SkyscraperCity Forum banner

Toponímia de Portugal

27729 Views 106 Replies 41 Participants Last post by  Andre_Filipe
À semelhança de um thread que vi no forum Brasileiro resolvi criar sete para ver se a malta sabe de onde vem os nomes das nossas cidades e as origens deles:

Lisboa: Ulyssipona Felicitas Julia (julga-se ter sido fundada pelos Fenicios com o nome do heroi grego da guerra de Troia Ulisses)
Porto: Portus Calle (nome de um povoado na zona de Gaia mais tarde aplicado ao Porto também)
Chaves: Aque Flavie
Coimbra: Aeminium
Beja: Pax Julia
Santarem: Scailabis

e não sei mais se alguem sabe por favor que diga de seu juizo :)
1 - 20 of 20 Posts
ena tantas :eek:, boa :eek:kay:
Portus Annibalis (Portimão) aponta para fundação Fenicia!!
os Cónios seriam aparentados culturalmente aos Lusitanos?
pelo menos não indicou a origem dos nomes :D
era a Julita :) Santarem era Scalabis na época Romana mas o nome actual vem de Santa Irene ou Santa Iria que era a mesma coisa, em Latin Sancta Erene.
Lenda de Santa Iria

Nascida de uma rica família de Nabância (Região de Tomar), de onde era natural, Iria recebeu educação nobre num mosteiro de freiras beneditinas, governado por seu tio, o Abade Sélio, e no qual viria a professar. Pela sua beleza e inteligência, Iria cedo reuniu a simpatia das religiosas e das pessoas da povoação, em especial dos moços e fidalgos, que disputavam entre si a as virtudes da noviça.
Entre estes mancebos contava-se Britaldo, príncipe daquele Senhorio, que veio a alimentar por Iria uma paixão doentia. Iria, porém, recusava as investidas amorosas do fogoso fidalgo, confessando-lhe a sua eterna devoção a Deus.


Dos amores de Britaldo teve conhecimento Remígio, director espiritual de Iria e a quem a beleza da donzela também não passara despercebida. Consumido de ciúmes, o monge fez tomar a Iria uma tisana embruxada, que logo fez surgir no seu corpo os sinais de gravidez. Expulsa do convento, a pobre donzela recolhera-se junto do rio para orar quando, traiçoeiramente, foi assassinada por um criado de Britaldo, a quem tinham chegado os rumores destes eventos.

Lançado ao rio, o corpo da mártir foi depositado em sepulcro celestial nas claras areias do Tejo, aí permanecendo, incorruptível, através dos tempos.

Após estes lendários acontecimentos, a urbe recebeu a nova deseignação de Sancta Irena, mantida após a dominação muçulmana sob as formas de Chantitein ou Chantarim.
:yes: ainda me lembro de ver um trabalho sobre ruinas perto do Fervença mas ja deve ter sido td destruido.
Castrvm :yes::D
bem visto, o bispo levou o nome da cidade abandonada para Aeminivm, é de facto um caso suigeneres no nosso pais Coimbra em termos de toponimia :yes:
:eek:hno:

- Alis Ubbo que significa enseada amena em fenicio, segundo testemunhos arqueologicos a fundação do povoamente da actual Lisboa deve-se aos Fenicios.

- Ulisipo/Olisipo Romana, o nome na época Romana era claramente influenciado pela visão lendária da fundação da cidade ser atribuida a Ulises ou a um familiar seu em sua honra existindo alguns relatos historicos de geografos e historiadores da época Romana k comprovamessa visão lendária como por exemplo a de Gaio Julio Solino, do sec. III, que dizia "...ópido de Olisipo, fundado por Ulisses...", certo é k esta forma está assinalada epigraficamente conforme esta lápide do templo de Cibele comprova (ultima palavra em baixo á direita:

- Ulishbona da época Suevo/Visigotica e alta idade Média, ao mesmo tempo k se cortava todos os elos com as religiões pagãs do império antigo mantem-se ainda a visão da lenda de Ulises no nome.
- Al Ushbuna dos Arabes/Mouros claramente tb com influencia na lenda, os Arabes/Mouros eram na época os difusores da ciencia/cultura clássica apesar da diferença religiosa face ao paganismo antigo.
- Lixbuna, Lixbõa da época da reconquista claramente Portugues Galaico.
- Lisboa actual.
Sei que Lisboa vem de um nome muito parecido do tempo arabe, mas nao sei ao certo como era o nome.
não disse o contrário, antes pelo contrário ;)
:D mais uma terrinha cujo nome perde-se na noite dos tempos, Loriga, actualmente, seria Locobriga, Lorica ou Lobriga, aparecendo as varias hipoteses em relatos historicos antigos sobre a região dos montes Herminios onde se situa.
:sly: mas refereste ao nome Antigo? :?
nome k me soa bastante medieval esse do Freixo :yes:
sim talvez, o rei k mais investiu na defesa e povoamento do reino, ele contruiu e restaurou a maioria dos castelos da raia e do resto do pais, olhem este projecto de construção virtual do castelo do qual so sobra actualmente a torre do Galo http://www.freyxeno.com/
bom ainda bem k era o pé k estava já nela :hilarious:
não é a historia que corre Ondas, a zona da aldeia galega foi em tempos um local de acentamento de comunidades piscatórias de Galegas, a essa comunidade associa-se o uso no folclore local da gaita de foles, que acabou em desuso...
bem me pareceu um pouco fantasiosa :yes::eek:kay:
e depois há tambem bairros em cidades com nomes de raiz Islamica Lino (Almacave, Al-Doar, Alfama, Mafamude, blah blah blah...) :yes:
esse gajo bateu nos Tugueses a norte :gunz:
1 - 20 of 20 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top