SkyscraperCity Forum banner

Toponímia de Portugal

27705 106
À semelhança de um thread que vi no forum Brasileiro resolvi criar sete para ver se a malta sabe de onde vem os nomes das nossas cidades e as origens deles:

Lisboa: Ulyssipona Felicitas Julia (julga-se ter sido fundada pelos Fenicios com o nome do heroi grego da guerra de Troia Ulisses)
Porto: Portus Calle (nome de um povoado na zona de Gaia mais tarde aplicado ao Porto também)
Chaves: Aque Flavie
Coimbra: Aeminium
Beja: Pax Julia
Santarem: Scailabis

e não sei mais se alguem sabe por favor que diga de seu juizo :)
101 - 107 of 107 Posts
Os pilotos da barra chamavam-se barreiros porque eram na sua maioria oriundos do Barreiro, eram marinheiros experientes porque pescadores de longa tradição. Em meados do séc. XIX o ministro tirou-lhes esse trabalho e apesar das reclamações que apresentaram junto do governo, tiveram de resignar-se com a sua pobreza. Quando o nome Barreiro foi criado ainda não havia pilotos da barra, como é óbvio.
Sempre ouvi dizer e li em vários locais que a olaria é que deu o nome aos Barreiros... Barra do tejo é na Barra de S Juliao de Oeiras... mas ok ok ............... :eek:hno:

A zona de Alburrica e Barra a Barra eram muito ricas em barros e a cidade até tem bastante tradição na olaria.
  • Like
Reactions: Barragon
Obrigado pela informação!
Obrigado pela informação :)
Scalabis ou Scalabicastrum - Santarém romana. Derivada, segundo da lenda, de Abidis, divindade celtibera. Esca Abidis, manjar de Abidis.

Com o culto à Santa Iria, uma mártir de Tomar, os mouros passaram a chamar à cidade de Xantarim (há um bar emblemático em Santarém com esse nome), nome que passou também por Santa Irene... Santa Iria/Irene -» Santarém.
101 - 107 of 107 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top