvosa. Acumulado de 89 mm em Cruzeta, superando 100 mm em outros pontos do município.

Atingimos ontem o desvio negativo mínimo na maior parte do pacífico central p/ necessário caracterizar uma La Nina (-0.5oC). A oficialização pode vir no próximo mês caso persistam as condições de resfriamento
 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Marinha emite alerta de mau tempo e ondas de até 5 metros no litoral baiano
Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), ventos fortes devem provocar agitação marítima no estado durante os próximos dias
Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia
Foto: Reprodução/TV Bahia

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de mau tempo com ventos fortes e ondas de até 5 metros na Bahia. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), um sistema frontal e a circulação de ventos pós-frontal, devem provocar agitação em alto-mar.
A duração desse mau tempo está prevista para acontecer até a próxima sexta-feira (29). Entre as regiões mais atingidas está Caravelas, no litoral sul da Bahia.
Além disso, os ventos também irão atingir a capital baiana e devem causar agitação no mar. O que deixa suspenda a travessia para Mar Grande através das lanchas, por recomendação da Capitania dos Portos.
Segundo o órgão, nesse período do ano é comum os ventos fortes por causa dos diversos sistemas climáticos que influenciam na força dos ventos e até na chegada de frente fria.
A Marinha alerta também que os navegantes consultem as informações marítimas disponíveis no site do órgão, antes de se entrarem no mar.

 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Sexta-feira começando gelada e chuvosa.

Frente fria ultrapassando João Pessoa, com circulação de ventos anômala, de sul. Meio dia e faz 26oC aqui, Caruaru registra 19oC e Sao Raimundo do Nonato (PI) que registra altas temperturas nessa época do ano, tem 23oC sem chuva.

166597
 

·
Registered
Joined
·
750 Posts
Alguem precisa explicar porque ta tão dificil de chover na RMR/leste pernambucano. Gente, Recife deve ter sido a unica capital do leste nordestino com chuva abaixo da média. Nossos reservatórios precisam urgentemente dessa chuva.
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Embora tenha sido o maio mais chuvoso desde 2011 no estado, terminamos dentro da média aqui.

O primeiro dia de junho trouxe chuva forte e passageira à noite. Raios causaram prejuizos materiais em Jucurutu e uma nuvem funil pequena foi registrada em Fernando Pedroza (RN).

No sertão paraibano choveu de forma mais intensa pela madrugada e com trovoadas: Pombal (32 mm); Souza (59 mm); Marizópolis (49 mm), Malta (47 mm), São Francisco (46 mm).

No momento, 11h, fortes temporais a leste e sudeste.
 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Aviso meteorológico da Codesal indica chuva ao longo de todo o final de semana
Voltou a chover forte na madrugada desta quinta, o que provocou alagamentos em diversas regiões da cidade
Rayllanna Lima

Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba
Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba

Um aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta quinta-feira (4) indica que Salvador terá chuva ao longo de todo o final de semana. A cidade passa por seu tradicional período chuvoso, que se prolonga entre os meses de março, abril e junho.
Voltou a chover forte na madrugada desta quinta, o que provocou alagamentos em diversas regiões da cidade. Até as 9h40, o órgão recebeu 21 chamados de emergência, entre eles oito deslizamentos, quatro ameaças de desabamentos e uma infiltração.
O cenário climático deve se estender pelo menos até sábado, segundo a Codesal. A previsão para domingo (7) ainda é de céu nublado, mas a chance de chuva é menor.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Salvador tem meses de março, abril e maio mais chuvosos dos últimos 36 anos
Desde início de monitoramento, em 1963, só choveu mais no período em 1984 e 1975

Os meses de março, abril e maio deste ano, em Salvador, foram os mais chuvosos dos últimos 36 anos, segundo dados divulgados nessa quinta-feira (4) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Segundo o instituto, analisando os dados da estação climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o meteorologista Aldírio Almeida, do próprio Inema, observou que os últimos três meses tiveram maiores índices de precipitação desde o ano de 1984.
“De acordo com a estação do Inmet, localizada no bairro de Ondina, choveu cerca de 1270,3 mm ao longo do último trimestre. Com isso, pode-se afirmar que, é o março, abril e maio mais chuvoso dos últimos 36 anos na capital baiana e o terceiro da série iniciada em 1963, perdendo apenas para 1984 (com 1504,6 mm) e 1975 (com 1467,5 mm)”, explica o especialista.
Ao considerar somente o mês de maio, também de acordo com a estação climatológica, constatou-se que o bairro de Ondina choveu equivalente a 454,2 mm, sendo maio mais chuvoso desde 2015 (639,0 mm) na região.

A meteorologista Diva Cordeiro, que também atua no Inema, lembra que a previsão de tempo é uma estimativa das condições atmosféricas em um determinado lugar e num intervalo de tempo limitado (de horas a alguns dias), elaborada a partir das análises dos modelos numéricos de previsão, das imagens de satélites e também dos dados observados.
Fazendo um panorama analítico para o mês de junho, Cordeiro avalia que a tendência é que Salvador se mantenha com chuvas acima do normal com relação aos anos anteriores. “O mês de junho continua inserido no principal período chuvoso de Salvador, o qual apresenta climatologia de 245,6 mm. A tendência é de que estas chuvas ocorram de maneira normal a acima da normal climatológica ao longo do mês de junho”, avalia ela.
Veja abaixo a lista dos bairros com os maiores acumulados para o mês de maio:
  1. Centro (530,5 mm)
  2. Tancredo Neves (528,0 mm)
  3. Itapuã (523,2 mm)
  4. – Cosme de Farias (515,1 mm)
  5. – São Caetano (507,2 mm)
  6. – Caminho das Árvores (481,1 mm)
  7. – Cabula (475,8 mm)
  8. – Periperi (462,8 mm)
  9. – Ondina (454,2 mm)
  10. – Valéria (447,6 mm)
  11. – Águas Claras (445,8 mm)
  12. – Rio Sena (427,2 mm)
  13. – Federação (420,9 mm)
  14. – Alto do Peru (409,6 mm)
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
ZCIT bem posicionada para a época.

A tarde esta sendo de muitas trovoadas, fato tambem atípico nesse período do ano.

Parece que hoje vamos superar e muito a media do mês.

195964

No pacifico equatorial, La Nina praticamente ja configurada.

196111
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Chuva torrencial, com raios e trovoes estrondosos, ontem à noite em pleno junho!

Acumulado variou entre 35 e 65 mm na cidade. Foi o segundo temporal do dia nos bairros da zona oeste, sul e central (e o mais forte desde abril).
 

·
Registered
Joined
·
993 Posts
Chuvas isoladas até o dia 15, na segunda quinzena do mês a chuva se espalha pelo Semiárido da PB, afirma físico

As condições oceânicas indicam que junho terá chuvas o mês inteiro no Estado da Paraíba, em alguns momentos as chuvas deverão ser mais isoladas como na primeira quinzena do mês, devido a atuação em altos níveis na atmosfera de uma onda planetária de energia, associada ao sinal negativo para chuvas da Oscilação Meddem-Juliam pontua o físico Rodrigo Cézar Limeira.
De acordo com o estudioso, essa onda planetária de energia que migrou da região da Indonésia se propagando de oeste para leste chegou ao Nordeste por volta do dia 30 de maio, no entanto a mesma é de fraca intensidade, com isso as chuvas que persistiram na segunda quinzena da maio, não desapareceram totalmente do interior da Paraíba, elas continuam de forma isolada, afirma o físico.
De acordo com o estudioso, por volta do dia 15 de junho, uma nova onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera deverá atingir o Nordeste do país, agora com sinal positivo para chuvas.
Assim o físico Rodrigo Cézar Limeira prevê boas chuvas nas regiões de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cariri, Vale do Piancó, e a Paraíba como um todo na segunda quinzena da junho.
A média pluviométrica na Embrapa em Patos em junho é de 24 mm, em junho de 2020 deverá chover acima dos 24 mm em Patos prevê Rodrigo.



Na torcida por um junho e julho acima dos 100 mm + os 200 mm previstos para dezembro pelo CFS, pra elevar o acumulado desse ano a níveis amazônicos. kkk
 

·
Registered
Joined
·
4,103 Posts
Por aqui segue chovendo quase todos os dias, o período chuvoso não quer ir embora.

Agora a tarde chuva forte e trovoadas, Junho já está com 75 mm.
 

·
Registered
Joined
·
750 Posts
Estava vendo uma matéria sobre a seca do Chile e me deparo com este mapa de anomalias:

É incrivel que basicamente só o leste pernambucano continua com valores abaixo da média história.
 
7801 - 7820 of 7840 Posts
Top