SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 338 Posts

·
Registered
52,534 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e subregião do Médio Tejo, com cerca de 14 900 habitantes (17 000 no perímetro urbano). Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 269,50 km2 de área e 36 908 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a noroeste pelo município de Ourém, a leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a sueste pela Golegã, a sul por Santarém e a oeste por Alcanena.

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148 tendo, depois, a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunídas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma cidade romana, a "Vila Cardilium".

a cidade e o castelo, mto massacrados pelo grande terramoto mas agora em bom estado:

a caminho das margens ajardinadas do Almonda:

as grutas das lapas esploradas desde o Paleolitico, daqui saio tb a pedra para a construção do castelo:

as ruinas Romanas de Cardilivm cujo o interesse reside nos belos paineis de mosaicos do chão:

os donos da casa Cardilivm e Avita:

·
Registered
52,534 Posts
Discussion Starter · #2 ·
se tiverem mais fotos da cidade ponham ok? :eek:kay: ja agora se alguem souber k edificio é aquele com cupula amarela na 2ª. e 3ª. foto k se pronuncie :D

·
Uma dúzia de anos disto..
30,745 Posts
Curiosamente e apesar de por lá ter passado muitas vezes, apenas uma vez há alguns 15 anos lá estive. Só me lembro do jardim e do castelo...
Desconhecia era por completo Cardilivm, mas tem uns belos paineis de mosaicos, dos melhores que por cá tenho visto!!:eek:kay:

·
President and CEO
17,578 Posts
Parece ser uma cidade bastante agradável, especialmente a zona do rio! :eek:kay:

·
Registered
52,534 Posts
Discussion Starter · #7 ·
andei a ver se percebia o k era esse edificio tb, não consegui :( o edificio á direita com uns postes a sair do tecto são as piscinas municipais e o edificio de cupula amarela parece ser o mercado....

·
O Prof Godin
6,652 Posts
Lembra-me sempre de duas ( :eek:kay: ) mulheres que lá me leváram…:angel:

1 - 20 of 338 Posts