SkyscraperCity banner

1 - 20 of 176 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Torre e Ponte Fortificada de Ucanha

Dentro do género (torre/ponte) a ponte de Ucanha só tem paralelo na ponte de Sequeiros no distrito da Guarda cuja torre esta na maoir parte derrubada, nesta ponte em Ucanha não se pode passar de carro na ponte de Sequeiros pode-se passar de carro.

Ainda dentro do género, mas sem torre e so aparentada porque é também uma ponte em corcova, encontramos a ponte de Góis.

A Torre e Ponte de Ucanha são duas jóias do Património Nacional e constituem, no seu género, exemplares raros em Portugal.

O Clérigo D. Fernando, 12º abade do mosteiro de Salzedas, filho bastardo de um irmão de D. Nuno Álvares Pereira, mandou edificar, em 1427, a ponte sobre o rio Varosa e, pelo mesmo tempo, a famosa torre que existe próximo à ponte.

No entanto, dizem outros que o abade D. Fernando só reedificou a torre e a ponte, que estavam desmanteladas, e que a sua fundação fora feita pelos célebres dois irmãos D. Thedon e D. Rausendo.
Outros ainda supõem que eram obras do grande D. Egas Moniz, que por estas terras viveu muitos anos.

É porém certo que se o abade D. Fernando não construiu, reedificou estes dois monumentos.
Como se fosse um quadrilátero, a Torre de 20 metros de altura e 10 metros em cada base, interiormente divide-se em três andares com ressaltos. O primeiro com frestas; no segundo em duas faces abrem-se duas graciosas janelas em arco ogival; o terceiro que seria de atalaia (Vigia), apresenta no coroamento quatro varadins, sem soleira, apoiados em cachorrada, com balestreiros e seteiras.

Na face voltada para Ucanha, aparece um oratório com a imagem de Nossa Senhora do Castelo, e uma edícula com a inscrição gótica: “Esta obra mandou fazer Dõ Fedo Abble de Salzedas e DM M / III.º L X V «era domini» 1465.”

Para a parte sul, á distância de 5 m, 5 da base, há uma porta de estilo árabe, com uma varanda por onde se entra para a torre, por uma escada de ferro.
Ao longo dos séculos teve várias utilidades como pretendeu o professor José Leite de Vasconcelos. Foi arrecadação das portagens, serviu de defesa, como se verifica pelas características do terceiro piso, foi talvez mansão senhorial, castelo solarengo e pode ter sido utilizado como celeiro conventual.

À ponte deve Ucanha o primitivo nome de Vila da Ponte, conforme confirmação do Papa Inocêncio do ano 1209. A ponte, para vários autores, entre os quais José Leite de Vasconcelos, revela pormenores do século XIII. No entanto, alguns vêm a sua construção como obra de 1155; outros datam-na de 1234, admitindo que anteriormente o Varosa fosse naquele ponto, atravessado por uma ponte de madeira.

A ponte, tem quatro arcos ogivais, o maior de 12 metros de altura e 10 metros de largura. Por sobre eles um tabuleiro de trânsito em ângulo obtuso, longo conforme a largura das margens do rio; no intradorso do arco maior ainda os agulheiros das cambotas, características das pontes medievais e silhares lisos de granito da região, dispostos em fiadas regulares.






 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #6 (Edited)
Daniel_Portugal said:
zeh bem duraveis.. mas eu nao arriscava muito com carros a passar por cima.. pode durar.. mas os carros ali sempre a passar podem estragar nao sei..
não podes passar na de Ucanha de carro, tem pilares ao meio da ponte :yes:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,722 Posts
Fantastica...:drool:
Tenho mesmo que lá ir 1 dia... bom, mas para começar nao ficava nada mal se 1 de voces me explicasse onde fica Ucanha...;):D
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #15
a cerca de 6 kilometros de Tarouca k por sua vez fica a cerca de 14 kilometros de Lamego :)
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #17 (Edited)
raridade? é a unica k temos assim tão completa Phobos, so a ponte de Sequeiros lhe chega perto mas perdeu a maior parte da torre :(
 
1 - 20 of 176 Posts
Top