SkyscraperCity banner

1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
1,153 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O Comércio é um dos centros financeiros de Salvador e está localizado no Centro Antigo da cidade. Encostado na bela escarpa de Salvador, o Comércio é um bairro estritamente comercial com pouca ou nenhuma parte residencial.
É no Comércio que está o Mercado Modelo, a praça Cayrú, diversas repartições públicas, Faculdades Dom Pedro II e Da Cidade e o Porto de Salvador.

Está a 0 km do porto, 30 m do Centro Histórico/Pelourinho, 4,5 km do Farol da Barra, 1,5 km da Arena Fonte Nova e a 20 km do Aeroporto Internacional.

As fotos foram tiradas ontem(27/12/2012), do edifício da Empresa de Seguros Aliança da Bahia.
Vamos as fotos! :happy:

1- Vista da janela do trabalho do meu pai. Com uma vista dessa, quem liga pra chefe chato? (E o chefe nem é chato)

2- Lá embaixo

3- Entre os prédios, quebra-mar da Capitania dos Portos

4-

5- Bloco de alguma entidade do Porto, Forte São Marcelo, Quebra-mar Sul, Baía de Todos-os-Santos, Ilha de Itaparica

6- Entre os prédios, resistem edifícios históricos

7- Detalhe do acabamento dos prédios

8- Varandas

9- Elevador Lacerda, com Centro Histórico ao fundo

10- Quem liga pra Tancredo Neves? Eu gosto mesmo é do Comércio.

11- Comércio e Centro Histórico

12- A escarpa de Salvador. Essa falha geológica sai das proximidades da Barra cortando essa parte da cidade até o Subúrbio Ferroviário, dividindo a cidade entre Cidade Baixa(menor parte) e Cidade Alta(abrange o restante da cidade).

13-

14-

15- Monumento da Cruz Caída

16- Carmo, com a Igreja do Passo e Hotel do Carmo, muito phyno.

17- Alguns em melhor estado, outros nem tanto

18- A minúcia dos detalhes

19- Elevador do Taboão, já tomado pela vegetação

20- Igreja da Misericórdia

21- Janelas

22- Ao fundo, monumento Mário Cravo

23-

24- O sol em Salvador é sempre mais bonito

25-

26- A tarde cai em Salvador...

27- ... e as sombras alaranjadas tomam conta das águas

28-

29- Algo que destaca o Comércio é sua densidade e arborização

30-

31-

32-

33- Tá quase na hora de encerrar o expediente

34- Início da Ladeira da Montanha, que sobe a escarpa e passa entre o Elevador Lacerda

35- Não é todo dia que se vê isso

36- Mas essa foto me estressou um pouco, nunca conseguia acertar o foco

37- FUUUU

38-

39- Pôr-do-sol

40- Densidade e arborização

41- Céu muda de cor

42-

43- Balé das nuvens

44-

45- A noite chegando...

46- E o balé continua

47- Elevador e sua iluminação noturna

48- Tchau, até a proxima...

:wave:

·
no encalço do meliante
O elemento se evadiu
14,870 Posts
Eu tinha dado uma explorada nesse bairro pelo GSV. Tem muita coisa
atual e antiga de destaque. Em menor grau, só lamentei umas casas
antigas escoradas por vigas.

·
Registered
27,726 Posts
O bairro do comércio é muito mais interessante quando visto do nível da rua.

A região da ladeira de Taboão, hoje degradada, vai sofrer uma repaginanda (ao menos essa é a promessa do Governo do Estado).

·
.
169,245 Posts
O thread está lindo! :applause:

O Comercio possui enorme potencial, uma pena o processo de revitalização da região anadar a passos tão lentos!

·
Registered
35,963 Posts
Belas fotos

O Comércio é o seguinte: o pior do modernismo nacional (empenas cegas, esquadrias sujas, demolição do patrimônio histórico, prédios extremamente funcionais e nada estéticos) unido ao melhor do colonial brasileiro (barroco, rococó, casarões, igrejas, etc)

·
Na Suíça Sertaneja
23,183 Posts
^^
Mais ou menos... Tem muita coisa modernista interessante e muita coisa histórica que tá em ruínas, só esperando o dia pra desabar de vez.

Belas fotos do Comércio! Trabalhar com uma vista dessas deve tirar o stress de qualquer um... :)

·
Registered
1,153 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Obrigado a todos. :cheers:
O que eu posso dizer é que eu gosto muito do Comércio, é um bairro agradável até certo ponto e bom para caminhar até certo ponto. É um bairro que merece um bom banho de revitalização.

Quanto a qualidade dos prédios, gosto desse, do canto esquerdo.

Ele junta o conceito do extremamente funcional com uma beleza bem austera.

·
Registered
6,609 Posts
Bons registros. Pra mim, o Rio atrato definiu bem o Comércio, e é justamente isso que o torna interessante de se observar.

PS: Gosto quando vejo threads de Salvador que fogem da região da Tancredo Neves! Isso é raro.

1 - 17 of 17 Posts