deve ser dos nomes mais antigos, pois deve ter origem pré-romana. O Castro que havia ai deveria chamar-se viseu! Ou melhor vixeu.
Caso da Póvoa.
Euracini - nome de uma familia romana entre o século I a.C. e I d.C mais ou menos, estou a atirar ao ar, mas é mais ou menos isso. Euracini vai evoluir ao longo de séculos e acaba em Varzim. Pode parecer muito diferente, mas não é, basta dizer Euracini muitas vezes e muito rápido. pode ser que cheguem lá.:nuts:
O nome Póvoa foi dado por D. Dinis. D. Dinis tinha uns campos em Varzim e a doou às fámilias de Varzim e mandou fazer uma Póvoa em 1308. Em 2008 a Póvoa de Varzim vai fazer 700 anos em que é Póvoa.
momento em que é criada a Póvoa em 1308
Rei D. Dinis entrega o foral aos varzinenses que vão passar a ser conhecidos como poveiros.
Conta a lenda que o nome Odivelas vem de 1 frase que a Rainha Santa Isabel dizia ao D.Dinis sempre que este vinha ter os seus encontros amorosos com as freiras do Convento (supostamente a Madre Paula): "Ide vê-las, ide!" :lol:
É 1 possibilidade... no entanto parece que a origem é menos "poética", sendo apenas a junção da palavra Odi (que tem algo a ver com água/rio) e Velas (as dos muitos moinhos que existiam)...
acho que a real ainda é mais poética.... água, rio e velas de moinhos. Muito romântico.
Ai o D. Dinis...
Esse gajo teve o dedo em todas as terras pelo que vi, e parece que não foi só em terras.
Já sei como a Porcalhota se tornou Amadora. Agora gostaria de saber porque a Porcalhota, se tornou porcalhota... nome que deveria ser recuperado, pois descreve ainda bem a terra. eheh