SkyscraperCity banner

1 - 20 of 32 Posts

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Caros colegas foristas!

Ao coletar fotos na Internet a partir de links no Google Earth, descobri algumas fotos antigas do Rio de Janeiro. As fotos têm autoria desconhecida, mas foram postadas no panorâmio por GeoReporter.

Espero que apreciem as fotos.

Foto 1: Dizia, na legenda, ser Copacabana.

Foto 2: Centro do Rio

Foto 3: Carnaval no Copacabana Palace.

Foto 4: Túnel Dois Irmãos.

Foto 5: Lagoa Rodrigo de Freitas.

Foto 6: Urca e Pão de Açúcar. É interessante ver nessa foto que o morro da Urca acabava diretamente na Enseada de Botafogo.

Foto 7: Porto do Rio.

Foto 8: Praia de Copacabana.

Foto 9: Praia de Copacabana,

Foto 10: Praia de Copacabana.

Foto 11: Praia de Copacabana.

Foto 12: Praia de Ipanema.

Foto 13: Acho que deve ser a Avenida Rio Branco.

Foto 14: Aérea do centro do Rio.

Foto 15: Deve ser o Paço Imperial.

Foto 16: Aterro para a construção do aeroporto Santos Dumont.

Foto 17: Praça XV.

Foto 18: Praia de Botafogo.

Foto 19: Deve ser a avenida Rio Branco, novamente.

Foto 20: Imagino ser algum aterro sendo feito no centro do Rio, próximo de onde hoje fica o aeroporto Santos Dumont.

Foto 21: Praia do Flamengo.

Foto 22: Praça XV e Paço Imperial.

Foto 23: Praça XV e Paço Imperial.

Foto 24: Praia de Copacabana. Deve ser, pelos carros, final dos anos 50 ou início dos anos 60.

Foto 25: Mais Copacabana.

Foto 26: Eis o registro de um momento histórico. O momento do anúncio, em maio de 1888, no Paço Imperial, do fim da escravidão no Brasil.

Foto 27: Deve ser a avenida Rio Branco, novamente.

Foto 28: Praias de Ipanema e Leblon.

Foto 29: Um colega meu de trabalho que nasceu no Rio me disse que esse prédio branco à direita da fábrica foi destruído para a construção do metrô. Depois da destruição do prédio, de acordo com ele, descobriu-se que a destruição não seria preciso. Se foi isso que aconteceu, trata-se de um “assassinato arquitetônico” em vão. Um dos mais belos prédios antigos brasileiros que eu já vi. Meu amigo carioca disse que chegou a conhecer esse prédio na infância.

Foto 30: Praia de São Conrado.

Visite também o Thread Memória I – Rio Grande do Sul em:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1145335

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Nossa, que achado, Rene, já salvei nos meus favoritos.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Discussion Starter #5
^^^^
Obrigado, Poti, PortoImagem e Santista. Sempre que eu descobrir coisas interessantes de se mostrar, elas serão colocadas aqui no SSC.

Abraços!:):):)

·
Registered
1,117 Posts

Foto 29: Um colega meu de trabalho que nasceu no Rio me disse que esse prédio branco à direita da fábrica foi destruído para a construção do metrô. Depois da destruição do prédio, de acordo com ele, descobriu-se que a destruição não seria preciso. Se foi isso que aconteceu, trata-se de um “assassinato arquitetônico” em vão. Um dos mais belos prédios antigos brasileiros que eu já vi. Meu amigo carioca disse que chegou a conhecer esse prédio na infância.
É o MONROE! :happy:
Sua demolição é umas das querelas arquitetônicas mais mal resolvidas da histórica recente do Rio.
Vlw por compartilhar a coletânea! :eek:kay:

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
É o MONROE! :happy:
Sua demolição é umas das querelas arquitetônicas mais mal resolvidas da histórica recente do Rio.
Vlw por compartilhar a coletânea! :eek:kay:
Mas isso foi um crime mesmo, o prédio era lindo.

·
.
157,549 Posts
Thread memórável, uma pena o Rio ter perdido tanto do seu patrimônio. O imponente conjunto religioso mostrado na Praça XV era muito imponente!

·
Registered
2,358 Posts
Maravilhoso!
Gostei muito da foto dos túneis, moro bem perto deles mas do lado de Copa.
Obrigado por postar este achado Rene!

·
Admin assistant
Super Moderator
9,594 Posts
Nostalgia do que não vivi..é isso que sinto quanto vejo fotos antigas, Rene...E o Rio..sem comentários ! :)

Eu lembro que corri atrás de um postal do Palácio Monroe...consegui um, numa caixa de postais que minha amiga ia doar...fiquei tão feliz que quase dei pulinhos...:lol:

Além de ver as construções, adoro ver as pessoas: costumes, roupas...Amei o thread, viu ? Parabéns, como sempre, pela organização...:)

·
.
8,678 Posts
Eu tinha me prometido que nunca mais abriria um thread com fotos antigas do Rio... Pro meu azar, a minha curiosidade venceu e eu acabei abrindo esse thread, heheh...

Ai ai, que depressão... Tudo bem que a cidade evoluiu em muitos aspectos (assim como a maioria das nossas cidades), mas quanta coisa bonita e interessante foi destruída, hein... Tudo em nome do progresso (quer dizer, a idéia que faziam de "progresso")...

A Rio Branco era maravilhosa, não devia nada pra muita avenida importante de capital européia... Tudo bem que hoje ainda é uma avenida bem interessante, mas não se compara com o que era...

E o bairro de Botafogo... Quantos palacetes foram demolidos pra darem lugar a prédios medíocres...

Bah... Tristeza total...

De qualquer maneira, valeu pelas fotos, o thread ficou bem legal, heheh!

:)

·
Rick
2,744 Posts

Foto 2: Centro do Rio
^^Isso é Londres! Olha o Bus.rs

Foto 7: Porto do Rio.
^^Como porto podia voltara ser assim, com essa beleza.

LINDO REGISTRO, LINDAS FOTOS!!!ESSA CIDADE É E ERA ÍNCRÍVEL!!!!!!

:eek2::eek2::eek2::eek2::applause::applause::applause::master::master:

LINDA ESSA CIDADE, LINDA!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Se os prédios antigos da Rio Branco mais o Monroe e tantos outros não tivessem sido derrubados, teria o Rio de Janeiro a mesma fama de ser a Paris dos Trópicos, que hoje Buenos Aires tem.

·
.
16,679 Posts
E ainda tem gente que diz que o Rio é a cidade que melhor preservou o patrimônio histórico.
Para mim é a que mais destruiu. Porém, por ser também a cidade que mais tinha, ainda assim sobrou uma quantidade enorme, que a deixa com o maior acervo.

As fotos são sensacionais. Obrigado por postar.

Um palpitezinho: a legenda poderia vir em cima das fotos, não? =P
Aí o olhar só precisa ir descendo. Acho meio cansativo olhar para baixo para ler a legenda, olhar para cima e ver a foto, descer a página, olhar para baixo e ler a legenda, voltar para cima e ver a foto, descer passando direto a foto seguinte, ler a legenda, voltar para cima e conferir a foto... =P Quando a foto não cabe na configuração da tela, é terrível, é um sobe e desce para cada foto.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,749 Posts
Que imagens.

O Rio é belo até em PeB

hehe

Quantos prédios lindos

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Ai meu DEUS!

Eu entro em choque emocional ao ver fotos do Rio antigo!

Eu quero morrer!!! OLha a Rio Branco como era MARAVILHOSA!!!!!

Aff.... que depressão [2]

Very, very good!

1 - 20 of 32 Posts