SkyscraperCity banner

1 - 20 of 412 Posts

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Construido na segunda metade do sec. XVI este claustro tomou o nome de claustro dos Filipes por ter aqui que as cortes de Tomar aclamaram rei de Portugal o rei Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal, é dentro dos claustros Renascentistas Portugueses o mais puro:
piso inferior:

escada de acesso ao piso superior:

piso superior:

·
Whatever
45,866 Posts
para mim o mais lindo é mesmo o dos jerónimos, a qualidade decorativa é impar. este é o nosso melhor renascentista isso sim!:yes:

·
Registered
8,336 Posts
Biba eue! :lol:

Gosto bastante deste claustro! :eek:kay: Nunca tinha visto um tão renascentista como este :shocked:
Pena é a diferença no estado de conservação... ou limpeza, entre ele e auqlea zona mais alta (igreja?).

·
Whatever
45,866 Posts
todo o convento precisava de uma limpeza geral, um monumento nacional e património mundial da humanidade bem presisa que lhe lavem a cara.

·
Whatever
45,866 Posts
qualquer dia caem os dois de podre e depois é que choram...a não ser que sejam como o Rui Rio que se está a cagar para o património.

·
Registered
52 Posts
não é renascentista, é maneirista, um estilo arquitectonico que questionava os principios básicos (e ancestrais) do renascimento...este é uma das melhores obras maneiristas a nivel europeu......e a maioria de nós nem tem noção....todo o conjunto do convento de tomar é provavelmente o monumento mais importante que existe em portugal, pela clara noção de evolução arquitectonica que nele remonta ao romanico e poderia (penso eu) continuar com uma intervenção que marcasse o nosso tempo neste monumento que é tudo menos estático..............

ps....o verdete que "suja" o claustro....a meu ver torna-o mais verdadeiro e bonito......gostos...

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #16 ·
tudo começou com o castelo e mais tarde a Charola feita pelos Templarios Celo, mas olha k uma limpeza não ficava mal ate porque aquela sujeira vai corroendo a pedra se bem k tambem não se pode andar sempre a limpar.

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #18 ·
o verdete tambem vai lentamente actuando Phobos, as veses acumula-se de tal maneira que algumas sementes chegam la e germinam o que ainda vai ajudar mais no processo de erosão da pedra!!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
A par do claustro do Jeronimos é para mim, o mais fantastico em Portugal! Aquelas escadas são impressionantes!!!:drool:
Estive la ha pouco mais de 1 mes!:D
O mais impressionante é que desde o terraço se consegue ver, de um lado o claustro e do outro a Janela do Capitulo! Que mais se pode pedir???;)

1 - 20 of 412 Posts