SkyscraperCity banner

2801 - 2820 of 2840 Posts

·
Registered
Joined
·
3,222 Posts
O legal é isso, não há uma teoria "correta". A literatura é, como diz o Vargas Llosa, A Verdade das Mentiras. A grande literatura tem justamente esse papel, de potencializar as possibilidades da vida, do humano.

Mas o que deixa tudo mais desconcertante pra quem leu o Fausto de Goethe (pelo menos pra mim foi assim) é a discrepância entre o livro I e o II - não sei se notou isso também. Não só no estilo, com o gritante contraste entre o classicismo e o romantismo de uma e outra parte, mas também na mudança dos rumos da história. Parecem ser dois livros completamente distintos. E que foram escritos em épocas totalmente diferentes pelo autor e que mesmo assim achou por bem uni-los.

Fausto é mesmo uma das pedras angulares da cultura ocidental. O mito por si já era fascinante. Recriado pela pena de um dos maiores gênios da humanidade então, ganhou peso e eternidade. Não é à toa que inúmeros escritores desde então trataram criaram seu próprio Fausto (reforçando a noção de "angústia da influência" do Bloom).
Essa diferença entre os dois livros salta os olhos. São completamente díspares e dissonantes; se não fosse pelos dois personagens principais recorrentes, e por alguns detalhes em comum (como o excesso de coros e as referências às obras de Shakespeare), poderíamos dizer que são livros diferentes escrito por autores diferentes em períodos diferentes.

É interessante notar a influência da obra não só na própria literatura, mas também em outras artes, como na música e no cinema. Várias obras da música (inclusive óperas) são baseadas em Fausto, incluindo uma sinfonia de Franz Liszt, a qual ouvi algumas vezes e achei magnífica (não sou versado em música erudita como você, mas o sentimento arrebatador apareceu aqui também).
 

·
Elegance and filth
Joined
·
13,319 Posts
^^

Sim, Fausto é onipresente na arte. A ópera mais famosa é a de Gounod. A que tem o famoso coros dos soldados:




Há vários quadros e ilustrações famosos também sobre o tema (o mais famoso acho que é o de Delacroix). No cinema também tem vários. O que eu mais gosto é o mais recente, o do Sokurov.
 

·
Elegance and filth
Joined
·
13,319 Posts
Na literatura os mais famosos são o do Marlowe, do de Goethe, Grande Sertão: Veredas, Doutor Fausto, O Mestre e Margarida e Meridiano de Sangue (na minha opinião é um livro fáustico. Mas vários outros autores já escreveram (ao menos lateralmente) sobre o mito fáustico (Machado, Bioy Casares, Valery...).

E se você gostou mesmo do tratamento literário do mito eu faço questão de mais uma vez fazer propaganda do livro do McCarthy. Sim, leia Meridiano de Sangue, especialmente se você ainda está sob o efeito da leitura do Fausto goethiano.

Eu quero reler este ano o Meridiano. Tenho a impressão de que deixei passar muita coisa na primeira leitura.
 

·
Registered
Joined
·
3,222 Posts
Obrigado pelas recomendações, Hume. Fiquei bem interessado em Meridiano de Sangue desde que você o mencionou aqui ano passado, especialmente após ler os fragmentos que você aqui colocou. Uma pena que pareça já estar esgotado em todos os lugares. Os usados na Amazon vão desde suaves 185 a 275 reais (e ainda assim, livros desse quilate eu prefiro comprar novos). Tomara que a Companhia lance logo uma nova edição.

O duro é arranjar tempo para tanta leitura.
 

·
Elegance and filth
Joined
·
13,319 Posts
Pqp, George Steiner morreu anteontem. Nem fiquei sabendo.

Descanse em paz, mestre.
 

·
to gulag!
Joined
·
20,683 Posts
Comprei o "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas"
Estou quase terminando o livro, é um livro bem... util... admito que é bem dificil seguir o que é 'ensinado' nele ainda mais por alguem que normalmente se move mais por logica do que por emoção.
Mas vamo q vamo, é uma leitura interessante, até que gostei vou procurar mais conteudo do genero, sugestões?
 

·
Registered
Joined
·
1,286 Posts
Estou lendo 21 lições para o século 21. Completei a primeira parte e já posso afirmar que é, de longe, o pior livro que li nos últimos 2 ou 3 anos. Até me envergonho de ter gostado tanto do Sapiens.
O Yuval até faz umas considerações interessantes sobre a evolução da biotecnologia e da IA e o poder que isso pode dar aos detentores dos dados. Mas as premissas e definições que ele usou até o ponto que li sobre capitalismo, liberalismo, relações entre pessoas etc não perdem em nada para para um tweet da socialista morena :lol:...
Eu definitivamente gosto mais de ler sobre o passado, que está escrito sobre rocha, do que sobre especulações de como será o futuro e de como estamos atrasados em fazer algo para resolver o problema que ainda irá acontecer.
 

·
Registered
Joined
·
3,222 Posts
Deu a louca no gerente. Comprei de uma vez Doutor Fausto, O Mestre e Margarida, A Trágica História do Doutor Fausto do Marlowe e A Dupla Noite das Tílias, um ensaio analítico sobre Fausto de autoria do Marcus Vinicius Mazzari, o maior especialista em Goethe do país, publicado pela 34 no final do ano passado.

Vou ler todos? Provavelmente não agora. Quem sabe algum dia. Mas é isso aí, tá feito.
 

·
Elegance and filth
Joined
·
13,319 Posts
Muito legal o seu surto. :lol:

Já tive várias dessas crises compulsivas.

O Mazzari manja muito do Fausto. Eu tenho o Labirintos da Aprendizagem.
 

·
Registered
Joined
·
3,222 Posts
Muito legal o seu surto. :lol:

Já tive várias dessas crises compulsivas.

O Mazzari manja muito do Fausto. Eu tenho o Labirintos da Aprendizagem.
Pois é. :lol:

É que eu prometi para mim mesmo que não compraria mais livros que não fosse ler seguidamente à compra/entrega, pois para cada livro que leio eu compro uns quatro. Mas não dá, não consigo.
 

·
Elegance and filth
Joined
·
13,319 Posts
Você foi esperto e aproveitou ótimas promoções. Assim vale muito a pena. Eu sou impulsivo e paguei quase 70 reais no Marlowe e no Mann cada um, e quase 40 reais no Bulgákov e no Mazzari cada.

Nessa época eu só conseguia frete grátis (o que, para alguém de MS, faz toda diferença) nas compras acima de R$ 100,00. Então eu ia todo dia no site da Amazon olhar se havia promoções dos livros da minha lista de desejos e os reunia até dar o valor mínimo para isenção de frete. Era uma engenharia complexa e que me causava sérios problemas emocionais colaterais (como, por exemplo, ter que deixar livros muito desejados de fora para não ficar muito cara a compra).

Hoje, sendo cliente Prime é mais tranquilo. Se apenas um livro entrou em promoção eu vou lá e compro, sem me preocupar com frete. Então meus surtos são mais, digamos, suaves. :lol:





Repare nas pechinchas. Eu não podia deixa passar Em Busca do Tempo Perdido completo por menos de R$ 80,00.
 

·
Registered
Joined
·
3,222 Posts
Senhor, Em Busca do Tempo Perdido foi realmente uma pechincha.

Também tenho Prime, mas eu busco não entrar na Amazon "só para dar uma olhadinha", nem ter lista de desejos, porque sei que vou acabar comprando e a pilha de livros não lidos vai só aumentar. Só entro quando quero comprar uma obra específica. Infelizmente acabo não aproveitando as promoções assim.
 

·
Keith
Joined
·
2,122 Posts
Li rapidamente as ultimas paginas e notei que um forista iluminado citou Mrs Dolloway de Virginia Woolf. Uma obra enorme, sem duvida, daquela que na minha opiniao, pouco instruida advirto, tem o melhor texto da lingua inglesa.

"Orlando" tambem vale a pena ser lido...Uma vez que se trata de uma construcao despretensiosa artisticamente, Virginia se permite a livre criatividade sem perder a elegancia do estilo. Por esse motivo, eh o meu livro favorito de sua riquissima producao..

Estou revisitando agora "o cortico', de outro gigante das letras e da imaginacao, Aluisio Azevedo...Esse dai faz milagre com as palavras...
 
2801 - 2820 of 2840 Posts
Top