Skyscraper City Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Registered User
Joined
·
2,732 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Toshiba terá centro de design de chips no Brasil
Valor Econômico

A Toshiba assinou um memorando de entendimentos para a criação de uma joint venture de desenvolvimento de semicondutores no Brasil, firmando uma parceria com o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun e a Semp Toshiba Informática (STI), afiliada brasileira da Toshiba. A parceria, anunciada na sexta-feira, contará com capital de US$ 4 milhões e será composta com 60% de participação da STI, 30% da Toshiba e 10% do Centro de Pesquisas. A operação será sediada em Campinas, no interior paulista, e iniciará o desenvolvimento de semicondutores para aplicações no país, ao final de março, informou a Toshiba em comunicado.

Segundo declarou no documento o vice-presidente corporativo e diretor-executivo do grupo de dispositivos eletrônicos e componentes da Toshiba Corporation, Shozo Saito, 20 engenheiros brasileiros foram treinados no Japão durante cinco meses. Além disso, engenheiros japoneses treinarão os brasileiros por um ano em Campinas. A parceria entre a companhia japonesa e o governo brasileiro foi iniciada em abril de 2006, com a adesão do padrão ISDB-T para o sistema brasileiro de TV Digital no Brasil.

Diretor-presidente do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, Dario Sassi Thober destaca que inicialmente o projeto não envolve o plano de evoluir para a etapa da fabricação de chips no país. Um projeto assim, segundo ele, exigiria cerca de 200 fornecedores só de produtos químicos. "O Brasil não chega a ter dez [fornecedores] e nem todos são qualificados. Investir no design de chips é muito mais seguro e já dá uma margem grande em função da propriedade intelectual", afirma Thober.

O diretor acrescenta que os projetos desenvolvidos não se limitarão a atender à Semp Toshiba e que a aliança funcionará efetivamente como uma nova unidade da companhia. A intenção, explica Thober, é alcançar o mercado da América Latina até o fim de 2011 e expandir para outras regiões do globo.

http://www.investimentos.sp.gov.br/noticias/lenoticia.php?id=13741&c=6&lang=1
 

·
Registered
Joined
·
2,562 Posts
Muito interessante, Campinas já tem algumas design house pequenas, os cursos de computação da Unicamp são referencias na criação de recursos humanos nessa área, tendo recebido vários prêmios da Intel.
 
1 - 4 of 4 Posts
Top