SkyscraperCity Forum banner

Toponímia de Portugal

28365 Views 106 Replies 41 Participants Last post by  Andre_Filipe
À semelhança de um thread que vi no forum Brasileiro resolvi criar sete para ver se a malta sabe de onde vem os nomes das nossas cidades e as origens deles:

Lisboa: Ulyssipona Felicitas Julia (julga-se ter sido fundada pelos Fenicios com o nome do heroi grego da guerra de Troia Ulisses)
Porto: Portus Calle (nome de um povoado na zona de Gaia mais tarde aplicado ao Porto também)
Chaves: Aque Flavie
Coimbra: Aeminium
Beja: Pax Julia
Santarem: Scailabis

e não sei mais se alguem sabe por favor que diga de seu juizo :)
21 - 40 of 107 Posts
Castrum Vesense:eek:kay: plo que percebo de latim castro é assim que se diz:lol:;)
Castrvm :yes::D
Coimbra veio da passagem do nome da cidade de Conímbriga para a cidade de Aeminium. Depois veio-se alterando.
bem visto, o bispo levou o nome da cidade abandonada para Aeminivm, é de facto um caso suigeneres no nosso pais Coimbra em termos de toponimia :yes:
Castrum Vesense:eek:kay: plo que percebo de latim castro é assim que se diz:lol:;)
O latim tem 6 casos diferentes, ou seja, cada substantivo pode ser escrito de 6 maneiras diferentes no singular e mais 6 no plural. Logo, pode ser castro ou castrum, conforme a sua posiçao na frase. Se for sujeitom usa-se um caso, se for complemento directo usa-se outro e por aí em diante.
Sei que Lisboa vem de um nome muito parecido do tempo arabe, mas nao sei ao certo como era o nome.
Conta a lenda que o nome Odivelas vem de 1 frase que a Rainha Santa Isabel dizia ao D.Dinis sempre que este vinha ter os seus encontros amorosos com as freiras do Convento (supostamente a Madre Paula): "Ide vê-las, ide!" :lol:

É 1 possibilidade... no entanto parece que a origem é menos "poética", sendo apenas a junção da palavra Odi (que tem algo a ver com água/rio) e Velas (as dos muitos moinhos que existiam)...;)
Viseu - Castro Vesense
deve ser dos nomes mais antigos, pois deve ter origem pré-romana. O Castro que havia ai deveria chamar-se viseu! Ou melhor vixeu. :D

Caso da Póvoa.

Euracini - nome de uma familia romana entre o século I a.C. e I d.C mais ou menos, estou a atirar ao ar, mas é mais ou menos isso. Euracini vai evoluir ao longo de séculos e acaba em Varzim. Pode parecer muito diferente, mas não é, basta dizer Euracini muitas vezes e muito rápido. pode ser que cheguem lá.:nuts:

O nome Póvoa foi dado por D. Dinis. D. Dinis tinha uns campos em Varzim e a doou às fámilias de Varzim e mandou fazer uma Póvoa em 1308. Em 2008 a Póvoa de Varzim vai fazer 700 anos em que é Póvoa.

momento em que é criada a Póvoa em 1308

Rei D. Dinis entrega o foral aos varzinenses que vão passar a ser conhecidos como poveiros.

Conta a lenda que o nome Odivelas vem de 1 frase que a Rainha Santa Isabel dizia ao D.Dinis sempre que este vinha ter os seus encontros amorosos com as freiras do Convento (supostamente a Madre Paula): "Ide vê-las, ide!" :lol:

É 1 possibilidade... no entanto parece que a origem é menos "poética", sendo apenas a junção da palavra Odi (que tem algo a ver com água/rio) e Velas (as dos muitos moinhos que existiam)...;)
acho que a real ainda é mais poética.... água, rio e velas de moinhos. Muito romântico.

Ai o D. Dinis...

Esse gajo teve o dedo em todas as terras pelo que vi, e parece que não foi só em terras. :D

Já sei como a Porcalhota se tornou Amadora. Agora gostaria de saber porque a Porcalhota, se tornou porcalhota... nome que deveria ser recuperado, pois descreve ainda bem a terra. eheh
Lamecum - Lamego eu como um pão com esse nome;

Myrtilis frutinha roxa também conhecida como blueberry:D

Interessante a etimologia das cidades.

Porto: Portus Calle creio que o nome do país vem daqui, estou errado?
Faro

Ossónoba ou Osson Ébá (Feníncios)
Santa Maria (Romanos)
Santa Maria do Ocidente - a do Oriente era Valência, Santa Maria Ibn Harun, (Árabes)
Santa Maria de Ossónoba, Santa Maria de Faroon, Faroo, Farão, Faro (Cristãos)
Sei que Lisboa vem de um nome muito parecido do tempo arabe, mas nao sei ao certo como era o nome.
:eek:hno:

- Alis Ubbo que significa enseada amena em fenicio, segundo testemunhos arqueologicos a fundação do povoamente da actual Lisboa deve-se aos Fenicios.

- Ulisipo/Olisipo Romana, o nome na época Romana era claramente influenciado pela visão lendária da fundação da cidade ser atribuida a Ulises ou a um familiar seu em sua honra existindo alguns relatos historicos de geografos e historiadores da época Romana k comprovamessa visão lendária como por exemplo a de Gaio Julio Solino, do sec. III, que dizia "...ópido de Olisipo, fundado por Ulisses...", certo é k esta forma está assinalada epigraficamente conforme esta lápide do templo de Cibele comprova (ultima palavra em baixo á direita:

- Ulishbona da época Suevo/Visigotica e alta idade Média, ao mesmo tempo k se cortava todos os elos com as religiões pagãs do império antigo mantem-se ainda a visão da lenda de Ulises no nome.
- Al Ushbuna dos Arabes/Mouros claramente tb com influencia na lenda, os Arabes/Mouros eram na época os difusores da ciencia/cultura clássica apesar da diferença religiosa face ao paganismo antigo.
- Lixbuna, Lixbõa da época da reconquista claramente Portugues Galaico.
- Lisboa actual.
Pois devo ter feito confusao Arples. Lembro-me vagamente de ter visto uma placa em arabe, no museu da cidade, em q na traduçao aparecia uma palavra muito parecida com Lisboa.
Ai essa lapide do olisipo :( O estado actual dela :(
Coimbra: Aeminium
Conímbriga - Condeixa-a-Nova, Sul de Coimbra (os habitantes de Conimbriga fundaram coimbra)
Coimbra veio da passagem do nome da cidade de Conímbriga para a cidade de Aeminium. Depois veio-se alterando.
bem visto, o bispo levou o nome da cidade abandonada para Aeminivm, é de facto um caso suigeneres no nosso pais Coimbra em termos de toponimia :yes:
E' isso mesmo. Mas nao foram os habitantes de Conimbriga que fundaram Coimbra. A cidade de Coimbra ja' existia com o nome Aeminium. Quando Conimbriga foi arrasada pelos Suevos, os seus habitantes e bispado mudaram-se para Aeminium, que passou a ser conhecida pelo nome do seu bispado de Conimbriga - > Coimbra.

Mas há uma que falta - "Conistorgis que na língua conii significaria "cidade real" era a principal cidade no país dos Cónios. Situando-se no interior do Algarve, região mais a sul de Portugal. A localização certa de Conistorgis é desconhecida. Os cónios aliaram-se aos romanos durante a conquista destes da Península Ibérica. O que levou a ser destruída pela confederação ibérica indígena, liderada pelos lusitanos, durante a Guerra Lusitana contra os Romanos."
Como briga- significa no cimo de um monte, e o castelo de Bragança fica no cimo de um monte, Brigantia deve ser uma referência a um castro que supostamente terá existido onde hoje se encontra o castelo.
Conimbriga - briga dos Conios ;)
Mas nao foram os habitantes de Conimbriga que fundaram Coimbra. A cidade de Coimbra ja' existia com o nome Aeminium.
Se não tivesse sido assim seria um bocado difícil alguém levar o nome para uma cidade que já tinha nome mas ainda não tinha sido fundada. :lol:
21 - 40 of 107 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.