SkyscraperCity Forum banner

Tirol o melhor e mais tradicional bairro de Natal

14319 Views 48 Replies 32 Participants Last post by  Davijp
Hoje aproveitei que a chuva parou para tirar algumas fotos do Ed. Green Hill no bairro do Tirol.

Breve História do Bairro

O plano de construção da Cidade Nova foi de autoria do agrimensor e arquiteto italiano Antônio Polidrelli, e compreendia o espaço ocupado desde a Avenida Deodoro à Rua Campos Sales, abrangendo 60 quarteirões, compreendendo ruas, avenidas e praças. Constitui-se na primeira forma de ordenamento urbano de Natal. A história do bairro do Tirol também fazia parte da vida do escritor Câmara Cascudo. Ele relata que, na sua adolescência, seu pai comprara uma casa nas terras do bairro, nas primeiras décadas do século XX. Na década de 1940, estrada ligando Natal ao Aeroporto de Parnamirim (atuais Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho) representou um dos marcos de crescimento da cidade, pois constitui-se numa das mais importantes vias de circulação interna desta Capital. No Tirol, encontra-se a Lagoa Manuel Felipe. Já era referida, em documentos de 1646, como um pequeno lago de onde nascia o Rio da Cruz, depois chamado de Rio do Baldo, afluente do Potengi, conforme atesta Olavo Medeiros Filho em seu livro Terra Natalense. A origem do topônimo liga-se ao proprietário das terras onde a lagoa se encontra. Atualmente, a Lagoa Manuel Felipe abriga a Cidade da Criança, espaço cultural e de lazer, destinado, preferencialmente, ao público infantil. O nome Tirol, afirmava Pedro Velho, foi apenas uma lembrança da Áustria, como era costume na época.


1. Vista de Boa parte do bairro


2. Região central


4. Prédio histórico onde funciona o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar


5. Alguns Edifícios


6.


7. Uma Loja na Av. Hermes da Fonseca


8. Edifício mais alto de natal logo atrás


9. Cruzamento


10. Parte mais Oeste do bairro, a direita Hospital Papi e Natal Hospital Center


11. Rua do Prédio onde estou


12. Prédio da Escola Doméstica de Natal, fundada em 1 de setembro de 1914, faz parte de um complexo de ensino o qual hoje também engloba o Colégio Henrique Castriciano e a FARN, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O fundador da ED, como a Escola Doméstica de Natal é também reconhecida, foi o poeta, político e arauto da educação feminina Henrique Castriciano, o qual por anos e anos viajou pela Europa na tentativa de colher informações para uma escola doméstica, a qual teria como objetivo valorizar o cotidiano familiar e fazê-lo no plano da integração social da mulher.



13.


14.


15. Vista Leste


16.


17.


18. Parque das Dunas


19.


20. Um pouco da Ponte Newton Navarro

Por hoje é só. :)
1 - 1 of 1 Posts
Belo registro felixx, e parabéns pelas fotos, ótima qualidade!

E quanto a Tirol, as fotos conseguiram pegar um pouco a essência do bairro, que apesar de denso e movimentado, transmite um ar de tranquilidade que só conhecendo pra entender.
1 - 1 of 1 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top