SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 218 Posts

·
Geógrafo
Joined
·
3,409 Posts
Timor Leste | East Timor​






Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático, além do exclave de Oe-Cusse Ambeno, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco, ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oe-Cusse Ambeno, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Com 14 874 quilómetros quadrados de extensão territorial, Timor-Leste tem superfície equivalente às áreas dos distritos portugueses de Beja e Faro somadas, o que ainda é consideravelmente menor que o menor dos estados brasileiros, Sergipe. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficiais do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste. Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto do ponto de vista biológico aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceania e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.

O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até a descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste declarou sua independência, mas no final daquele ano foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a 27ª província do país no ano seguinte. Em 1999, após um ato de autodeterminação patrocinado pelas Nações Unidas, o governo indonésio deixou o controle do território e Timor-Leste tornou-se o primeiro novo Estado soberano do século XXI, em 20 de maio de 2002. Após a independência, o país tornou-se membro das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em 2011, Timor-Leste anunciou a intenção de participar da Associação de Nações do Sudeste Asiático através da apresentação de uma carta de candidatura para se tornar o décimo primeiro membro do grupo. É um dos dois únicos países predominantemente cristãos no sudeste da Ásia, sendo o outro as Filipinas.

Timor-Leste tem uma renda média inferior à da economia mundial, sendo que 37,4% da população do país vive abaixo da linha de pobreza internacional, o que significa viver com menos de 1,25 dólar dos Estados Unidos por dia, e cerca de 50% da população é analfabeta. O país continua a sofrer os efeitos colaterais de uma luta de décadas pela independência contra a ocupação indonésia, que danificou severamente a infraestrutura do país e matou pelo menos cem mil pessoas. O país é classificado no 128º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, teve o sexto maior crescimento percentual do produto interno bruto no mundo em 2013.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Timor-Leste

Embaixada de Portugal em Timor
Edifício singular, de posicionamento destacado, está destinado a tornar-se uma peça fundamental do sistema urbano de Díli.
O programa da futura embaixada contem: Chancelaria, Secção Consular, Centro Cultural, Instituto de Camões, Livraria e um auditório para 210 pessoas.

Cliente: Ministério dos Negócios Estrangeiros
Autor: FAUTL (Nuno Antunes e Daniel Jesus)
Local: Díli - Timor
Área: 6.145m2
Data: 2003 - ....
Fase: Estudo Prévio



 

·
Geógrafo
Joined
·
3,409 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Projectos já concluidos em Timor Leste

Uma Fukun - Centro Cultural de Díli
Antigo forte Português em Díli, data do sec. XVIII, é o edifício mais antigo em Díli. O projecto propõe a recuperação integral do forte, o mais próximo da imagem original, e acrescenta um novo volume lateralmente, com uma arquitectura moderna.

Promotor: Gov. Português e Banco Mundial
Cliente: Fundação Uma Fukun
Autores: FAUTL (Gonçalo Silva, Daniel Jesus e José Loureiro)
Local: Díli - Timor
Área: 2.443m2
Data: 2001 - 2003
Fase: Obra concluída





Módulos - Escola Portuguesa em Díli
Os módulos destinam-se às escolas de Timor, a instalar por todo o país. O projecto integra materiais de construção tradicionais (colmo, palapa e madeira).

Cliente: Ministério da Educação Português
Autor: FAUTL (Gonçalo Silva e José Loureiro)
Local: Díli - Timor
Area: 640 m2
Data: 2001 - 2003
Fase: Obra concluída





Módulos da Escola do Reino de Venilale
A Swatch lançou o relógio "Escola", cujos lucros reverteram para a recuperação de uma antiga escola portugesa de 1933 em Venilale. Além do edifício principal foram construidas novas salas utilizando o projecto dos módulos de salas de aulas.

Promotor: Diocese de Baucau, Swatch
Autor: FAUTL (Gonçalo Silva e José Loureiro)
Local: Venilale - Timor
Área: 512 m2
Data: 2000 - 2002
Fase: Obra concluída



 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
Também não é em Portugal, portanto não me chateio lá muito com isso...:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,745 Posts
O Vitó é o nosso Marco Bruno II!!! É incansável a arranjar-nos coisas novas!!!
Se não fosse ele, a esta hora estavamos todos a comer palha!!!:D

1 toast ao Vitó!!! :cheers: :cheers1: :cheers:
 
1 - 20 of 218 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top