Eu me lembro q foi um arquiteto de confiança que disse p mim, vc já pensou uma pessoa de 2 metros (que não é tão difícil assim) passando a meio metro do teto???
Ñ imagino nenhum prédio de alto padrão q não queira ostentar sua altura, que seria muito reduzida com pé direito baixo :dunno:
Pé-direito alto e gratuito é um desperdício de metros cúbicos, sobre tudo de metros quadrados a serem vendidos. Uma bobagem!
A altura entre lajes deve ser definida a partir do uso, das instalações, das máquinas que serão utilizadas, ar, etc. Não é brincar de querer fazer pavimentos mais altos só para deixar o prédio mais alto. Isso, além de ridículo, é inútil e um grande desperdício de material e área.
Uma pessoa de 2 metros pode ficar muito bem confortável em um espaço com pé-direito de 2,3. Tudo depende do uso, da forma como esse espaço se integra aos outros...
Geralmente, se há um vazio com mezanino, dá para reduzir de forma significativa a altura do pé-direito. Com 5 metros, se formos usar mezanino, dá para colocar dois pavimentos de confortável altura, mais a laje.
Pé-direito alto demais só para ostentação é uma coisa barroca já descartada ainda no período do rococó.