Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 39 Posts

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Abri esse thread para perguntar se alguém sabe que fim estão levando os metrôs novos das metrópoles regionais do Brasil, e para ficar como um thread sobre esses metrôs.

Metrô de Fortaleza: era pra abrir em 2002. Cadê?

Metrô de Salvador: sei que está em obra, que fim levou?

Ampliação do metrô de Recife: cadê a linha 2, que era para abrir em 2003?

Ampliação de BH: cadê a linha dois?

Ampliação Porto Alegre: sei que há planos da linha 2, o que há de concreto?

Metrô de Curitiba: sei que o plano é uns 17km de elevado, vai rolar ou não>?

Metrô de Goiânia: ouvi falar da idéia, é sério?

Metrô de Brasília: quando o Y fica pronto e o que vem depois?

Trens urbanos do nodeste: sei que há sistemas precários em Natal, Teresina, acho que João Pessoa... ainda existem, como são, alguém tem fotos?

·
From Siará
2,747 Posts
Metrô de Fortaleza: Corte de 80% nas verbas

"O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Sérgio Nogueira, admite que as previsões de conclusão do Metrofor, em 2007, serão frustradas e adiadas para 2008. Mais do que o atraso de um ano na obra, a falta de recursos provoca gastos altíssimos com manutenção do que já está pronto."

·
From Siará
2,747 Posts
Eu acho que sim, a previsão era para 2002 ou 2003.
Mas estamos no Brasil, e se uma obra não for paralisada por falta de verbas não tem graça...(isso é uma ironia).

Quanto aos túneis, já fizeram sim. Na parte do Centro da cidade os buracos até já estão tapados e tudo voltou ao normal, só falta o governo entregar a grana pras obras continuarem no resto da cidade.

·
Registered
9,129 Posts
Bom, aqui em Brasília falta só a parte que liga o metrô a Ceilândia, uma cidade-satélite do DF. Mas algumas pessoas querem que o metro se estenda pela Asa Norte tbm, chegando até a Sobradinho, Planaltina e tals. Eu concordo, até hoje não entendo porque fizeram o metrô só pela Asa Sul até a Rodoviária Central, e o outro lado da cidade ficou a ver navios. :|

E alguns outros dizem que deveria haver uma linha levando até o aeroporto tbm.

·
Registered
5,276 Posts
Pra mim essa história de metrô é só mais uma desculpa pra desviar dinheiro. O metrô de BH está sendo construído já tem um tempão, acho que a linha 1 já tem mais de vinte anos sendo "construída". Os políticos entram e saem dizendo que vão extender a linha tal ou que vão criar uma nova linha. Não sendo o bastante a linha 1 ainda estar incompleta já inventaram a linha 2 e 3... Haja paciência!!!

·
Registered
338 Posts
ricardo_nj said:
Pra mim essa história de metrô é só mais uma desculpa pra desviar dinheiro. O metrô de BH está sendo construído já tem um tempão, acho que a linha 1 já tem mais de vinte anos sendo "construída". Os políticos entram e saem dizendo que vão extender a linha tal ou que vão criar uma nova linha. Não sendo o bastante a linha 1 ainda estar incompleta já inventaram a linha 2 e 3... Haja paciência!!!

nah em vinte anos conseguiram completar a linha 1, só a tal da rodoviaria é que não tava pronta.

daqui ha dois seculos fica pronta a linha dois e tres de bh

·
Viva o Frevo
30,393 Posts
Metrô do Recife

É engraçado como o história se repete, só muda o estado.
Atrasos e mais atrasos, uma lástima. :(
O Metrorec (Metrô do Recife) foi extendido da estação Rodoviária até a cidade de Camaragibe, grande Recife.
A ampliação da linha sul está a passos de tartaruga, só um trecho já foi inaugurado e que corresponde a duas estações, Largo da Paz e Imbiribeira.
Ele é 100% de superfície. Eis os mapas.

Esquema das linhas centro e sul.

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #9 ·
É bom saber que parte da linha 2 de Recife pelo menos ja funciona. Recife se torna então a terceira cidade brasileira a ter mais de uma linha de metrô, a menos que se considere as pernas do Y de Brasília como linhas separadas.

·
Banned
551 Posts
mopc said:
Metrô de Curitiba: sei que o plano é uns 17km de elevado, vai rolar ou não>?
Hehehehehe, em Curitiba os políticos prometem fazer o melhor, mais bonito, maior e mais limpo metrô do mundo, mas ainda é só promessa.

·
Viva o Frevo
30,393 Posts
mopc said:
É bom saber que parte da linha 2 de Recife pelo menos ja funciona. Recife se torna então a terceira cidade brasileira a ter mais de uma linha de metrô, a menos que se considere as pernas do Y de Brasília como linhas separadas.
Se consideramos o Y como duas linhas o de Recife passa a ter 3, pq a atual transforma-se em Y, um trecho vai para Jaboatão e o outro para Camaragibe. É a linha vermelha no mapa.

·
Taking On The World
26,559 Posts
A linha 2 do metrô d POA nunca saiu do papel. A expansão da linha 1... de São Leo pra Novo Hamburgo... bom... a última vez q olhei não tinha nenhum metrô aqui não!! :D

·
Go Habs! Go!
5,083 Posts
Cuiabá tb ja esta em discussão, e ja existe até um semi-projeto com o traçado das 3 primeiras linhas, é pra ser um metro de subsolo no centro histórico (3km na linha azul e 2 na linha vermelha), elevado nas areas centrais e a nivel de solo no restante, sendo:

1 - Linha Azul (Sul/Norte) - 27km
2 - Linha Vermelha (Leste/Oeste) - 31 km
3 - Linha Verde (Sudoeste/Nordeste) - 26km

ja foi criada a região metropolitana de Cuiabá (algomerado) com Cuiabá e Varzea Grande e agora Santo Antônio, Chapada dos Guimarães, N. Sra. do Livramento, Poconé, Jangada e Barão do Melgaço na metro. pq assim será possivel conseguir verba federal pro projeto.

esse pré-projeto foi apresentado pelo gerente de operações da Technistock Conseils que é uma empresa franco-belga-brasileira, Jean Marie Van Den Haute (que mora em Cuiabá).

·
Go Habs! Go!
5,083 Posts
aqui uma noticia

Jaime Campos sugere o metrô.

Da Reportagem

O crescimento populacional de Cuiabá e Várzea Grande exige que se tome medida ousada no setor de transporte, sob pena de se inviabilizar o sistema em alguns anos. Esse é o posicionamento do prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos.

O prefeito defende a idéia de se começar a planejar a implantação de um metrô, com estações intermediárias interligadas ao sistema de ônibus coletivos. “O transporte de passageiro não pode ser relegado a plano inferior. Ao contrário, ele deve ser priorizado, por sua condição estratégica e seus reflexos na área social”, analisa Jaime Campos.

O metrô exige criação de corredores específicos e investimentos financeiros com retorno assegurado. Além de reduzir o número de veículos nas ruas, ele também se revela mais seguro e pontual.

A população residente e flutuante na área do aglomerado urbano em Cuiabá e Várzea Grande gira em torno de 800 mil pessoas. Desse total, pelo menos 600 mil seriam usuários em potencial do metrô. Esse tipo de transporte de massa opera há alguns anos com sucesso em grandes cidades brasileiras, a exemplo de Belo Horizonte. (EG)

Lembrando que essa noticia tem mais de 2 anos, o prefeito ja mudou e o aglomerada cresceu (numero de cidades) porem o metro seria somente em VG e Cuiabá.

·
Registered
19,723 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Aé, eu que tbm sou de Santos esqueci desse, o chamado VLT, é que na verdade não é metrô propriamente dito, e sim um bonde, que passaria pela ferrovia sorocabana que corta a ilha de Sao Vicente e vai até o litoral sul. O projeto tá lá, não sei que fim levou também

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Aqui em Joinville, tb tem um projeto , na verdade o projeto ainda nao existe ,mas sim estudos , com intencao de transformaras linhas ferreas da cidade em trens urbanos , que ligaria joinville as praias ate a ilha de sao francisco , seria no total de 50 km , e quem sabe tb , indo em direcao a jaragua, que seria mais 50 km

1 - 20 of 39 Posts