Tocantins teve a maior taxa de crescimento do país. A ampliação de 7.105 postos foi o melhor saldo já alcançado pelo Estado e representou uma expansão de 8,14% no setor formal.
Segundo dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, em termos percentuais, o estado do Tocantins teve a maior taxa de crescimento do país. A ampliação de 7.105 postos foi o melhor saldo já alcançado pelo Estado e representou uma expansão de 8,14% no setor formal.
O Sine Tocantins, de janeiro a dezembro de 2007, em seus nove postos distribuídos pelo Estado captou 27.113 vagas e inseriu no mercado de trabalho 16.986 trabalhadores, representando um acréscimo de 22% no número de trabalhadores colocados com relação ao ano de 2006. Os dados são do Sigae – Sistema Integrado de Gestão das Ações de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com informações da Diretoria de Monitoramento e Estatística do Sine Tocantins, esse crescimento se deu por conta do aumento da mão-de-obra principalmente na indústria de transformação e da construção civil e do incentivo do governo no desenvolvimento econômico e social para o Estado.
Ainda segundo a Diretoria, as ocupações que mais colocaram em 2007 foram serventes de obras, carpinteiros e pedreiros e os postos do Sine com mais desempenho em colocação foram o de Paraíso, seguido de Araguaína e Gurupi.
O Sine Tocantins capta diariamente uma média de 98 vagas com um aproveitamento de 62% de colocação. As vagas que sobram não são ocupadas muitas vezes por falta de qualificação profissional do trabalhador. Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, “a intenção é de ocupar essas vagas com mão-de-obra tocantinense e para isso são oferecidos os cursos do Planteq – Plano de Qualificação Profissional que abrangem os municípios de acordo com as suas demandas”.
Para o primeiro semestre de 2008 serão qualificados mais de mil trabalhadores em 50 municípios, distribuídos em 28 cursos, dentre eles o de mecânica geral, área que exige qualificação e que teve uma grande oferta em 2007.