SkyscraperCity banner

1 - 20 of 546 Posts

·
Checco24
1,388 Posts
Tomar

Tomar é uma cidade portuguesa com cerca de 15 764 habitantes, pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (NUT II) e subregião do Médio Tejo (NUT III).

A histórica cidade de Tomar possui diversos monumentos como por exemplo: Castelo de Tomar e Convento de Cristo, declarado pela UNESCO Património Mundial. Outras cidades relativamente perto de Tomar: Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, Ourém, Fátima (todas geograficamente localizadas no Medio Tejo).

É sede de um município com 350,47 km² de área e 43 007 habitantes (2001), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ferreira do Zêzere, a leste por Abrantes, a sul por Vila Nova da Barquinha, a oeste por Torres Novas e a noroeste por Ourém.

A cidade é atravessada pelo Rio Nabão, que é afluente do Rio Zêzere, estando incluída na bacia hidrográfica do Tejo, o maior rio da Península Ibérica.

Situa-se na parte norte da região mais fértil de Portugal e uma das mais férteis da Península Ibérica, a lezíria ribatejana.

O turismo constitui hoje uma actividade de primeira importância, já que o Convento de Cristo, principal Monumento da cidade foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983.

É também um centro industrial, com fábricas de papel, derivados de madeira e outras; e comercial. A terra é fértil e produz frutas, azeite, vinho.

Património

* Castelo de Tomar
* Convento de Cristo
* Aqueduto dos Pegões
* Igreja de São João Baptista
* Igreja de Santa Maria do Olival

(wikipedia)

·
braaaap all day!
Lss911
4,712 Posts
Fantástico! Um dos locais mais belos de Portugal! Fantástica arquitectura! E faltam aqui uns quantos exemplos!

·
Moderator
17,865 Posts
Bonitas fotos, por acaso vivi la durante um ano qd era pequeno!!

·
Moderator
179,334 Posts
Vivias no castelo ???? :lol:

Bonitas fotos de uma bonita cidade.... gostei do teu interesse em dar a conhecer Tomar... tens família lá checco?

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Excelentes fotos!!:applause:
Tomar é das cidades mais bonitas de Portugal, não tenho minima duvida!!;)

·
Registered
6,397 Posts
Bem merece uma visita!

·
Registered
10,816 Posts
Fantastico! Nao conheço Tomar, mas pelas fotos parece-me uma cidadezinha muito agradavel!

·
Moderator
179,334 Posts
Instituto Politécnico de Tomar

O IPT é formado por 3 escolas:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Escola Superior de Gestão de Tomar
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
www.ipt.pt

Mapa do Campus do IPT

Legenda
A. Direcção, Serviços Administrativos, Serviços Sociais, Pequeno Auditório, Grande Auditório, Gabinete de Informática e Centro de Recursos Áudio-Visuais.
B. Escola Superior de Gestão, Salas de Aula, Anfiteatros, Bar, Refeitório, Reprografia Geral e Associação de Estudantes.
C. Biblioteca Geral e Arquivo Geral.
D. Edifício Residencial.
E. Edifício Residencial.
F. Centro de Estudos de Arte e Arqueologia, que dispõe de um amplo Salão de Exposições e de um jardim anexo.
G. Departamento de Arte, Arqueologia e Restauro da Escola Superior de Tecnologia.
H. Departamento de Tecnologia e Artes Gráficas da Escola Superior de Tecnologia.
I. Departamento de Engenharia Eléctrotécnica e Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia.
J. Departamento de Engenharia Química e Ambiente da Escola Superior de Tecnologia.
L. Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia.
M. Centro de Pré-História.
N. Recursos e Serviços de Apoio Técnico, incluindo uma Unidade de Aquecimento Central.
O. Departamentos da Escola Superior de Gestão

·
30,728 Posts
Pessoalmente nunca me agradou muito esse politecnico...Desconhecia era essa parte do lago...;)
Barra, fotos do hospital?? Pra quê??:D

·
Moderator
179,334 Posts

:hilarious

Reflex fotos de ao pé do hospital.... porque como fizeram lá uma grande avenida para acesso ao hospital... acho que por aquela zona há muita construçom...

·
30,728 Posts
Há, ok, tens razão, sim...Eles tinham feito 1 grande avenida a partir daquela rotunda em frente do quartel/intermarche/hospital...
...não sei como estará aquilo agora, porque desde que fizeram o troço do IC3 em 2001 deixei de passar em Tomar, só lá fui 1 vez no ano passado...;)

·
30,728 Posts
O que eu mais gosto em Tomar é que podia não ter o ex-libris (o Convento) e continuava a ser linda...:drool:
(o mesmo não se pode dizer por exemplo de Mafra, Batalha, Alcobaça, etc...)

·
Moderator
17,865 Posts
Barragon said:
Vivias no castelo ???? :lol:
Vivia e tinha cerca de 30 criados, alias era quase dono da cidade :D

Essa universidade e quase igual a de Aveiro!

1 - 20 of 546 Posts