SkyscraperCity banner

21 - 40 of 40 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #23
Parabéns, Rene, resgatando a História do Rio Grande, acervo fantástico! :applause::applause::applause:
Obrigado, Santista! Adoro fotos antigas, especialmente as da minha cidade ou de cidades que eu conheço, pois assim podemos ver o progresso que aconteceu. E nem sempre o progresso veio para melhorar. Sob o ponto de vista arquitetônico, mil vezes as cidades como elas eram nessas fotos.:)

De novo, parabéns por esse raro achado ! :applause:

Adoro fotos antigas.

E fotos do passado recente, também.
Obrigado, Portoimagem. Sempre que eu achar coisas assim, raras, elas vão parar direto aqui no SSC. Resgatar a memória através de registros fotográficos é um serviço de utilidade pública.:)

Acervo impressionante. Parabéns cara.

Na foto 32 em Caxias, é o Parque dos Macaquinhos, com a famosa escadaria. No lado direito inferior, a atual prefeitura da cidade.
Obrigado, CCovatti. Sim, e eu escrevi essa informação na legenda da foto. Estive poucas vezes em Caxias do Sul e eu não me lembro de ter visto este parque. Pelo que eu vi na fotos de satélite, os lagos não mais existem. Uma pena. :)

Nossa, muito interessante esse thread historico! Parabens pela coletanea
Obrigado, snowb!:)

:cheers:Thread excelente! É ótimo ver como nossas cidades eram no passado.

Essa foto é de 1942.

É o Parque dos Macaquinhos mesmo, pelos prédios faltando, como o Parque do Sol, cujo terreno aparece ainda imaculado no lado esquerdo da foto, deve ser nos anos 60. Essa área foi a primeira represa de Caxias. Os lagos não existem, mas é deles que o parque tirou seu nome popular. Numa das ilhas dos lagos moravam bugios.
Obrigado, Raybits! Agradeço a data na nevasca e obrigado pelas informações do Parque dos Macaquinhos. Prefiro mil vezes as cidades como era no passado!:)

algumas correções

Foto 19 - não é turfe... é jogo de futebol, Sport Club Pelotas. Note inclusive que o Estádio da Baixada, do Grêmio, no bairro Moinhos de Vento em POA era MUITO PARECIDO com esse do Pelotas.

foto 49: os morros no fundo são o morro Dois Irmãos... atrás dele fica Novo Hamburgo, portanto essa foto foi tirada da Serra olhando na direção sul/Porto Alegre
Obrigado pelas correções, Aces! :) Depois eu vou corrigir a legenda. Pela jeito das pessoas e pela construção, eu pensei se tratar de turfe. Analisando melhor os detalhes da foto, a gente percebe uma faixa em cima da construção onde se lê Sport Club Pelotas.

Olhando a foto de Dois Irmãos, será que ela foi tirada em direção sul? Estou achando aqueles morros muito altos. Não seria em direção leste, para onde hoje ficam Sapiranga, Parobé e Taquara?

achei um site com muitas fotos antigas de cidades do RS, apesar que o blog foca em carros...

uma corrida de carros em Encantado, anos 40/50
Obrigado pela foto da corrida de carros em Encantado. Você pode colocar mais fotos aqui. Fique a vontade.

Muito interessante as fotos, valeu pela postagem! :applause:
Valeu, Tonyssa!:)

"Não gosto" muito de ver fotos antigas das nossas cidades, heheh... Quer dizer, eu gosto, mas fico deprimido ao ver que muitas construções bonitas e arquitetonicamente interessantes foram demolidas...

Ah... Gostei de ver o antigo estádio do Pelotas... Muito charmosinho, desconhecia totalmente...

Valeu pelas fotos!

:)
Obrigado, Farrapos. Acho que você não é o único a se deprimir ao ver fotos antigas. Eu também. Chego a sentir nostalgia de um tempo que eu não vivi.

O estádio do Pelotas é encantador;

Acho que é a "invasão" do Zeca Netto na revolução de 1923.....

É isso mesmo, Dankasmoraes. Era isso que dizia a legenda na página de onde eu tirei a foto. Mas só dizia “invasão de Pelotas”. Como eu não sabia que invasão era, eu decidi escrever na minha legenda apenas “protesto”. Obrigado pela informação adicional sobre a invasão.:)

Muito bom! adoro ver fotos antigas!!
Parabéns pelo Thread!!!
Obrigadão, Sr. Gatti.:)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #24
Que achado!

Sim, existe uma cidade unicamente com o nome Barão. Ela fica poucos quilometros ao sul de Carlos Barbosa, na borda da Serra Geral. Tambem é interessante citar que a cidade fica no "limite" entre zonas de colonização alemã e italiana. Salvador do Sul, logo ao sul, é uma cidade de origem alemã. Carlos Barbosa, logo ao norte, é uma cidade de origem italiana.

Na foto 62 pode-se ver um trilho de trem, uma pequeníssima estação, e uma composição parada. Como o trem originalmente só passava duas vezes por dia (uma subindo e outra descendo a serra), acredito que o autor tentou fotografar o mesmo, visto que a passagem do trem sempre era um grande acontecimento nestes pequenos povoados. Esta ferrovia foi a responsável pelo surgimento do povoado, e pra quem não sabe, foram estes mesmos trilhos que levaram desenvolvimento à Caxias do Sul, que ficava cerca de 60 km à nordeste pela linha. Os trilhos vinham de Montenegro, São Leopoldo e Porto Alegre, subiam a serra passando por Salvador do Sul e Barão, logo mais chegando em Carlos Barbosa. Após, havia uma bifurcação, com sentido norte parra Bento Gonçalves e sentido leste para Farroupilha e Caxias.

Interessante tambem a foto 63. Arrisco dizer que é do final da década de 60 ou início de da década de 70, por causa da loco diesel e tambem porque após esta época a ferrovia foi desativada.
Obrigado pela informação, João Luiz. A “Barão” das fotos deve ser essa próxima a Carlos Barbosa, então. Ali deve haver uma estrada de ferro. Essa da foto, deve ser a mesma estrada de ferro do passeio de Maria Fumaça de Bento Gonçalves.

Ê Déa,
Eu realmente adorei a foto da nevasca e gostaria de presenciar um replay dela quando eu fosse na Serra Gaúcha com gostinho de deja vu! ;)))
Também sonho em ver os Caminhos de Pedra como vc ....
E pra completar suas impressões, eu também adorei o cachorrinho se coçando...

Fora isto, adorei as fotos de Gramado antiga e de ver , em outras fotos, as caras de muitos dos antigos colonos. Em fotos antigas, gosto de ficar olhando pessoa por pessoa e reparando em como se portavam , se vestiam e o que faziam ali naquele exato momento.
Marcelo, dificilmente uma nevasca como a da foto se repetirá. Mas quem sabe, né? O tempo é maluco mesmo. Imagine uma nevasca assim em Caxias do Sul nos dias de hoje, em plena era da fotografia digital. Choveriam threads no dia seguinte aqui no SSC.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #25
Posso me meter no thread? Eu tenho uma foto antiga e não queria criar um tópico só pra ela. Bom, lá vai:

Os números escritos à caneta na foto são pra indicar respectivamente Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul. A foto é da década de 50, créditos para "Foto Arte". Desculpem pelo tamanho. Não reduzi pq o mais legal é dar zoom em algumas partes específicas pra ver melhor.
Olá, Rafael. Muito legal a sua foto. Pode te meter a vontade aqui no meu thread. Pode trazer mais fotos antigas, se você tiver. :)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #26
Que seleção, Rene ! :) Deve ter dado um trabalhão organizar tudo, né ? Mas o resultado compensou, viu ?
E deu. Mas o trabalho todo compensa. Não apenas pelo prazer em confeccionar um thread assim, mas também pelas mensagens deixadas pelos foristas.

A foto 1 é linda, ainda bem que mantiveram as belas construções...
Sim, Déa, e esses prédios continuam exatamente iguais. Conseguiram resistir à febre demolitiva que acometeu arquitetos e autoridades competentes em Porto Alegre nos anos 60 e 70. O que mudou foi a praça e seu traçado.

Na foto 5, da Casa Negra...acho que era chamada assim pelo tom da tinta. E tem um povo bem ali na sacada...
Sim, acredito que tinha esse nome em função de sua cor. Caso ela existisse, o nome provavelmente seria outro hoje, já que ele soaria impoliticamente incorreto nos dias atuais.

Adoro o Mercado Público, deve ser enorme por dentro. É como o Mercadão de SP ? Acho que já perguntei isso em algum outro thread..:lol:
Eu não sei se ele é igual ao de SP. Eu nunca visitei o Mercado Público de SP.

Ele é razoavelmente grande por dentro. Há um segundo pavimento. É um dos melhores locais em Porto Alegre para comprar de peixes, fiambres, temperos e laticínios.

Queria saber o que o cão da foto 7 está fazendo..rs..Se coçando, provavelmente...:lol:
Acho que ele está esfregando o focinho no chão.

Adoro as roupas na foto 26...tão chique...
Eles estão mesmo elegantes. Deve se algum esporte ali. Remo, acho.

A nevasca da foto 29...aposto que o Marcelo vai gostar desta...
E ele gostou mesmo, tanto é que já comentou.

A foto 37 é bem machista, não ? Só vi homens ali...Já na 41, está equilibrado...o interessante é a roupa escura para eles e clara para elas.
É verdade. Eles estão na frente da Viti-Vinícola Garibaldi. O que estariam fazendo ali? Que evento importante era aquele? Fotos não eram tão populares naquela época e deveriam ser requisitadas em eventos de grande importância?

Será a inauguração da Viti-Vinícola? Parace haver padres bem na primeira fileira de homens. Padres era autoridades em lugares pequenos. Quem era os demais homens na primeira fileira? Donos da Viti-Vinícola? O prefeito e o vice? O delegado? Quem mais?

Ah...Caminhos de Pedra...um dia vou conhecer. Nesta foto 43, está parecendo maquete.
O lugar é realmente lindo hoje e merecedor de ser visitados. Parece-me que a casa que aparece bem no meio da foto é a atual Casa das Ovelhas.

E a foto 53 está ótima, o modelito verão dos guardas...devia estar bem calor...rs
Uma guarda assim ainda existe. É a chamada “Operação Golfinho” da Brigada Militar do RS, que atua apenas nos meses de verão no litoral gaúcho. Os policiais militares usam trajes semelhantes a esses na guarda das ruas.

Parabéns por mais este thread, viu ?
Obrigado, Déa.!:) E outros virão em breve!

·
Marcio Vargas
8 Posts
Foto 68

Rio das Antas entre Bento Gonçalves e Veranopolis, na localidade de Navegantes. O Fotografo esta no lado Veranense.

Esta travessia era utilizada antes da ponte Ernesto dorneles (dos arcos) ser construida.

Ainda hoje há uma balsa igual a essa em operação no rio das Antas ligando Nova Roma do Sul a Nova Padua.

Abs
Marcio Vargas
Veranopolis RS

·
Registered
3,673 Posts
Olhando a foto de Dois Irmãos, será que ela foi tirada em direção sul? Estou achando aqueles morros muito altos. Não seria em direção leste, para onde hoje ficam Sapiranga, Parobé e Taquara?

Rene, essa foto foi tirada no final da Strassendorf de Dois irmãos (Av. São Miguel), no entroncamento do antigo único caminho pra Picada Verão ou Morro Reuter, ou seja, olhando em direção a sul (a strassendorf é norte-sul)

Como o Aces disse, ao fundo se vê o morro denominado "Dois Irmãos", e além disso dá pra se referenciar pelos templos das igrejas evangélicas que aparecem na foto [A IELB/ sínodo missouri ainda sem torre na foto]

Essa foto foi publicada na década de 20, no livro comemorativo "100 anos de germanidade no RS".
Nessa época Dois Irmãos era ainda um distrito de São Leopoldo, e tanto ela quanto Ivoti eram os únicos distritos ainda bastante "rurais" mais próximos de São leopoldo. Os demais já apresentavam nessa época comercio e industria bem desenvolvidos.

Felizmente várias construções da foto ainda existem!

·
armatissimi & liberissimi
22,981 Posts
A de caxias nevada, nem parece brasil, parece uma cidade italiana!
A de Gramado, meu deus, inimaginável.
E a de Pelotas, que na mesma época de Gramado, era uma cidade "europeia", para 100 anos depois, se tornar bem brasileira e Gramado bem europeia, bom, relativizem esse "bem".

Valeu Rene!

·
Registered
178 Posts
É a minha primeira postagem por aqui...

Achei muito bacana essas fotos antigas das cidades.

Com relação àquela foto da corrida de carros em Encantado, ela fica no centro da cidade no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Rua Padre Anchieta. O prédio da Ford à esquerda ainda existe, porém está fechado. Sei que no mês de Dezembro a prefeitura o utiliza como a Casa do Papai Noel. A igreja ao fundo se chama Igreja Matriz São Pedro fica no topo de um pequeno morro chamado Morro do Bocatto e é muito bonita, o principal cartão postal da cidade.

Visitei cinco vezes o município de Encantado nos final de 2011 e ao longo de 2012. Tenho fotos dessa igreja e também uma foto que pega o ângulo contrário da que foi postada aqui, no sentido da igreja para o prédio da Ford.

·
Registered
595 Posts
Foto 23 - prédio da fábrica da Rheingartz, ainda existente e agora com previsão de restauração.
Foto 24 - Estação ferroviária de Rio Grande. Reparem na fiação dos bondes, criminosamente substituídos por ônibus em todo o estado.
Foto 27 - É a catedral de Rio Grande, prédio mais antigo do Estado, e aquele eucalipto ainda está lá em frente, já centenário.

Vendo estas fotos, principalmente das cidades das colônias, tão cheias de vida, sinto saudades de uma época em que não vivi.

·
Cabreira
4 Posts
A Foto - 2, acredito ser anterior a 1970, pois não aparece o prédio da antiga sede da empresa jornalística Zero Hora, atual prédio da RBS, na Av. Ipiranga em frente ao Colégio Protásio Alves. Na foto, fica no alto quase ao centro. O prédio da Zero Hora foi fundado em 1969, portanto anterior a esta data.

• Like
Reactions: renehass

·
Taking On The World
26,332 Posts
Novo Hamburgo aérea

bancas da Pedro Adams Filho

Street View atual
https://goo.gl/maps/lX1yN

aparentemente, essa é a Rua Joaquim Nabuco...

se aquela construção no fundo é a Catedral São Luiz, então aquela pontezinha é sobre o arroio da Av. Nações Unidas

Street View atual
https://goo.gl/maps/t6uOZ

Estação de Hamburgo Velho

a antiga estação de tijolos foi substituida por uma de madeira, alguns anos antes da ferrovia POA-Canela ser fechada.

street view (acredito que o trem passava por onde hoje tem esse canteiro (que separa uma rua da avenida). E o ponto me baseio na foto acima de 1950, que mostra lá no fundo a casa da Fundação Frederico Scheffel...
https://goo.gl/maps/dDxVR

·
Taking On The World
26,332 Posts
vídeo bem legal mostrando Novo Hamburgo no passado e presente, incluindo comparações aéreas com fotos q eu nunca havia visto antes.

·
Bracho! Paola Bracho!
10,210 Posts
Dá-me uma tristeza no coração ao ver estas fotos, pois estas fotos mostram como eram bonitas as cidades antes desta praga modernista, especialmente após a dupla Oscar Niemeyer-Lúcio Costa.

·
Jesus is the way!
5,569 Posts
Lindas imagens!!Todas raridades, dignas de cartão postal!!

• Like
Reactions: renehass
21 - 40 of 40 Posts