SkyscraperCity Forum banner

Torrão

18800 Views 162 Replies 16 Participants Last post by  Andre_Filipe

O Torrão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcácer do Sal, com 372,76 km² de área e 2 758 habitantes (2001). Densidade: 7,4 hab/km².

Teve foral manuelino em 20 de Dezembro de 1512, tornando-se vila sede de concelho. Era constituído pelas freguesias de Odivelas, Santa Margarida do Sado e Torrão. Tinha, em 1801, 2 496 habitantes.

Na vila do Torrão nasceu o escritor renascentista Bernardim Ribeiro (1482? — 1552?). No centro da vila encontra-se uma estátua em sua homenagem. Foi também no Torrão que nasceu a escritora Maria Rosa Colaço, cuja obra se reparte entre a literatura infantil, a ficção e o teatro.

O rio Xarrama passa junto à vila, alimentando a Barragem de Vale de Gaio a jusante.

Património

* Monte da Tumba ou Povoado fortificado do Monte da Tumba
* Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso ou Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Encontra-se numa colina sobranceira à vila. Foi fundada em 1758. É de destacar a pia baptismal, o Altar-Mor e a arte sacra no seu interior.
* Convento de São Francisco (Torrão) (e a respectiva Igreja de São Francisco)
* Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Matriz de Torrão
* Habitação na Rua Freitas, 8

Vestígios da época romana

Em 2009 foram encontrados um conjunto de tanques, cerâmica, uma cisterna e três esqueletos são alguns dos vestígios da época romana, no local onde estava prevista a construção, já suspensa, do Centro Escolar do Torrão.

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torrão_(Alcácer_do_Sal)

http://www.torrao.freguesias.pt/
See less See more
1 - 20 of 163 Posts
32
Vila do Torrão

Fotos de 11.2010

EN2 a chegar à vila

Rua de Beja

Rua Escadinhas de São Roque

Rua João Chagas

Rua de Beja

Rua do Cónego

Rua 1º de Janeiro / Rua do Cónego

Rua do Cónego

Rua de Cardins

Largo, Igreja e Convento de São Francisco

Rua Padre Daniel Bernardo Fernandes

Ermida da Nossa Senhora do Bom Sucesso

Monte da Ermida

Vista Geral da Vila do Torrão

Centro Histórico da Vila

Igreja e Convento de São Francisco

Barragem de Vale de Gaio

Parque Desportivo

Rua Padre Daniel Bernardo Fernandes

Continua...
See less See more
:eek:kay: venham elas [as fotos:)]

Torrão famoso pelo seu pão. Pelas fotos, acho que escapou-te a nova Escola. Aposto que foste dar à obra onde está a grua... :) o Novo/recuperação do lar da santa casa do Torrão.
Passei por lá e fiquei perdido, pois estava uma rua cortada :lol: não sei se está em alguma foto :dunno:

Não trouxe pão :(
Belas fotos! :applause:

Barra, estás a falhar. Devias ter fotografado a nova escola. :lol:
Passei por lá e fiquei perdido, pois estava uma rua cortada :lol: não sei se está em alguma foto :dunno:

Não trouxe pão :(
:eek:kay: Vou ver se arranjo umas fotos... Referi a escola, porque no decorrer das fundações foi encontrado uma estrutura de ruínas romanas, que parece pertencer a umas termas algo ainda nunca encontrado no concelho de Alcácer.

O pão é talvez a maior referência ao Torrão. E olha que também tem uns bolos... ohoh...
Belas fotos! :applause:

Barra, estás a falhar. Devias ter fotografado a nova escola. :lol:
Que fotografem os alunos e os professores :lol:
:eek:kay: Vou ver se arranjo umas fotos... Referi a escola, porque no decorrer das fundações foi encontrado uma estrutura de ruínas romanas, que parece pertencer a umas termas algo ainda nunca encontrado no concelho de Alcácer.

O pão é talvez a maior referência ao Torrão. E olha que também tem uns bolos... ohoh...
:lol: para a próxima a ver se paro lá numa pastelaria :eat:
Lembro-me de ter visto o edifício à entrada da vila :yes:
Ficou bastante bom! :eek:kay:
Torrão ou o cheiro do Alentejo tradicional. Belas fotos, my friend, mas eu estou um pouco desesperado porque não entraste dentro da igreja tão rica em cores e que merece ser recuperada.
my friend, .
Ivo,és tu?:lol:
Naoum a igreja estava fechada :( Nas traseiras opera uma associação social para o desenvolvimento do Torrão.

Obrigado
Ivo,és tu?:lol:
Não sejas obsessivo-compulsivo :lol:
Não fiques desesperado :)
A estrada para lá tem muitos buracos. Poderia estar mais cuidada !
1 - 20 of 163 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.