SkyscraperCity banner

37521 - 37540 of 37589 Posts

·
res severa, verum gaudium
5,143 Posts
Temperatura em POA deve continuar favorecendo o controle do vírus. Poderia ter chovido mais hoje e ontem para dar uma subida nos reservatórios, mas as máximas esta semana estarão na casa dos 30°, com sol.

·
Registered
5,355 Posts
As chuvas estão abaixo da média há algum tempo em parte do estado de SP e Sul

Bairros de Curitiba e Região ficam sem água até sexta-feira (20) por causa da estiagem

Alto consumo é outro motivo para a falta d'água, de acordo com a Sanepar. Cerca de 150 mil pessoas serão afetadas pessoas por dia.

Bairros de Curitiba e Região Metropolitana ficam sem água a partir desta terça-feira (17). A previsão da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é de que o fornecimento seja normalizado até sexta (20).

De acordo com a Sanepar, essa falta d'água ocorre por causa da estiagem e do alto consumo.

A vazão do Rio Miringuava reduziu 60%, segundo a Sanepar, o que tem prejudicado o abastecimento desde sábado (14).

Fornecimento interrompido

Cerca de 150 mil pessoas serão afetadas pessoas por dia. Porém, quem possui reservatório domiciliar suficiente para um dia, não percebe o desabastecimento.

A Sanepar pede para que clientes com dúvidas liguem para o telelefone 0800-200-0115 e informem o número da matrícula do imóvel.

O fornecimento de água será interrompido às 8h de um dia, com normalização prevista para as 8h do dia seguinte, conforme a Sanepar.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/03/17/bairros-de-curitiba-e-regiao-ficam-sem-agua-ate-sexta-feira-20-por-causa-da-estiagem.ghtml

·
Registered
113 Posts
Coqueiros no Sul do BR não vivem em qualquer localidade de altitude ou litoral onde a temperatura média fique abaixo de 18 graus por um mês, eles secam e morrem, mesmo onde eles aguentam, como na região do litoral do PR, a produção de cocos é ridícula comparada a áreas mais quentes.
Nada haver, aqui o inverno tem temperaturas médias abaixo de 18°, e tem bastante coqueiro, e não sofrem nada com o frio, já até tive um coqueiro em casa, e sempre tava cheio de coco

·
Registered
880 Posts
Nada haver, aqui o inverno tem temperaturas médias abaixo de 18°, e tem bastante coqueiro, e não sofrem nada com o frio, já até tive um coqueiro em casa, e sempre tava cheio de coco
Olha eu falo com base onde moro, ninguém aqui jamais viu coqueiro dando coco como vemos no litoral, se você pegar uma cidade como POA por exemplo é logico que lá tem muitos coqueiros, os quase 40 que faz em todo verão facilmente compensam o extremo máximo pífio de 5~1 de minima anual. Tu pega localidade com altitude no sul, me mostra uma onde tem produção de água de coco. Jerivá tem, Butiá é nativo, palmeira real também tem mas n cresce acima de 10m, tenho tanta certeza que não há coco com água aqui que desde que nasci o coqueiro de um vizinho aqui não passa de um palito fino apoiado por cordas que inverno sim inverno não fica dourado de tantas queimaduras, em 2013 quase morreu por completo.

·
Registered
880 Posts
Já ouvi falar também que precisa literalmente salgar o solo para coqueiro pegar. Já isso de a planta não crescer sei não. Nunca percebi uma diferença de tamanho.
Mas é exatamente o que acontece quando a planta está em solo e clima desfavorável, cresce devagar e não se desenvolve plenamente, araucarias no litoral é igual, feias e pequenas, não passam dos 20m de altura, costumam apodrecer antes disso, muitas espécies tropicais é igual aqui nas áreas mais altas do sul, aqula árvore comum nas praias, não me lembro o nome, em BC e no RJ plantam aos montes perto da praia, ela simplesmente não cresce aqui ou qualquer lugar de altitude, isso é normal oras não tem nada de estranho, unica palmeira que não fica feia em nenhum momentoa daqui até a serra gaúcha é o Butiazeiro

·
Registered
23,279 Posts
Mas é exatamente o que acontece quando a planta está em solo e clima desfavorável, cresce devagar e não se desenvolve plenamente, araucarias no litoral é igual, feias e pequenas, não passam dos 20m de altura, costumam apodrecer antes disso, muitas espécies tropicais é igual aqui nas áreas mais altas do sul, aqula árvore comum nas praias, não me lembro o nome, em BC e no RJ plantam aos montes perto da praia, ela simplesmente não cresce aqui ou qualquer lugar de altitude, isso é normal oras não tem nada de estranho, unica palmeira que não fica feia em nenhum momentoa daqui até a serra gaúcha é o Butiazeiro
Mas já estamos falando de N espécies diferentes de novo. O coqueiro stricto sensu não cresce, mas o jerivá cresce muito, não? Enfim, longo off-topic já.

·
Registered
113 Posts
Olha eu falo com base onde moro, ninguém aqui jamais viu coqueiro dando coco como vemos no litoral, se você pegar uma cidade como POA por exemplo é logico que lá tem muitos coqueiros, os quase 40 que faz em todo verão facilmente compensam o extremo máximo pífio de 5~1 de minima anual. Tu pega localidade com altitude no sul, me mostra uma onde tem produção de água de coco. Jerivá tem, Butiá é nativo, palmeira real também tem mas n cresce acima de 10m, tenho tanta certeza que não há coco com água aqui que desde que nasci o coqueiro de um vizinho aqui não passa de um palito fino apoiado por cordas que inverno sim inverno não fica dourado de tantas queimaduras, em 2013 quase morreu por completo.
Vc não citou se era uma cidade de altitude, ou que é fria o ano inteiro, vc só falou q em uma cidade com média de um mês abaixo de 18° já prejudica a planta, vc modificou seu argumento

·
Registered
960 Posts
Porto Alegre e Florianópolis têm geada todo ano?
Porto Alegre sim; Florianópolis não.
Pelo tempo que eu observo o fenômeno, eu diria que o limite espacial para geadas garantidas e temperaturas de 0° ou menos ao nível do mar, anualmente, é até a latitude de Porto Alegre; do sul de SC pra cima só em massas polares mais intensas e abrangentes.
A partir de Pelotas, inverno é inverno mesmo, com várias geadas de maio a setembro, tardes gélidas e até precipitação invernal uma vez ou outra.

·
Registered
4,731 Posts
Acho que até em Criciúma tem mais anos em que ocorre geada do que não ocorre. Às vezes as mínimas chegam a ser menores em Criciúma, pois em Porto Alegre o Guaíba segura as quedas. Se aproximando de Florianópolis já fica mais difícil de acontecer.

·
From Siará
2,122 Posts
Ah, sim. Tá explicada a sua percepção. Pegue no Youtube programas de televisão gravados na rua nos anos 80-90 de São Paulo. Quase sempre nublado (pelo menos na primavera-verão) e pelas roupas das pessoas a maior parte do ano um clima meio friozinho.
Isso é verdade, eu assistia muitas pegadinhas do Silvio Santos dos anos 90 no Youtube e geralmente quando tem cenas nas ruas o tempo ta nublado e as pessoas com roupas para frio leve...

·
res severa, verum gaudium
5,143 Posts
Tu tá cada hora se enrolando mais. Nunca vi um coqueiro em POA pois aqui gea, e mesmo se tivesse não frutificaria. No sudoeste do PR também não funciona, o avô da minha prima tentou várias vezes plantar a uns 500m e nao vingou.

·
Registered
880 Posts
Tu tá cada hora se enrolando mais. Nunca vi um coqueiro em POA pois aqui gea, e mesmo se tivesse não frutificaria. No sudoeste do PR também não funciona, o avô da minha prima tentou várias vezes plantar a uns 500m e nao vingou.
1623 R. Dr. Salvador França
https://maps.app.goo.gl/wG2zfhSyjKmXJ9KC7

Não tem né? Há vários tipos de coqueiros, em poa da pra se ver alguns, aquele baixinho com o coco verde comum no litoral não cresce mesmo, nem aqui nem aí mas há outras espécies.

Na periferia tem mais e banana, aqui tb tem geadão, muitas vezes mais que em porto alegre mas isso não impede o pessoal de plantar coisas que não vingam bem aqui ou aí, aqui tb plantam essas coisas, obvio q n dá certo, anos como 2011,2013 e 2016 acabam com essas plantas mas nada impede q plantem de volta... aqui no centro tem uns predios q teimosamente mantém alguns exemplos de palmeiras, já devem ter tido replantio umas 6 vezes já, ademais esse off topic ta meio longo...

·
Registered
3,250 Posts
1623 R. Dr. Salvador França
https://maps.app.goo.gl/wG2zfhSyjKmXJ9KC7

Não tem né? Há vários tipos de coqueiros, em poa da pra se ver alguns, aquele baixinho com o coco verde comum no litoral não cresce mesmo, nem aqui nem aí mas há outras espécies.
Gente, meu comentário foi longe, né? :lol:

Eu estava falando do Cocos Nucifera, a palmeira que produz agua de coco. O link Streetview que você colocou em POA não é de um coqueiro real, é de alguma outra espécie de palmeira. De fato, abaixo de Florianópolis no litoral brasileiro, não existem Coqueiros. Geadas são letais, até temperaturas de 0-5 graus podem matar também. No interior dos estados de SC, RS e muitos legates do PR, não existem.

37521 - 37540 of 37589 Posts