Viseu - Castro Vesense
O latim tem 6 casos diferentes, ou seja, cada substantivo pode ser escrito de 6 maneiras diferentes no singular e mais 6 no plural. Logo, pode ser castro ou castrum, conforme a sua posiçao na frase. Se for sujeitom usa-se um caso, se for complemento directo usa-se outro e por aí em diante.Castrum Vesensekay: plo que percebo de latim castro é assim que se diz:lol:
![]()
deve ser dos nomes mais antigos, pois deve ter origem pré-romana. O Castro que havia ai deveria chamar-se viseu! Ou melhor vixeu.Viseu - Castro Vesense
acho que a real ainda é mais poética.... água, rio e velas de moinhos. Muito romântico.Conta a lenda que o nome Odivelas vem de 1 frase que a Rainha Santa Isabel dizia ao D.Dinis sempre que este vinha ter os seus encontros amorosos com as freiras do Convento (supostamente a Madre Paula): "Ide vê-las, ide!" :lol:
É 1 possibilidade... no entanto parece que a origem é menos "poética", sendo apenas a junção da palavra Odi (que tem algo a ver com água/rio) e Velas (as dos muitos moinhos que existiam)...![]()
Sei que Lisboa vem de um nome muito parecido do tempo arabe, mas nao sei ao certo como era o nome.
Coimbra: Aeminium
Conímbriga - Condeixa-a-Nova, Sul de Coimbra (os habitantes de Conimbriga fundaram coimbra)
Coimbra veio da passagem do nome da cidade de Conímbriga para a cidade de Aeminium. Depois veio-se alterando.
E' isso mesmo. Mas nao foram os habitantes de Conimbriga que fundaram Coimbra. A cidade de Coimbra ja' existia com o nome Aeminium. Quando Conimbriga foi arrasada pelos Suevos, os seus habitantes e bispado mudaram-se para Aeminium, que passou a ser conhecida pelo nome do seu bispado de Conimbriga - > Coimbra.bem visto, o bispo levou o nome da cidade abandonada para Aeminivm, é de facto um caso suigeneres no nosso pais Coimbra em termos de toponimia :yes:
Mas há uma que falta - "Conistorgis que na língua conii significaria "cidade real" era a principal cidade no país dos Cónios. Situando-se no interior do Algarve, região mais a sul de Portugal. A localização certa de Conistorgis é desconhecida. Os cónios aliaram-se aos romanos durante a conquista destes da Península Ibérica. O que levou a ser destruída pela confederação ibérica indígena, liderada pelos lusitanos, durante a Guerra Lusitana contra os Romanos."
Conimbriga - briga dos ConiosComo briga- significa no cimo de um monte, e o castelo de Bragança fica no cimo de um monte, Brigantia deve ser uma referência a um castro que supostamente terá existido onde hoje se encontra o castelo.
Se não tivesse sido assim seria um bocado difícil alguém levar o nome para uma cidade que já tinha nome mas ainda não tinha sido fundada. :lol:Mas nao foram os habitantes de Conimbriga que fundaram Coimbra. A cidade de Coimbra ja' existia com o nome Aeminium.