SkyscraperCity Forum banner

Tirol o melhor e mais tradicional bairro de Natal

14359 Views 48 Replies 32 Participants Last post by  Davijp
Hoje aproveitei que a chuva parou para tirar algumas fotos do Ed. Green Hill no bairro do Tirol.

Breve História do Bairro

O plano de construção da Cidade Nova foi de autoria do agrimensor e arquiteto italiano Antônio Polidrelli, e compreendia o espaço ocupado desde a Avenida Deodoro à Rua Campos Sales, abrangendo 60 quarteirões, compreendendo ruas, avenidas e praças. Constitui-se na primeira forma de ordenamento urbano de Natal. A história do bairro do Tirol também fazia parte da vida do escritor Câmara Cascudo. Ele relata que, na sua adolescência, seu pai comprara uma casa nas terras do bairro, nas primeiras décadas do século XX. Na década de 1940, estrada ligando Natal ao Aeroporto de Parnamirim (atuais Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho) representou um dos marcos de crescimento da cidade, pois constitui-se numa das mais importantes vias de circulação interna desta Capital. No Tirol, encontra-se a Lagoa Manuel Felipe. Já era referida, em documentos de 1646, como um pequeno lago de onde nascia o Rio da Cruz, depois chamado de Rio do Baldo, afluente do Potengi, conforme atesta Olavo Medeiros Filho em seu livro Terra Natalense. A origem do topônimo liga-se ao proprietário das terras onde a lagoa se encontra. Atualmente, a Lagoa Manuel Felipe abriga a Cidade da Criança, espaço cultural e de lazer, destinado, preferencialmente, ao público infantil. O nome Tirol, afirmava Pedro Velho, foi apenas uma lembrança da Áustria, como era costume na época.

1. Vista de Boa parte do bairro

2. Região central

4. Prédio histórico onde funciona o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar

5. Alguns Edifícios

6.

7. Uma Loja na Av. Hermes da Fonseca

8. Edifício mais alto de natal logo atrás

9. Cruzamento

10. Parte mais Oeste do bairro, a direita Hospital Papi e Natal Hospital Center

11. Rua do Prédio onde estou

12. Prédio da Escola Doméstica de Natal, fundada em 1 de setembro de 1914, faz parte de um complexo de ensino o qual hoje também engloba o Colégio Henrique Castriciano e a FARN, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O fundador da ED, como a Escola Doméstica de Natal é também reconhecida, foi o poeta, político e arauto da educação feminina Henrique Castriciano, o qual por anos e anos viajou pela Europa na tentativa de colher informações para uma escola doméstica, a qual teria como objetivo valorizar o cotidiano familiar e fazê-lo no plano da integração social da mulher.

13.

14.

15. Vista Leste

16.

17.

18. Parque das Dunas

19.

20. Um pouco da Ponte Newton Navarro

Por hoje é só. :)
See less See more
19
21 - 40 of 49 Posts
Felix, eu só posso fazer uma coisa, depois de apreciar o vosso thread:

:applause::applause::applause::applause::applause:

Gostaria de cometerei o atrevimento de transferir algumas fotos para a seção "Densidades e Skylines". Posso? :lol:
Olhando meu thread de joão Pessoa percebi agora uma coisa...
Eu juro que não estou fazendo propaganda da Adroaldo :lol::lol:
Eu pensei a mesma coisa ontem, quando fui olhar o de JP também! :lol:. Tá afim de ganhar um tapete persa free, eim garotinho?
Parabéns pelo trabalho Felix, você conseguiu deixar Tirol ainda mais belo. Destaque pra ED e o prédio da policia militar, lindos!
viva o paliteiro e a criatividade dos nossos arquitetos

achei o bairro em si normal e no futuro essas ruas sendo revitalizadas, fiacao aterrada etc ira se tornar em um lugar bem interessante.

tenho vontade de conhecer Natal um dia
Felix, eu só posso fazer uma coisa, depois de apreciar o vosso thread:

:applause::applause::applause::applause::applause:

Gostaria de cometerei o atrevimento de transferir algumas fotos para a seção "Densidades e Skylines". Posso? :lol:
Claro que pode... minhs fotos já estão perdidas por aí mesmo. :D
See less See more
^^^^
Felixx, você precisa subir mais nos prédios da nossa cidade e registrar mais a nossa urbe!
Bairro no qual me hospedo quando estou e Natal... Excelente Thread!!! Ótimas fotos!!!:cheers:
Belo bairro. Algumas torres lembraram o Top Green (BH, Belvedere). Porém, pelos prédios, pareceu-me mais um bairro novo do que tradicional.

Tirol, em BH, é um bairro da Região do Barreiro, bem feio por sinal.
^^
Já tinha ouvido falar do Tirol de BH.
O Tirol daqui é tradicional porém a verticalização é recente, assim como Natal inteira com exceção de Cidade Alta teve uma verticalização tardia. Ao nível da rua você vai perceber construções históricas e casas em estilo modernista no bairro.
Lindo thread.
Natal é muito bonita e a região mostrada então [...]
A cidade é um exemplo a ser seguido pelas demais capitais nordestinas, principalmente as que só investem na orla e esquecem da "cidade".
Não vou negar que fiquei com uma pontinha de "inveja santa" aqui. rsrsr
É claro que isso não serve para João Pessoa né... :nuts::lol:

Natal ainda tem muito que aprender com a capital paraibana.

Eu pensei a mesma coisa ontem, quando fui olhar o de JP também! :lol:. Tá afim de ganhar um tapete persa free, eim garotinho?
Meu sonho... :lol:

viva o paliteiro e a criatividade dos nossos arquitetos

achei o bairro em si normal e no futuro essas ruas sendo revitalizadas, fiacao aterrada etc ira se tornar em um lugar bem interessante.

tenho vontade de conhecer Natal um dia
espero que um dia que isso venha a acontecer mesmo. Já existem projetos para aterração da fiação em algumas avenidas da cidade, falta apenas vontade administrativa. Natal está passando por uma renovação arquitetônica, os últimos empreendimentos para o bairro estão num nível bem superior do que era construído há 10 anos, exemplo do que está sendo construídos no Tirol:

L'Elysée

Hermes Business Center

Tirol Business Center
See less See more
3
^^ Lindo o Hermes Business Center, vai ter quantos andares?
^^

20, davi! Vai ser mais baixo do que poderia, mas tá bom!

--------------------------------

A foto 1 já mostra a impressão da união dos skylines do Petrópolis-Tirol + Lagoa Nova! A cidade fica bem verticalizada só com esses 3. E com o avanço incível do último, vai ficar interessantíssima essa densidade.
See less See more
L'Elysée

Hermes Business Center

Tirol Business Center
Adoro esses três projete! o Hermes é a redenção da capuche, finalmente ela lançou algo que preste.
See less See more
3
Belíssimas fotos! Esses novos projetos para o bairro vão dar um belo upgrade no skyline da região.
Natal ... sem comparações ... lindas fotos ... acho que escolhi bem onde vou passar minhas férias ... em agosto to ai ...
Bela cidade!
Belíssimo thread e belíssima cidade!!

Parabéns pelo thread e obrigado por compartilhar!
Adoro esses três projete! o Hermes é a redenção da capuche, finalmente ela lançou algo que preste.
Com Certeza. E olha que a capuche estava mal viu, está lançando coisas bem melhores do que quando estava acostumada a lançar no auge.

^^

20, davi! Vai ser mais baixo do que poderia, mas tá bom!

--------------------------------

A foto 1 já mostra a impressão da união dos skylines do Petrópolis-Tirol + Lagoa Nova! A cidade fica bem verticalizada só com esses 3. E com o avanço incível do último, vai ficar interessantíssima essa densidade.
Deveriam ter aproveitado melhor o gabarito, mas ficará belo do mesmo jeito. O Melhor empresarial de Natal.
See less See more
Vai ser o período de ventos, não se assuste!

Natal ... sem comparações ... lindas fotos ... acho que escolhi bem onde vou passar minhas férias ... em agosto to ai ...
21 - 40 of 49 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.