Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, continuado a série sobre algumas cidades da região, chegou a vez de Tombos. As fotos foram tiradas na Semana Santa, como tento fazer um rodízio de cidades da região, só agora estou postando as fotos da cidade com alguns meses de atraso.

TOMBOS

Tombos está localizada na divisa com o estado do Rio e próxima também da divisa com o Espírito Santo. A cidade é famosa na região por ser o início de um roteiro turístico chamado "Caminho da Luz", que tem início em Tombos e vai até o Pico da Bandeira, na região do Caparaó. A cidade tem um belo entorno natural, cheio de cachoeiras, uma delas - a Cachoeira dos Três Tombos - dá nome a cidade. Recentemente a cidade ficou conhecida no estado por ter seu time de futebol, o Tombense na elite do futebol mineiro.

Área: 283,4 km²
Pop: 9.321 (est. IBGE 2013)
Altitude: 273 m
Distância de Itaperuna: 50 KM
Distância de Muriaé: 60 KM
Distância de Campos dos Goytacazes: 150 KM
Distância de Cachoeiro do Itapemirim: 170 KM
Distância de Juiz de Fora: 220 KM

01. Começando pela matriz de N. S. da Conceição

02. Entorno da praça

03. A praça central de Tombos é grande e mto arborizada.

04.

05. Hospital

06. Entrada do cemitério próximo a igreja.

07. Como eu disse, achei Tombos uma das mais simpáticas cidades que eu já fui na região.

08.

09. As ruas do centro são arborizadas.

10. Tirei as fotos na Semana Santa, por isso o tradicional tapete de serragem tingida nas ruas.

11.

12.

13. Sentido oposto

14. Tombos tem uma Praça Digital, conexão 3G de graça de ótima qualidade, e o raio de cobertura se estende por boa parte dessa rua do centro. É a primeira vez que vejo algo assim numa cidade pequena.

15.

16. Essa praça é cheia de barzinhos.

17. Antiga estação que se tornou rodoviária.

18. Casarões e sobrados antigos.

19.

20.

21. Hotéis

22.

23.

24. Predinhos

25.

26.Lojinhas

27. Restaurante

28. Praça da prefeitura

29. Prefeitura

30. Comércio

31.

32.

33. Casas

34.

35.
.

36. Sede do Tombense, apesar de pequena a cidade tem um time na 1ª divisão do campeonato mineiro.

37. Praça em frente a sede do clube.

38. O rio Carangola corta a cidade.

39.

40. A avenida principal da cidade é bem agradável.

41.

42.

43.

44. Outras ruas do centro.

45.

46.

47.

48. A Cachoeira dos Tombos, que dá nome a cidade.

arquitetarartes.blogspot.com.br

Vejam também:

Tombos (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Abre Campo - Zona da Mata Mineira
Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca - Zona da Mata Mineira
Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Já ouvi falar muito nessa cidade por conta do seu time: Tombense! Já veio jogar muito aqui com os times da minha cidade, URT e Mamoré.

·
.
17,054 Posts
Achei bem melhor do que a média das outras cidades da região mostrada por aqui. Ainda predominam casas com telhas, alguns casarões antigos e ruas calçadas. Dá um ar bem mais bonito à cidade. Poucos daqueles terraços suspensos horríveis. Belíssimo o hotel antigo.

·
mineirinho..
5,728 Posts
Gostei demais de Tombos! Não imaginava que era tão pequena e tão bonita. Adorei tudo, as casas, ruas, praças, a cachoeira; apenas a Prefeitura que tá caidinha.

Quando estudei no Coluni, em Viçosa, tinha alguns alunos de Tombos; um, inclusive era amigo da minha irmã.

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Já ouvi falar, imaginava encontrar uma cidade feia, mas me surpreendi, super agradavel tombos, casario bonito e arborizacao abundante! Muito simpatica!

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Agora comentar sobre a cidade: É bem arrumadinha e limpa, gostei desse calçamento de pedras nas ruas, isso é muito antigo! Que eu me lembra na minha região, em Uberaba tem muita rua assim! Uma coisa que vi pessoalmente aí perto da Zona da Mata e vejo muito nos threads do Driano é que não existem avenidas ao lado dos córregos e rios, na maioria são as moradias que fazem a divisa, estranho isso, em Mariana-MG vi uma coisa parecida!

·
Registered
16,206 Posts
Que cidade bontinha. Quando se pensa em Minas, cidades como essas, com telhadinhos, morros e paralelepipedos eh o que vem na cabeca. Adorei. E eh a terra da Tombense. Fantastico uma cidade pequena dessas ter um time forte.imagina a festa com Galo e Cruzeiro jogando ai. ;)

·
Civis Mundi
339 Posts
Olá pessoal, continuado a série sobre algumas cidades da região, chegou a vez de Tombos. As fotos foram tiradas na Semana Santa, como tento fazer um rodízio de cidades da região, só agora estou postando as fotos da cidade com alguns meses de atraso.

TOMBOS

33. Casas
Existe coisa mais romântica do que essas casinhas do interior? Arquitetura peculiar, que tem um não-sei-o-quê de extremamente brasileiro, mas que parece, do mesmo modo, extremamente rara no Brasil. Acho que seria muito interessante analisar a planta de uma dessas. Alguém tem mais informações sobre?
Adoro o jeito em que eles são colocadas sobre uma espécie de pedestal, dominando o lote em que surgem. Isso cria uma visão panóptica e recíproca (eu vejo a rua, a rua me vê). E depois essa varandinha... lindíssima.

Acho que seria interessante se a arquitetura residencial brasileira voltasse a ter esse esquema. Claro, utilizando uma linguagem moderna...

·
Rick
2,744 Posts
Cara, preciso tomar um banho nessa cachoeira!!!:lol:

·
Adiante
855 Posts
Existe coisa mais romântica do que essas casinhas do interior? Arquitetura peculiar, que tem um não-sei-o-quê de extremamente brasileiro, mas que parece, do mesmo modo, extremamente rara no Brasil. Acho que seria muito interessante analisar a planta de uma dessas. Alguém tem mais informações sobre?
Adoro o jeito em que eles são colocadas sobre uma espécie de pedestal, dominando o lote em que surgem. Isso cria uma visão panóptica e recíproca (eu vejo a rua, a rua me vê). E depois essa varandinha... lindíssima.

Acho que seria interessante se a arquitetura residencial brasileira voltasse a ter esse esquema. Claro, utilizando uma linguagem moderna...
Esta varandinha é/era mais conhecida como "Alpendre", um termo e um estilo em desuso atualmente.

Tombos está muito bem cuidada (exceção do prédio da prefeitura), bem arborizada e parecendo pacata.

·
Flvmen fulmini flexit
1,404 Posts
Tombos, cidade agradabilíssima! Guardo grandes recordações daí, de quando fui visita-la na adolescência com meus pais e irmãos... Não época, era uma das poucas cidades de seu porte a ser ponto final de ônibus interestadual de grande percurso (Rio x Tombos, da 1001)... O rio Carangola (ali chamado de Tombos) marca toda a paisagem do município, juntamente com os morros então coalhados de plantações de café... O povo, muito acolhedor, simples e simpático...

Imagino que muitas dessas coisas tenham mudado, mas as fotos não negam que continua bela e aprazível... Valeu por mostrar!...

1 - 20 of 25 Posts