SkyscraperCity Forum banner

:: Thread preliminar da ZONA LESTE de São Paulo - Inédita no Fórum ::

25543 Views 74 Replies 35 Participants Last post by  allexx.br
18
Oi gentem

Hoje fui dar uma volta de carro e como odia tava lindo, resolvi tirar umas fotos da Zona Leste e postar aqui no fórum. No futuro, quando Deus quiser, pretendo fazer um thread mais detalhado sobre a região.

A zona leste

A zona leste é a mais populosa de São Paulo. É também a mais pobre e com menos ofertas de emprego. Tem inúmeros problemas urbanos e é bem mal vista na cidade de São Paulo ( seria como uma versão paulistana da baixada fluminente )

A região como um todo não tem nenhum bairro de elite, mas nos últimos anos, a atividade ecônomica permitiu o surgimendo de alguns bairros de classe média alta, e a classe média da região se fortaleceu muito. Mas vou deixar pra falar mais da ZL em outro thread, vou postar as fotos agora, algumas sem legenda porque não sei mesmo onde tirei, hehehe:

01 - Vista Geral da região, a partir do Banespa

02 - Vista do Tatuapé e Carrão, a partir do Viaduto Aricanduva

03 - Vista da mesma região, a partir do mesmo viaduto

04 - Outra vista da mesma região a partir do mesmo viaduto :D

05 - Centro da Penha e Basílica do bairro ( Segunda maior igreja de SP, só perdendo pra Catedral da Sé )... de novo do mesmo viaduto XD

06 - Entrada do Bairro da Vila Matilde, vindo da Radial ( tirei algumas fotos internas desse bairro, reparem como a arborização e a fiação aérea realmente fazem a diferença )

07 - Essa, como a anterior e as próximas, são da Vila Matilde também

08 -

09 -

10 -

11 -

12 - As fotos a seguir são da Cohab 1, em Artur Alvim, e dos arredores da estação Itaquera:

13 - Algumas árvores dão um up

14 - Outra rua da Cohab 1

15 - Viaduto que liga a estação Corinthians Itaquera ao pátio do metrô

16 - Túnel Jornalista Odon Pereira, que liga a nova à velha Radial

17 - Vista geral do bairro de Itaquera, com a rede aérea do Expresso Leste, a partir da Nova Radial

18 - Bem que a cidade poderia ter crescido com ( e mantido ) casas nesse estilo de interior...

Eu preciso de um tempo pra tirar fotos de vários bairros e fazer um thread decente sobre a região, mas por enquanto só pude tirar essas fotos, que são bem superficiais. Como cresci na região e meus comentários seriam bem bairrista, deixo pros outros foristas comentarem. Fotografei bairros de classe média/ média baixa, por isso não há nenhuma jóia arquitetônica nas fotos. Comentem :D
See less See more
1 - 20 of 75 Posts
É impressionante o tamanho dessa cidade, o thread está ótimo, mostra a dimensão dessa região mais pobre da cidade, porém muito pujante, e que vem se desenvolvendo rapidamente.
Valeu pelas fotos Marcelo
Legal que o dia tava bom para tirar fotos.
A minha favorita foi a 2.
Legais as fotos celodias! :eek:kay:

Adorei conhecer mais essa região de SP!
São Paulo impressiona mesmo.:eek:

Às vezes quando vejo algumas ruas arborizadas de São Paulo me dá uma vontade tremenda de morar aí. E ver a cidade de cima dos edfs tbm é d+.

Parabéns pelas fotos, Marcelo.
Como SP é gigante...que vias!!
A região em si tb não é um desastre total...eu até gostei do aspecto da foto 10.
Porra, celo, valeu cara! Como não sou fotógrafo, eu senti senti falta de um thread aqui no skyscraper mostrando a zona leste.

Eu só não concordei com o que você disse sobre a região não ter nehum bairro de elite. Na Anália Franco existem apartamentos à venda de mais de um milhão e meio de reais. Se isso não é elite então eu não sei o que é.

Quanto as fotos da penha, parabéns. A Basílica ao vivo é ainda mais bonita. Foi lá que os meus pais se casaram, hehehe. Ótimo bairro para se morar. Com todas aquelas subidas íngremes eu diria que a penha é nossa São Francisco, hehehe.

Abraço!
Porra, celo, valeu cara! Como não sou fotógrafo, eu senti senti falta de um thread aqui no skyscraper mostrando a zona leste.

Eu só não concordei com o que você disse sobre a região não ter nehum bairro de elite. Na Anália Franco existem apartamentos à venda de mais de um milhão e meio de reais. Se isso não é elite então eu não sei o que é.

Quanto as fotos da penha, parabéns. A Basílica ao vivo é ainda mais bonita. Foi lá que os meus pais se casaram, hehehe. Ótimo bairro para se morar. Com todas aquelas subidas íngremes eu diria que a penha é nossa São Francisco, hehehe.

Abraço!
Oi cara!

Olha, eu não disse elite no sentido econômico.. quis dizer no sentido tipo... de famílias tradicionais e tais. A elite da zona leste não faz parte da elite tradicional paulistana, por isso n há nenhum bairro tradicional como os jardins ou higienópolis na região, foi isso que quis dizer.

Vlw pelos comentários!
Opa! A foto 5 mostra o local onde passei minha infancia inteira. Sou suspeito pra falar da região... Boas Fotos!!!
Valeu celo! A ZL tem muitas partes boas, e suas fotos serviram pra reforçar! O legal é que quem mora na ZL tem um puta orgulho de morar lá, já cansei de ouvir "Aqui é zona leste, mano!", mas nunca vi ninguem dizer "Aqui é zona oeste!" ou "aqui é zona norte". No geral o paulistano defende e tem orgulho do seu bairro, mas na ZL parece que não tem muito essa coisa de orgulho pelo bairro, e sim pela zona toda.
que massa! a foto 2 é quase um "centro" de uma cidade! :D ótimo Thread!
imaginava coisa muito pior!!!
tem algumas partes que tirando a fiação mais berrante que o comum é ate bem bonitinha!! :D
Ae Marcelo, belo tópico!!! Belas fotos, bom para ilustrar um pouco da ZL. Qualquer dia combinamos e saímos por ai tirando umas fotos. Podemos chamar ate o reaça do Foca que mora ai perto...

Alias, meus pais hoje foram conhecer o parque do Carmo. Qualquer dia vou la também.
Que linha é essa nas fotos 15 e 16???
Bem legal a jornada! :)
Que linha é essa nas fotos 15 e 16???
Bem legal a jornada! :)
é o acesso dos trens da linha vermelha ao pátio de manutenção de Itaquera.
Gostei das fotos marcelo, bem legais. Creio que a foto 1, a 2 e a 3 estejam mostrando o bairro do Tatuapé. Acertei ou não???? :D
A foto 6 nem parece São Paulo, parece uma pequena cidade do interior, sem movimento nas ruas.
Outras que achei bem interessantes foi a 7 e a 10.
Valeu. :eek:kay:
Conheço muito pouco a ZL... afinal, moro no outro lado da Grande SP.

As fotos 12, 13 e 14 me são familiares... lembram a Cohab 2 daqui de Itapevi (ponto final dos ônibus intermunicipais).

Belo trabalho, Celodias! :cheers: O bairro da Vila Matilde representa muito bem o universo das classes C e B de SP. Abraços! :)
Quando fizer um thread mais detalhado, tenta incluir a Mooca, mais partes do Tatuapé, Anália Franco, Jardim Avelino, um pouco do Belém pra dar uma equilibrada, porque a Zona Leste tem muitas áreas que não deixam nada a desejar a bairros mais elitizados da Zona Oeste ou Sul, que o diga Anália Franco e Jardim Avelino. Mas acho que pelo o que eu conheço da regiçao vc pegou bem a essência dos bairros mais afastados da ZL, sim.
Quando fizer um thread mais detalhado, tenta incluir a Mooca, mais partes do Tatuapé, Anália Franco, Jardim Avelino, um pouco do Belém pra dar uma equilibrada, porque a Zona Leste tem muitas áreas que não deixam nada a desejar a bairros mais elitizados da Zona Oeste ou Sul, que o diga Anália Franco e Jardim Avelino. Mas acho que pelo o que eu conheço da regiçao vc pegou bem a essência dos bairros mais afastados da ZL, sim.
Vlw pelos comentários, mais uma vez :D

Então, eu tentei pegar os bairros do "meio", nem tão ricos, nem tão pobres. Ainda acho que o que é elitizado pra ZL ainda são bairros de classe média alta pro resto da cidade, e mesmo assim é uma quantidade ínfima da região, não há grandes bairros assim, como Jardins, Moema ou Alto de Pinheiros na região. E definitivamente não retrata as áreas mais afastadas... mas qualquer dia vou fazer um trédi mostrando Guaianazes, Lajeado, Cidade Tiradentes, ali sim é a parte pesadinha, hehehe.
Oi cara!

Olha, eu não disse elite no sentido econômico.. quis dizer no sentido tipo... de famílias tradicionais e tais. A elite da zona leste não faz parte da elite tradicional paulistana, por isso n há nenhum bairro tradicional como os jardins ou higienópolis na região, foi isso que quis dizer.

Vlw pelos comentários!
Nisso você tem razão. :)
1 - 20 of 75 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.