SkyscraperCity banner

37561 - 37580 of 37589 Posts

·
Registered
960 Posts
Verão acabou no calendário. Estação marcada por clima ameno e chuvoso em boa parte do Brasil, mas por calor extremo e estiagens em parte do Sul do Brasil (principalmente RS).

Extremos oficiais:

41,2° São Gabriel (28/12 - recorde de máxima absoluta)
41° Campo Bom (31/12 - recorde para dezembro)
40,6° Rio Pardo (14/03 - recorde para março)
40,4° Santa Maria (14/03 - recorde para março e 3° marca mais alta em 100 anos)
40,3° Porto Alegre (31/12 - recorde para dezembro e 3° marca mais alta em 110 anos)
40,2° Teutônia (14/03 - recorde para março)
40,1° São Luiz Gonzaga (28/12)
40° Alegrete (13/03 - recorde para março)
40° São Vicente do Sul (27/12 - recorde para dezembro)

39,9° Quaraí
39,8° Dom Pedrito
39,6° Uruguaiana
39,3° Bagé
39° Ibirubá
38,7° São Borja
38,4° Canguçu
38,2° Serafina Corrêa (Serra Gaúcha)
38° Santana do Livramento

Verão com picos infernais de calor, mas na média, menor que a temporada 2018/2019.

·
Registered
19,852 Posts
Eles estão falando do coqueiro que dá o coco da água de coco. Isso também não tem a ver só com a temperatura. Já ouvi falar que para um coqueiro pegar no interior tem que salgar um pouco a terra. Não sei se é só crendice. Se for isso explica por que só se vê coco no litoral.

Coqueiros tem no Tocantins pra todo lado: Ruas, praças, quintas, etc. Sul do Pará vejo bastante também. Inclusive plantações com destinação comercial.

O que dizem por aqui é que o sal é adubo pro coqueiro, mas não fator obrigatório. Apenas que auxilia a planta.

·
Registered
14,259 Posts
Formação impressionante, mas ainda prefiro essa, denominada "Pomba da Paz", fotografa por @PHPSoledade, em Soledade, no final do último outubro.

Essa imagem é tão impressionante, que até parece sobrenatural, principalmente pelo difícil momento que estamos vivendo agora!

·
Registered
4,657 Posts
Formação impressionante, mas ainda prefiro essa, denominada "Pomba da Paz", fotografa por @PHPSoledade, em Soledade, no final do último outubro.

Que belíssima imagem. Sei que é uma ilusão de otica causada pela perspectiva. Mas também acho que o que importa na vida é o significado que damos às coisas. Não esqueçamos em meio a tantos problemas o que realmente é importante para cada um de nós. Se existisse um concurso foto do ano do SSC eu indicaria essa fotografia.

·
Registered
5,750 Posts
Coqueiros tem no Tocantins pra todo lado: Ruas, praças, quintas, etc. Sul do Pará vejo bastante também. Inclusive plantações com destinação comercial.

O que dizem por aqui é que o sal é adubo pro coqueiro, mas não fator obrigatório. Apenas que auxilia a planta.
Exatamente. Conqueiros preferem ambientes salinos e litorâneos. Mas pode se desenvolver bem em outros solos.

Basta ver que um dos municípios que mais produz coco no país, Juazeiro, está em pleno sertão, no norte da Bahia. Teoricamente o coqueiro não ''tolera'' clima seco, com aridez.

Da mesma forma que teoricamente o coqueiro não suporta ''temperaturas abaixo de 18°C'', mas tem exemplos sucedidos, inclusive locais onde esta é nativa e tem temperaturas minimas menores que 18°C nas ilhas do Pacífico e Sudeste Asiático.

·
Ai que preguiça...
3,482 Posts
Acho que essa foto não é mero acaso... "Acho" não, tenho certeza! Ele está voltando. Os sinais são claros, só não vê quem não quer.

Essa imagem, pra mim, é a ave da esperança sendo iluminada pelo Sol que garante a vida na Terra. Uma forma de dizer pra humanidade que a paz celestial está próxima e que aqueles que viveram de acordo com os princípios Dele, logo encontrão a eternidade divina.

Só de olhar essa foto, sinto um banho de paz e amor adentrando a minha alma. A vontade de chorar nesse momento é tão grande que, se eu morresse agora, minha vida teria valido a pena.

Glória ao céu celestial que nos enviou esta pomba mensageira em forma de fogo solar pra nos dizer que a eternidade está próxima.

Àqueles que não seguiram os preceitos Dele, apenas sinto muito. Que o fogo do inferno tenha piedade de vós.

Pomba celestial em formato de nuvem, mostrai-nos o caminho da salvação.

Glória, glória, aleluia
Glória, glória, aleluia
Glória, glória, aleluia

:troll:

·
Registered
960 Posts
^^
Então imagina se tu enxergasses uma nuvem que, de tão iluminada, mas tão fortemente iluminada, parecesse um "segundo sol"? Pois é, eu vi há alguns meses e até arrepiei. A nuvem (que identifiquei como nuvem depois de perder o brilho) estava ao lado do sol poente, mas parecia que havia dois sois igualmente brilhantes.

Em meio a tanta estupidez e frieza humana, em meio a tanta desgraça e mesquinharia, essas raras imagens simbolizam esperança a quem as vê, além de embelezar o céu.
E a melhor parte é que cada um pode interpretar as obras da natureza como quer e de acordo com sua consciência.

·
Registered
3,465 Posts
Ainda vão agradecer esse calorzinho no final de março... e tomara que ainda tenhamos temperaturas altas pelo menos na primeira quinzena de abril...

·
Registered
5,750 Posts
A estação meteorológica do módulo cietifico brasiliero Criosfera, localizado na Antártida, voltou a funcionar. Está no site do INMET.

Atualmente faz -41,8°C lá. :D

·
Registered
960 Posts
De fato, Santa Maria reescreveu sua história climática no dia 14/03. Eu fui atrás dos recordes pelo Inmet, e a marca de 40,4° foi a MAIS ALTA EM 100 ANOS. Isso é muito significativo, por ter acontecido em março (numa época em que os picos de calor já não são mais tão elevados no RS) e por ter superado qualquer onda de calor dos últimos 100 anos.

41,3°C janeiro de 1914
41°C Dezembro de 1917
40,4°C março de 2020

Além de Santa Maria, São Gabriel também teve a temperatura mais alta em 100 anos, em dezembro de 2019, com 41,2° (superando os 40,9° de 1943). Realmente, as ondas de calor de dezembro de 2019 e março de 2020 foram históricas em parte do RS. A Metsul acertou em cheio.

Verões secos e com fortes ondas de calor, acompanhando estiagens severas (e pestes/pandemias súbitas pelo mundo) eram situações que, nos séculos XIX e XX, antecediam invernos extremamente rigorosos com picos extremos de frio, e com eventuais nevascas, como 1877, 1895, 1917 e 1918; 1933, 1943, 1952...
Na improvável hipótese de que o inverno deste ano compense, proporcionalmente, as máximas absolutas do atual verão gaúcho, aí teríamos mínimas beirando os -5 ou -6 nas áreas baixas do RS, e os -9 nos planaltos em geral (temperaturas mínimas absolutas durante o século XX), isso falando em topos, ignorando as baixadas. Seria pra lá de bizarro nos dias de hoje.

Por enquanto, a previsão da Metsul aponta para um resfriamento bem acentuado no final de abril, seguido de outro ainda mais intenso no começo de maio (com fortes geadas na campanha gaúcha e fronteira oeste). Os principais institutos de meteorologia já preveem um maio MAIS FRIO que a média, apenas para junho é que não há consenso entre eles.

·
Registered
5,750 Posts
Já tem alguns recordes de temperatura mínima do ano nas capitais do sudeste.

13,2°C em Belo Horizonte no dia 25/03
16,0°C no Rio de Janeiro no dia 25/03

·
Didididiê
306 Posts
Depois de um dia fresco, faz 19°C agora, mas estou sentindo frio por causa do vento forte, constante e geladíssimo.

A partir de hoje, as noites ficam mais longas do que os dias aqui. Isso permanece até setembro.

37561 - 37580 of 37589 Posts