SkyscraperCity Forum banner

Tirol o melhor e mais tradicional bairro de Natal

14366 Views 48 Replies 32 Participants Last post by  Davijp
Hoje aproveitei que a chuva parou para tirar algumas fotos do Ed. Green Hill no bairro do Tirol.

Breve História do Bairro

O plano de construção da Cidade Nova foi de autoria do agrimensor e arquiteto italiano Antônio Polidrelli, e compreendia o espaço ocupado desde a Avenida Deodoro à Rua Campos Sales, abrangendo 60 quarteirões, compreendendo ruas, avenidas e praças. Constitui-se na primeira forma de ordenamento urbano de Natal. A história do bairro do Tirol também fazia parte da vida do escritor Câmara Cascudo. Ele relata que, na sua adolescência, seu pai comprara uma casa nas terras do bairro, nas primeiras décadas do século XX. Na década de 1940, estrada ligando Natal ao Aeroporto de Parnamirim (atuais Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho) representou um dos marcos de crescimento da cidade, pois constitui-se numa das mais importantes vias de circulação interna desta Capital. No Tirol, encontra-se a Lagoa Manuel Felipe. Já era referida, em documentos de 1646, como um pequeno lago de onde nascia o Rio da Cruz, depois chamado de Rio do Baldo, afluente do Potengi, conforme atesta Olavo Medeiros Filho em seu livro Terra Natalense. A origem do topônimo liga-se ao proprietário das terras onde a lagoa se encontra. Atualmente, a Lagoa Manuel Felipe abriga a Cidade da Criança, espaço cultural e de lazer, destinado, preferencialmente, ao público infantil. O nome Tirol, afirmava Pedro Velho, foi apenas uma lembrança da Áustria, como era costume na época.

1. Vista de Boa parte do bairro

2. Região central

4. Prédio histórico onde funciona o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar

5. Alguns Edifícios

6.

7. Uma Loja na Av. Hermes da Fonseca

8. Edifício mais alto de natal logo atrás

9. Cruzamento

10. Parte mais Oeste do bairro, a direita Hospital Papi e Natal Hospital Center

11. Rua do Prédio onde estou

12. Prédio da Escola Doméstica de Natal, fundada em 1 de setembro de 1914, faz parte de um complexo de ensino o qual hoje também engloba o Colégio Henrique Castriciano e a FARN, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O fundador da ED, como a Escola Doméstica de Natal é também reconhecida, foi o poeta, político e arauto da educação feminina Henrique Castriciano, o qual por anos e anos viajou pela Europa na tentativa de colher informações para uma escola doméstica, a qual teria como objetivo valorizar o cotidiano familiar e fazê-lo no plano da integração social da mulher.

13.

14.

15. Vista Leste

16.

17.

18. Parque das Dunas

19.

20. Um pouco da Ponte Newton Navarro

Por hoje é só. :)
See less See more
19
1 - 20 of 49 Posts
Como sempre, um thread de primeira! Vlw por compartilhar, maromba! Se der eu vou morar aí nesse bairro... Mas tu falou q se agluém ganha 6 mil por mês, só mora se for em Mãe Luíza em Natal, aff!
Adoro o Tirol, bairro charmoso e agradável. Parabéns pelas fotos.
Belo registro felixx, e parabéns pelas fotos, ótima qualidade!

E quanto a Tirol, as fotos conseguiram pegar um pouco a essência do bairro, que apesar de denso e movimentado, transmite um ar de tranquilidade que só conhecendo pra entender.
É disso que o Brasil gosta! O bairro do Tirol é encantador, seja por sua densidade, boa arquitetura, bons serviços, comércio forte, urbanismo, etc.

Babei com essa vegetação do Parque das Dunas diante dos olhos, nos andares altos do prédio.

Ótimos registros, boe.
^^
Eu que eu adoro no Tirol é essa mistura do velho e novo. O bairro está cheio de artefatos e construções do início do século 20 e ao mesmo tempo lotado de empreendimentos sofisticados e inovadores.
Gostei da qualidade dos residenciais. Natal tem prédios bem altos!!!!
Não posso negar que estou com uma "pitadinha" de inveja de você, cara, que vista mais linda :cheers: Beleza de thread, captou bem a harmonia e a qualidade de vida do Tirol, ruas calmas mas com muitos escritórios e comércio, é um dos meus bairros preferidos aí de Natal.
Desde cedo que eu rodo a pé pelo Tirol, hoje. E fui observando os detalhes do bairro, as calçadas arborizadas, os prédios residenciais que fazem companhias à comércios de todos os estilos, e o trânsito! Este último, apesar de uma tráfego grande, flui devagar, pra virar nas esquinas das ruas de mão única. É um charme.

---------------------------------

Olhando de novo as fotos, fiquei observando a 6. Pra quem gosta de vidros, taí um prato cheio. Res. América e o Res. Living Gardem. Na 20, a Ponte Newton Navarro fazendo uma participação especial junto com as dunas de Genipabu diante do mar!!
See less See more
Se não tivesse legenda eu diria que eram fotos da Beira Mar de Fortaleza
:applause: um thread relativamente curto, porem encantador! Diria que eh o melhor thread que ja vi do Tirol! As fotos do skyline estao belissimas, conseguiu pegar bem a essencia do bairro. Parabens, felixx, seus threads sao sinonimos de alta qualidade! :cheers:

Eh saudades, de casa...
Acertou em cheio no tamanho das imagens X quantidade.
Quando é skyline e densidade as fotos tem que ser grandes.

Muito bonito o bairro, belas fotos. Um capricho o Prédio da Escola Doméstica de Natal, gosto dos telhados todos em marrom. Ficou bonito a composição da 15 com a ponte no canto.
Belíssimo thread! O Tirol é puro charme, concordo que seja o bairro mais tradicional de Natal. Legal que você ainda encontra várias casas com traços modernistas pelo bairro.
Bairro bonito e agradável! Parabéns pelas belas fotos.
A primeira foto tá arrasadora!
Lindo thread.
Natal é muito bonita e a região mostrada então [...]
A cidade é um exemplo a ser seguido pelas demais capitais nordestinas, principalmente as que só investem na orla e esquecem da "cidade".
Não vou negar que fiquei com uma pontinha de "inveja santa" aqui. rsrsr
aaaaa Natal , das cidades que eu conheci até agora do Nordeste a + bonita e que eu + gostei :cheers:
Olhando meu thread de joão Pessoa percebi agora uma coisa...
Eu juro que não estou fazendo propaganda da Adroaldo :lol::lol:

Adroaldo Tirol - Natal
Adroaldo Manaíra - João Pessoa
See less See more
2
1 - 20 of 49 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.