SkyscraperCity Forum banner

Thread Memória I – Rio Grande do Sul – Fotos antigas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Gramado, Bento Gonçalves, Garibaldi, Dois Irmãos entre outr

106717 Views 39 Replies 27 Participants Last post by  cassianoitu
Thread Memória - Rio Grande do Sul

Caros colegas foristas!

Aqui vão algumas fotos antigas de cidades do Rio Grande do Sul. São fotos coletadas a partir de links do panoramio no Google Earth. As fotos têm autoria desconhecida, mas foram postadas no panoramio por GeoReporter.

Espero que apreciem as fotos.

I – Porto Alegre

Foto 1: Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Graças a Deus, cinco construções que aqui aparecem resistiram ao tempo e continuam em pé: (1) Portão do Cais do Porto, (2) Secretaria da Fazenda, (3) Museu de Arte do Rio Grande do Sul (4) Memorial do Rio Grande do Sul e (5) Santander Cultural. Originalmente, o prédio do MARGS serviu como a Alfândega de Porto Alegre, daí o nome da praça em frente; o Memorial do Rio Grande do Sul serviu como agência dos Correios e Telégrafos; e o Santander Cultural, como Banco da Província.

Foto 2: Parque Farroupilha, mais conhecido pelo seu nome popular, Parque da Redenção. Imagino que a foto seja dos anos 70, pois a Redenção não alterou muito do que aparece nesta foto. Consigo ver o aterro do Parque Marinha do Brasil no canto superior direito da foto.

Foto 3: Avenida Mauá, na zona portuária no centro de Porto Alegre. Infelizmente, essa avenida está atualmente separada do cais do porto por um muro que lhe acompanha em toda a sua extensão. A praça que aqui aparece não existe mais.

Foto 4: Rua da Praia em frente à Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Os três primeiros edifícios no lado direito resistiram ao teste do tempo e ainda permanecem em pé. O segundo deles, para os saudosistas, era onde funcionava o Cinema Imperial. Pelos carros, deve ser final da década de 40.

Foto 5: Rua Marechal Floriano, no centro de Porto Alegre. A foto mostra a famosa Casa Negra. Não sei o que era vendido ali. Ela não existe mais. Esse é o ponto hoje fica a Praça XV, próximo do Mercado Público.

Foto 6: O Mercado Público Muncipal, no centro de Porto Alegre. O mercado ainda existe, porém acrescido de mais um pavimento e com uma cobertura que lhe foi colocada depois de uma revitalização ocorrida no início dos anos 90.

Foto 7: Rua Voluntários da Pátria, no centro de Porto Alegre. Hoje é uma das ruas mais degradadas de nossa cidade. Ela liga a Praça XV, no Mercado Público, à ponte do Guaíba, no bairro Navegantes. O trecho mostrado nesta foto deve ser no centro de Porto Alegre.

Foto 8: Procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes (02 de fevereiro) passando sob a ponte do Guaíba. Essa ponte foi inaugurada em 1959. Portanto, essa foto dever ser dos anos 60, no máximo início dos anos 70. Esse conjunto de casas que aparece em baixo da foto não existe mais.

Foto 9: Avenida Borges de Medeiros fotografada de cima do viaduto da Borges, mostrando ao fundo a zona sul de Porto Alegre. O interessante desta foto é que se pode ver um pedaço do Guaíba em forma de baía no fundo. Se formos hoje a este mesmo local, não é mais possível ver pedaço algum do Guaíba por causa dos aterros feitos naquela região, onde hoje se encontra o bairro Praia de Belas com o Shopping Praia de Belas e o Parque Marinha do Brasil.

Foto 10: Avenida Mauá, no centro de Porto Alegre, nas proximidades do Mercado Público. Esta é a avenida onde há o infame muro da Mauá, que separa a cidade do cais do porto.

Foto 11: A concha acústica do auditório Araújo Viana, na praça da Matriz. Essa concha acústica não existe mais. Esse auditório não existe mais. Existe hoje um outro Auditório Araújo Viana, localizado no Parque da Redenção.

Foto 12: Rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre.

Foto 13: Edifício Malakof, o primeiro “arranha-céu” de Porto Alegre, na Praça XV. Infelizmente, ele já veio ao chão.

II - Pelotas

Foto 14: Vista aérea de Pelotas, com Praça Coronel Pedro Osório no centro.

Foto 15: Banco do Brasil em Pelotas.

Foto 16: Mais Bagé, avenida Sete de Setembro.

Foto 17: Interior de teatro em Pelotas.

Foto 18: Um protesto em Pelotas.

Foto 19: Deve ser um turfe em Pelotas.

III – Rio Grande

Foto 20: Rua Marquês de Caxias, em Rio Grande.

Foto 21: Um desfile, possivelmente de 7 de setembro, em Rio Grande.

Foto 22: Vista aérea da cidade de Rio Grande.

Foto 23: Alguma fábrica em Rio Grande.

Foto 24: Rio Grande

Foto 25: Rio Grande.

Foto 26: Rio Grande.

Foto 27: Rio Grande.

Foto 28: Porto de Rio Grande.

IV – Caxias do Sul

Foto 29: Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, após nevasca.

Foto 30: Caxias do Sul, possivelmente a Festa da Uva em seus primórdios.

Foto 31: Avenida Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul.

Foto 32: Caxias do Sul. Deve ser o Parque Getúlio Vargas, ou Parque dos Macaquinhos. Pelo que eu vi no Google Earth, esses lagos no parque não existem mais. Foram os dois aterrados.

V – Gramado

Foto 33: Deve ser a atual avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado.

Foto 34: Gramado. Novamente, deve ser a atual avenida Borges de Medeiros.

Foto 35: Avenida Borges de Medeiros, em Gramado. A torre da Igreja de São Pedro, no centro de Gramado.

VI – Garibaldi

Foto 36: Capela de São Miguel em Garibaldi.

Foto 37: Um aglomerado de pessoas em frente à Companhia Viti-Vinícola Garibaldi, em Garibaldi.

Foto 38: Camelôs do passado, vendendo mercadorias em uma rua de Garibaldi.

Foto 39: Caminhões em Garibaldi, parece que com barris.

Foto 40: Garibaldi.

Foto 41: Garibaldi.

Foto 42: Garibaldi.

VII – Bento Gonçalves

Foto 43: Os Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Clique aqui para visitar um thread que mostra os Caminhos de Pedra nos dias atuais.

Foto 44: Só sei que é Bento Gonçalves. Deve ser o centro.

Foto 45: Algum evento importante acontecendo em uma das vias principais de Bento Gonçalves.

Foto 47: Um desfile em Bento Gonçalves. Na faixa, lê-se “Sociedade Vinícola Rio-Grandense”. Será que essa sociedade se transformou mais tarde na Vinícola Aurora?

Foto 48: Bento Gonçalves.

VIII – Dois Irmãos

Foto 49: Dois Irmãos, ao fundo, com as montanhas que marcam o início da Serra Gaúcha.

Foto 50: Dois Irmãos, com casas típicas dos imigrantes alemães. Casas com a fachada curvada como aparece na foto são ainda comuns em cidades gaúchas de colonização alemã.

Foto 51: Dois Irmãos. Pelos carros, deve ser década de 50. Por estarem engarrafando a rua, um evento importante na cidade deveria estar acontecendo no momento.

Foto 52: Prefeitura de Dois Irmãos. Há um cartaz dizendo “Saúda o Colono” grudado no prédio. Assim, o evento acontecendo deve ser um desfile em homenagem à colonização alemã.

IX - Torres

Foto 53: Torres. Na placa no prédio diz “Repartição Central de Polícia”. Esses homens devem ter sido policiais trabalhando na segurança da cidade durante o verão.

Foto 54: Torres, na divisa RS-SC. Já charmosa desde de seus primórdios.

Foto 55: Foto com data, 1942, mostrando um desfile da Semana da Pátria em Torres.

Foto 56: Vista aérea de Torres.

X – Antônio Prado

Foto 57: Cidade de Antônio Prado, fundada por imigrantes italianos, e atualmente a cidade gaúcha com o maior patrimônio arquitetônico colonial italiano em madeira. Eu nunca estive lá, infelizmente. É possível que algumas dos casarões em madeira mostrados nessas fotos ainda estejam em pé.

Foto 58: Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Praça Garibaldi, no centro de Antônio Prado.

XI - Outros

Foto 59: Rio Uruguai, divisa RS-SC, mostrando a cidade de Marcelino Ramos no lado gaúcho da divisa.

Foto 60: Barco Armando Annes no rio Taquari. Não sei em que cidade esta foto foi tirada. O Vale do Taquari é um dos vales onde os imigrantes alemães se estabeleceram no Rio Grande do Sul.

Foto 61: Cidade Veranópolis, também na Serra Gaúcha e fundada por imigrantes italianos. Eu nunca vi threads sobre essa cidade aqui no SSC. É considerada a cidade de maior longevidade de seus habitantes no Brasil. O segredo, já descoberto cientificamente, está no hábito de seus moradores de beber vinho diariamente.

Foto 62: Cidade de Barão. Eu desconheço uma cidade com esse nome atualmente no Rio Grande do Sul. Ou deve ser Barão de Cotegipe, no norte do RS, ou Barão do Triunfo. Pelas montanhas atrás, é mais provável que seja Barão de Cotegipe.

Foto 63: Outra que deve ser Barão de Cotegipe.

Foto 64: Desfile, possivelmente de 7 de setembro, na cidade de Santa Vitória do Palmar, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Antes de sua emancipação, a cidade de Chuí foi um distrito de Santa Vitória do Palmar.

Foto 65: Enchente do rio Caí em Montenegro, cidade fundada por imigrantes alemães no Vale do Caí.

Foto 66: Uma fábrica em Montenegro, no Vale do Caí. Esse prédio ainda existe, porém está abandonado.

Foto 67: Uma foto com data: 1946. Mostra um ônibus onde se lê Porto Alegre, Araranguá, Tubarão, Florianópolis. Deveria ser ônibus de Porto Alegre a Florianópolis, com “escala” nas outras duas cidades catarinenses. Como aparece escrito na foto “viajando pela areia”, eu imagino que um trecho da viagem era feito pela faixa de areia na beira da estrada. Hoje, sem engarrafamentos na BR-101, é possível ir de Porto Alegre a Florianópolis em 6 horas. Em 1946, deveria ser, no mínimo, um dia inteiro de viagem.

Foto 68: Barca cruzando o rio das Antas. Não sei qual o lugar. Deve ser os anos 40.

Foto 69: Cidade de São Gabriel, nos pampas gaúchos.

Foto 70: Ônibus da linha Canella-Porto Alegre.

Foto 71: Desfile, possivelmente de Semana da Pátria, em Rio Pardo.

Foto 72: Ônibus Garibaldi-Farroupilha-Caxias do Sul. Existe um desses hoje em Gramado, fazendo passeios turísticos pelo interior do município.

Foto 73: Desfile em Flores da Cunha.

Foto 74: Bagé, nos pampas gaúchos, região de fronteira com o Uruguai.

Foto 75: Ijuí.

Foto 76: Protásio Alves.

Visite também o Thread Memória II – Rio de Janeiro em:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1145327
See less See more
75
  • Like
Reactions: 2
1 - 20 of 40 Posts
Reconheci a foto de Begé de um thread que vi recentemente aqui, um espetáculo, Rene.
Reconheci a foto de Begé de um thread que vi recentemente aqui, um espetáculo, Rene.
Sim, é mesma foto. Eu a coloquei no thread de Bagé ontem.
Parabéns, Rene, resgatando a História do Rio Grande, acervo fantástico! :applause::applause::applause:
De novo, parabéns por esse raro achado ! :applause:

Adoro fotos antigas.

E fotos do passado recente, também.
Acervo impressionante. Parabéns cara.

Na foto 32 em Caxias, é o Parque dos Macaquinhos, com a famosa escadaria. No lado direito inferior, a atual prefeitura da cidade.
Nossa, muito interessante esse thread historico! Parabens pela coletanea
:cheers:Thread excelente! É ótimo ver como nossas cidades eram no passado.

Foto 29: Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, após nevasca.
Essa foto é de 1942.

Foto 32: Caxias do Sul. Deve ser o Parque Getúlio Vargas, ou Parque dos Macaquinhos. Pelo que eu vi no Google Earth, esses lagos no parque não existem mais. Foram os dois aterrados.
É o Parque dos Macaquinhos mesmo, pelos prédios faltando, como o Parque do Sol, cujo terreno aparece ainda imaculado no lado esquerdo da foto, deve ser nos anos 60. Essa área foi a primeira represa de Caxias. Os lagos não existem, mas é deles que o parque tirou seu nome popular. Numa das ilhas dos lagos moravam bugios.
algumas correções

Foto 19 - não é turfe... é jogo de futebol, Sport Club Pelotas. Note inclusive que o Estádio da Baixada, do Grêmio, no bairro Moinhos de Vento em POA era MUITO PARECIDO com esse do Pelotas.

foto 49: os morros no fundo são o morro Dois Irmãos... atrás dele fica Novo Hamburgo, portanto essa foto foi tirada da Serra olhando na direção sul/Porto Alegre
See less See more
2
achei um site com muitas fotos antigas de cidades do RS, apesar que o blog foca em carros...

uma corrida de carros em Encantado, anos 40/50
See less See more
achei um site com muitas fotos antigas de cidades do RS, apesar que o blog foca em carros...

uma corrida de carros em Encantado, anos 40/50
See less See more
Muito interessante as fotos, valeu pela postagem! :applause:
Que seleção, Rene ! :) Deve ter dado um trabalhão organizar tudo, né ? Mas o resultado compensou, viu ?

A foto 1 é linda, ainda bem que mantiveram as belas construções...

Na foto 5, da Casa Negra...acho que era chamada assim pelo tom da tinta. E tem um povo bem ali na sacada...

Adoro o Mercado Público, deve ser enorme por dentro. É como o Mercadão de SP ? Acho que já perguntei isso em algum outro thread..:lol:

Queria saber o que o cão da foto 7 está fazendo..rs..Se coçando, provavelmente...:lol:

Adoro as roupas na foto 26...tão chique...

A nevasca da foto 29...aposto que o Marcelo vai gostar desta...

A foto 37 é bem machista, não ? Só vi homens ali...Já na 41, está equilibrado...o interessante é a roupa escura para eles e clara para elas.

Ah...Caminhos de Pedra...um dia vou conhecer. Nesta foto 43, está parecendo maquete.

E a foto 53 está ótima, o modelito verão dos guardas...devia estar bem calor...rs

E na foto do Aces, me lembrei daquela Corrida Maluca, só faltava a Penélope Charmosa..:)

Parabéns por mais este thread, viu ?
See less See more
"Não gosto" muito de ver fotos antigas das nossas cidades, heheh... Quer dizer, eu gosto, mas fico deprimido ao ver que muitas construções bonitas e arquitetonicamente interessantes foram demolidas...

O thread ficou bem legal, mas uma foto me impressionou muito... Essa foto foi a 27, de Rio Grande... Tem certeza que é de Rio Grande mesmo, heheh? Se for, bah, demoliram tudo (ou quase tudo), só sobrou a Catedral de São Pedro (acho que é ela ao fundo, é a única construção que me faz acreditar que essa foto é de Rio Grande, heheh)... Imagina se tivessem preservado tudo, que lindo seria... Parece uma cidade histórica mineira... Que tristeza...

Ah... Gostei de ver o antigo estádio do Pelotas... Muito charmosinho, desconhecia totalmente...

Valeu pelas fotos!

:)
  • Like
Reactions: 1
Acho que é a "invasão" do Zeca Netto na revolução de 1923.....

See less See more
Muito bom! adoro ver fotos antigas!!
Parabéns pelo Thread!!!
Thread Memória - Rio Grande do Sul

Foto 62: Cidade de Barão. Eu desconheço uma cidade com esse nome atualmente no Rio Grande do Sul. Ou deve ser Barão de Cotegipe, no norte do RS, ou Barão do Triunfo. Pelas montanhas atrás, é mais provável que seja Barão de Cotegipe.

Foto 63: Outra que deve ser Barão de Cotegipe.
Que achado!

Sim, existe uma cidade unicamente com o nome Barão. Ela fica poucos quilometros ao sul de Carlos Barbosa, na borda da Serra Geral. Tambem é interessante citar que a cidade fica no "limite" entre zonas de colonização alemã e italiana. Salvador do Sul, logo ao sul, é uma cidade de origem alemã. Carlos Barbosa, logo ao norte, é uma cidade de origem italiana.

Na foto 62 pode-se ver um trilho de trem, uma pequeníssima estação, e uma composição parada. Como o trem originalmente só passava duas vezes por dia (uma subindo e outra descendo a serra), acredito que o autor tentou fotografar o mesmo, visto que a passagem do trem sempre era um grande acontecimento nestes pequenos povoados. Esta ferrovia foi a responsável pelo surgimento do povoado, e pra quem não sabe, foram estes mesmos trilhos que levaram desenvolvimento à Caxias do Sul, que ficava cerca de 60 km à nordeste pela linha. Os trilhos vinham de Montenegro, São Leopoldo e Porto Alegre, subiam a serra passando por Salvador do Sul e Barão, logo mais chegando em Carlos Barbosa. Após, havia uma bifurcação, com sentido norte parra Bento Gonçalves e sentido leste para Farroupilha e Caxias.

Interessante tambem a foto 63. Arrisco dizer que é do final da década de 60 ou início de da década de 70, por causa da loco diesel e tambem porque após esta época a ferrovia foi desativada.
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Que seleção, Rene ! :) Deve ter dado um trabalhão organizar tudo, né ? Mas o resultado compensou, viu ?

A foto 1 é linda, ainda bem que mantiveram as belas construções...

Na foto 5, da Casa Negra...acho que era chamada assim pelo tom da tinta. E tem um povo bem ali na sacada...

Adoro o Mercado Público, deve ser enorme por dentro. É como o Mercadão de SP ? Acho que já perguntei isso em algum outro thread..:lol:

Queria saber o que o cão da foto 7 está fazendo..rs..Se coçando, provavelmente...:lol:

Adoro as roupas na foto 26...tão chique...

A nevasca da foto 29...aposto que o Marcelo vai gostar desta...

A foto 37 é bem machista, não ? Só vi homens ali...Já na 41, está equilibrado...o interessante é a roupa escura para eles e clara para elas.

Ah...Caminhos de Pedra...um dia vou conhecer. Nesta foto 43, está parecendo maquete.

E a foto 53 está ótima, o modelito verão dos guardas...devia estar bem calor...rs

E na foto do Aces, me lembrei daquela Corrida Maluca, só faltava a Penélope Charmosa..:)

Parabéns por mais este thread, viu ?

Ê Déa,
Eu realmente adorei a foto da nevasca e gostaria de presenciar um replay dela quando eu fosse na Serra Gaúcha com gostinho de deja vu! ;)))
Também sonho em ver os Caminhos de Pedra como vc ....
E pra completar suas impressões, eu também adorei o cachorrinho se coçando...

Fora isto, adorei as fotos de Gramado antiga e de ver , em outras fotos, as caras de muitos dos antigos colonos. Em fotos antigas, gosto de ficar olhando pessoa por pessoa e reparando em como se portavam , se vestiam e o que faziam ali naquele exato momento.
Posso me meter no thread? Eu tenho uma foto antiga e não queria criar um tópico só pra ela. Bom, lá vai:

Os números escritos à caneta na foto são pra indicar respectivamente Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul. A foto é da década de 50, créditos para "Foto Arte". Desculpem pelo tamanho. Não reduzi pq o mais legal é dar zoom em algumas partes específicas pra ver melhor.
See less See more
Essa de Lajeado é mais legal:

Autor desconhecido. A data é entre 1971 e 1975.
See less See more
1 - 20 of 40 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.